quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

CARNAVAL DO RECIFE: ARTISTAS LANÇAM APOSTAS PARA O HIT DO CARNAVAL 2019 EM PERNAMBUCO

Almir Rouche, Nonô Germano e Luciano Magno aproveitam período e estreiam novas músicas para embalar a folia.

Por Luana Nova


Artistas lançam músicas em Pernambuco para animar o carnaval 2019


Como é de praxe, todo início de ano artistas pernambucanos lançam músicas para embalar a folia e concorrer ao título de hit do carnaval. Alguns dos nomes mais conhecidos da festa de Momo no estado, Almir Rouche, Nonô Germano e Luciano Magno já apresentaram suas apostas: “O Melhor Carnaval do Brasil”, “Cachoeira de Cerveja”, e “Jurema”, respectivamente.


"O Melhor Carnaval do Brasil"

Disponível nas plataformas digitais, a canção “O Melhor Carnaval do Brasil” é fruto de uma parceria entre Almir Rouche e Márcia Samppayo, cantora que faz sucesso na Bahia com seu "arrocha". A letra homenageia o Galo da Madrugada.

“A música foi um presente de Márcia para mim. Quando ela me mostrou, há cerca de um ano, eu disse: ‘peraí, você vai cantar comigo e vai ser a musa do meu clipe’”, conta Almir. Recém-lançado, o videoclipe, gravado no Bairro do Recife, no Centro da capital, apresenta elementos tradicionais da folia pernambucana e estreia o canal do cantor no YouTube. (Veja vídeo abaixo)

Ainda conforme o artista, a música não foi feita exclusivamente para o carnaval 2019, mas para os muitos que virão. “Eu gosto de músicas que se tornam inesquecíveis na folia. Minha filha de 18 anos gosta de cantar o hino do Elefante de Olinda. Essa é uma música que veio para ficar, como ‘Galo Eu Te Amo’, que é sempre muito pedida. Eu trabalho com cultura popular, minha música não pode ser feita pensando no comercial”, diz.

O frevo é uma composição de Márcia Samppayo, Nogueira e Guiga Scott. Apesar de já ter sido tocado para efeito de teste, o lançamento oficial ao público pernambucano ocorre no dia 3 de fevereiro, na prévia Imprensa que Entra, que acontece no Cabanga Iate Clube, na Zona Sul do Recife.


"Cachoeira de cerveja"

Nonô Germano, por sua vez, tem apostado no que chama de “frevo de balada”, uma fusão do som das orquestras de metais com música eletrônica, pop e funk.

“Minha intenção é trazer o jovem para perto do frevo. Não podemos, nos dias de hoje, fazer carnaval só com músicas dos anos 1960/1970. Precisamos fazer com que o frevo toque o ano inteiro. ‘Cachoeira de Cerveja’ é a minha aposta para a folia, mas não é uma música exclusiva de carnaval”, comenta.

De acordo com o cantor, a caixa do frevo está presente na música, marcando o ritmo, e em alguns momentos há pinceladas de coco de roda. A composição, entretanto, vem de nomes da música sertaneja.

“Minha percepção de que algo precisava mudar veio em 2007, ano do centenário do frevo. Foi quando passamos a transformar alguns sucessos comerciais em ritmo de frevo”, conta, mencionando releituras de músicas de Ivete Sangalo, Roberto Carlos e Ana Carolina.

Até o momento, duas canções do projeto Frevo de Balada foram apresentadas. A primeira, lançada em agosto de 2018, se chama “Vai dar Amor”. “Quero lançar mais duas após o carnaval e fazer um EP, provavelmente com participações de artistas que estão na boca do povo”, antecipa.

“Cachoeira de Cerveja” (veja vídeo abaixo) conta com a direção musical de Torrinho (Antônio Mariano) e será lançada oficialmente no evento Quinta no Galo, na sede do Galo da Madrugada, que fica no bairro de São José, no Centro do Recife. A festa está marcada para 24 de janeiro.

“Hoje, meu show é 80% frevo de balada, com canções autorais e as releituras. Mas em alguns eventos tocamos mais as tradicionais, como no Galo. Não se faz o novo sem beber na fonte, afinal”, diz Nonô Germano.


"Jurema"

Em uma ode às religiões de matriz africana, Luciano Magno aposta em “Jurema” para este carnaval. Com composição de Jota Michiles, a canção foi gravada pelo cantor baiano, radicado no Recife, no ritmo do ijexá, muito usado pelas agremiações de afoxés. “Jota me mostrou essa música há uns dois anos, e me disse que eu teria que cantar. Ela possui um refrão forte, aquela força do cântico afro”, afirma Luciano.

Segundo o artista, a versão de Michiles era mais ligada aos caboclinhos, outro ritmo do período carnavalesco. “Coloquei guitarras, arranjo de metais, sopro, flautas e percussão. Dei a minha cara”, explica, afirmando que nem só de frevo vive o carnaval de Pernambuco.

“Estava sentindo falta de mais afoxé. É importante contemplar esse tipo de ritmo para não deixar que a tradição se perca com os anos”, declara.

Disponível nas plataformas digitais, a canção será oficialmente lançada dia 26 de janeiro, durante o projeto Ensaios de Carnaval, que também acontece na sede do Galo do Madrugada. “Já venho há um tempo executando ‘Jurema’ em shows, mas só agora que a gravei. Dei uma segurada nela no ano passado, pois havia lançado um frevo em parceria com Moraes Moreira, o ‘Esquentadinho’”, afirma.

Expoente da música instrumental brasileira, Luciano Magno ainda conta com uma composição sua na playlist gratuita do Galo da Madrugada, que este ano ressalta a força feminina com o tema “Frevo Mulher”. Intitulada “A Força da Mulher Brasileira”, a canção é interpretada por André Rio, coautor da faixa.


Alceu Valença em nova gravação

Alceu Valença e a multi-instrumentista pernambucana Bia Villa-Chan se uniram para gravar uma nova versão da canção “Pirata José”, originalmente lançada pelo cantor em 2002. A música, já disponível nas plataformas digitais, traz arranjos do frevo de pau e corda, em tom mais lírico e saudosista que a versão original. Lançada na primeira quinzena de janeiro, gravação é aposta da dupla para a folia. 

0 comentários:

LinkWithin