domingo, 10 de fevereiro de 2019

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE OS HOMENAGEADOS DO CARNAVAL DO RECIFE 2019 - PARTE 02

Resultado de imagem para gerlane lopsCantora e percussionista, Gerlane Lops descobriu a música cedo. Aos quatro anos de idade, já cantava no coral infantil Catavento. Mais tarde, decidiu rimar talento, prazer e vocação com formação. Sem soltar o microfone, estudou canto no Conservatório Pernambucano de Música e cursou Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco. Paralelamente, manteve uma intensa carreira nos palcos, com três CDS e um DVDs gravados e incontáveis apresentações no Recife e em diversas outras capitais do Nordeste e do País. Em mais de duas décadas de muito samba, já venceu vários concursos musicais, embalou muitas multidões e, aos 44 anos de idade, consagrou-se um dos principais sinônimos de samba no Recife.

No ano de 1996 conquistou o 1º lugar na eliminatória pernambucana e 3º lugar na classificação geral do “Festival Canta Nordeste”, realizado pela Rede Globo, com a música “Tempo de Varanda” (Ivânia Catarina). 

Em 1998 conquistou o prêmio de “Melhor Arranjo” com a música “Minha Cara”, de sua autoria, e em 2000 o prêmio de “Melhor Intérprete” com a música “Alma de Poeta”, no “Festival Uni-Canto de Música”, da Universidade Católica de Pernambuco.

Realizou o espetáculo de música, poesia e teatro “Lorca - Canções de Lua”, uma homenagem aos 100 anos de nascimento do poeta espanhol Federico Garcia Lorca, que foi lançado em CD. O espetáculo, patrocinado pelo SESC - PE e dirigido por Érico José, contou com repertório inédito, unindo a poesia espanhola aos ritmos brasileiros. 

Em 2004 lançou o CD “Gerlane Lops”, que contou com músicas de sua autoria, dentre as quais “Alma de poeta”, “Primeira viagem”, “Minha viagem”, “Ritmos” e de compositores pernambucanos como “Piaba de ouro” de Lula Queiroga e Erasto Vasconcelos. 

Em 2007 apresentou, no Marco Zero em Recife (PE), o show “Em tom de samba”, no qual dividiu o palco com artistas como Martinho da Vila, Elza Soares, Luiz Melodia, Antônio Nóbrega, Alcione.




Em 2008 gravou, no Teatro dos Guararapes em Recife (PE), o DVD “Da Branca”, em comemoração aos seus 15 anos de carreira. O disco reuniu músicas autorais, como a faixa-título “Da Branca” (c/ Siri do Cavaco), à músicas de compositores pernambucanos como “Ingratidão” de Isaías do Cavaco e “A mesma rosa amarela” de Capiba, que contou com como participação especial do Quinteto Violado. O show foi exibido para todo o Nordeste como especial de fim de ano, pela Rede Globo. Nesse mesmo ano apresentou-se ao lado da bateria da escola de samba Portela e da cantora carioca Nilze Carvalho no Pátio de São Pedro em Recife (PE), para as comemorações do dia nacional do samba.
A partir de 2009 apresentou-se semanalmente aos sábados na casa de shows Vila Madalena em Recife (PE).
Em 2010 participou do “Festival de Músicas Carnavalescas de Recife”, interpretando “Rainha do morro” (Bráulio Castro e Marcelo Varella), uma das 15 faixas incluídas no CD “Festival de Músicas Carnavalescas de Recife”, lançado em 2011 pelo selo Biscoito Fino.
Em 2012 participou do trio da Ambev, no carnaval de Recife (PE), dividindo o palco com artistas como Beth Carvalho e Martinho da Vila. Participou do “Samba Recife”, evento no qual dividiu o “Palco Samba de Raiz” com Leci Brandão e Jorge Aragão. Nesse mesmo ano apresentou o show “Da Branca” na casa de shows Miranda, no Rio de Janeiro.



Fonte:
http://site.carnavalrecife.com/
Dicionário da MPB

0 comentários:

LinkWithin