sexta-feira, 31 de março de 2017

ESTUDO MOSTRA QUE O CÉREBRO DOS GUITARRISTAS É DIFERENTE DE TODOS OS OUTROS


É claro! Sempre suspeitamos disso, mas agora achamos um estudo que comprova: o cérebro dos guitarristas é diferente do cérebro das outras pessoas.

Em um estudo feito em 2012 em Berlim, pesquisadores escanearam os cérebros de 12 duplas de guitarristas enquanto todos tocavam a mesma música. Eles descobriram que as redes neurais desses guitarristas entravam em sincronia quando tocavam juntos - e mais, entravam em sincronia até mesmo antes de começarem a tocar.

De acordo com o estudo - que você pode ler em inglês aqui - quando um guitarrista sola na guitarra, ele (ou ela) temporariamente desativa a região do cérebro que apaga quando pensamos em objetivos de longo prazo, o que indica que existe uma mudança do tipo de pensamento consciente para o inconsciente.

Quando guitarristas inexperientes tentam solar, a parte consciente do cérebro se mantém ativa, o que leva a crer que guitarristas "de verdade" são capazes de atingir esse modo mais criativo de pensar de maneira mais natural.

De acordo com o site policymic.com, esse estudo torna claro que guitarristas são pessoas mais intuitivas, espirituais, nas palavras deles. Esse tipo intuição influencia até a forma como guitarristas aprendem a tocar. Diferente de outros músicos, que aprendem a tocar usando partituras, os guitarristas, de acordo com os pesquisadores da Vanderbilt University, aprendem mais facilmente vendo alguém tocar do que lendo as músicas em uma partitura.

A intuição deve vir de algo que os guitarristas já sabem bem: que tocar guitarra vai muito além do que apenas essas tais conexões neurais. Pat Martino, um guitarrista de jazz da Philadelphia, teve 70% da parte esquerda de seu cérebro removida aos 30 anos, devido a uma hemorragia. Quando saiu da cirurgia, ele não conseguia mais tocar.

Em dois anos, Martino conseguiu recuperar completamente a forma como tocava guitarra. Cientistas usaram o caso de Pat Martino como um exemplo da plasticidade do cérebro, ou seja, a forma como o cérebro consegue se regenerar.

Para os guitarristas, o caso do Martino representa algo mais: tocar guitarra não é só uma habilidade. É nosso estilo de vida, é o nosso jeito de viver.



Fonte: Musicjungle

0 comentários:

LinkWithin