quarta-feira, 1 de março de 2017

CARNAVAL DO RECIFE 2017 - COMPOSITORES PERNAMBUCANOS - PARTE II




Compositores pernambucanos

Levino Ferreira

Conhecido como o “Mestre Vivo”, Levino Ferreira nasceu no município de Bom Jardim, zona da Mata Norte de Pernambuco, no dia 2 de dezembro de 1890, deixando o nosso convívio no dia 9 de janeiro de 1970.

Aos 20 anos já era mestre da banda do município de Orobó e em 1935 compôs o seu primeiro frevo de rua, chamado “Satanás na Onda”.

Autor de um dos mais famosos frevos de rua de todos os tempos, denominado “Último Dia”, Levino Ferreira é autor de outros sucessos como: “Alegria de Pompéia”, “A Cobra está Fumando”, “Mexe com Tudo”, “Rádio Patrulha”, “Última Troça”, “Pororoca” e “Gracinha no Frevo”.


Lúcia Helena Gondra

Lúcia Helena Costa Gondra nasceu no Recife no dia 20 de junho de 1946, e aos quatro anos de idade já aprendia piano com a tia Laura Ferreira Diniz, estudando depois no Conservatório Pernambucano de Música.

Sobrinha do maestro Nelson Ferreira, Lúcia Helena logo se identificou com o carnaval e em 1971 escreveu o frevo de bloco chamado “Bloco da Saudade”.

Anos depois ela participou do “Frevança – Festival do Frevo e do Maracatu”, com músicas vencedoras em vários anos. Entre os seus frevos gravados estão: “Vou De Reboque”, “Vá Embora, Tristeza”, “Os Bordões”, “Evocando Saudades” e “Trans-Ação”.


Luís Bandeira 

O cantor e compositor Luís Bandeira nasceu no Recife, no dia 25 de dezembro de 1923 e nos deixou no dia 22 de fevereiro de 1998.

Iniciou sua carreira artística em 1939, quando ingressou na Rádio Clube de Pernambuco levado pelas mãos do maestro Nelson Ferreira.

Considerado como um dos mais renomados compositores nordestinos, Luís Bandeira ficou consagrado em todo o Brasil com a música “Que Bonito É”.

Autor de inúmeros sucessos como “Voltei Recife”, Bandeira também compôs outros frevos que fizeram e fazem parte do nosso carnaval como: “É de Fazer Chorar”, “Linha de Frente”, “Recado À Olinda” e “Fogo no Galo”.


Luís Faustino

Luís Faustino da Silva nasceu no Recife no dia 7 de setembro de 1916 e deixou o nosso carnaval no dia 12 de julho de 1984.

Antes mesmo de ser compositor, Faustino foi um dos mais respeitados carnavalescos do Recife, participando da vida do bloco “Banhistas do Pina”, do qual foi seu presidente por muitos anos.

Autor do hino do bloco, chamado “Lindas Praias”, Luís Faustino também escreveu para o nosso carnaval, como: “Salve as Nossas Cores”, “Queremos Vavá”, “Praia dos Amores”, “Lenilda no Frevo” e “Bloco da Despedida”.


Luís Guimarães

Luís Guimarães Gomes de Sá nasceu no Recife no dia 5 de dezembro de 1943. Médico por formação, Luís Guimarães ingressou na música aos 17 anos no Conservatório Pernambucano de Música, onde aprendeu a tocar piano.

Nos anos 90 Guimarães surge no carnaval participando de festivais e encontros, quando compôs os frevos “Lágrimas de Pierrot”, “Guto no Frevo”, “Pegando Fogo”, “Menezes no Frevo”, “Sabor de Frevo”, “Timbu de Ouro” e “Um Abraço, Edgard”.


Maestro Nunes

José Nunes de Souza nasceu no dia 22 de julho de 1931 no município de Vicência. Em 1950 veio para o recife, onde ingressou em várias bandas de música, entre elas a União Agrária da Macaxeira, Banda do Liceu de Artes e Ofícios e Banda da Cidade do Recife.

Integrante do Movimento de Cultura Popular nos anos 60, Nunes já escreveu mais de mil partituras e compôs centenas de frevos-de-rua, destacando-se entre eles: “Cabelo de Fogo”, “É de Perder Os Sapatos”, “Coquinho no Frevo”, “Mosquetão”, “Bomba Relógio” e “Manda Chuva”.

O Maestro Nunes morreu no dia 09 de setembro de 2016 deixando um rastro de saudade.


Manoel Gilberto 

Manoel Gilberto Holanda Cavalcanti nasceu no Recife no dia 19 de abril de 1934.

Médico por profissão Manoel Gilberto teve o seu primeiro frevo canção gravado no ano de 1959, chamado “Menina De Hoje”, na voz de Raimundo Santos.

Anos depois escreveu dezenas de frevos-canção como: “Cadê Você?”, “Mulher Bonita”, “Serpentina Colorida”, “No Primeiro Dia” e em parceria com José Menezes gravou os frevos: “Às Cinco da Manhã”, “Vai Pegar Fogo” e “Se Você É Bom de Passo”.


Marcelo Varella

Jornalista, poeta e compositor, Marcelo Varella nasceu no dia 10 de janeiro de 1952, no bairro da Boa Vista.

Filho de uma tradicional família de carnavalescos, seu pai João Varella e seu tio materno Rubem Temporal eram ligados às agremiações tradicionais do Recife, como “Batutas de São José”, “Vassourinhas do Recife”, “Pão Duro” e “Prato Misterioso”. Foi assim que Marcelo começou ainda criança a pertencer ao universo do nosso carnaval.

Começou a compor nos anos 70 e em 1981, juntamente com Zoca Madureira foi campeão do Frevança, com a música “Maracatu Misterioso”, interpretada por Antonio Nóbrega.Ainda com Madureira, fundou o “Bloco da Saudade” em 1974.

Como letrista, Marcelo Varella tem parcerias com Maurício Cavalcanti, Antonio Nóbrega, Zoca Madureira, João Santiago, Ademir Araújo, Edson Rodrigues, Fátima e Bráulio de Castro, Nelson Luís e Beto do Bandolim.

Suas mais recentes composições, em parceria com Bráulio de Castro são: “Pra Santiago”, gravada pelo bloco Cordas e Retalhos, “Saudade 40”, em homenagem ao Bloco da Saudade e “Um Bloco Pra Hugo”, homenageando Hugo Martins, que será lançado neste carnaval de 2017, pelo bloco “Eu Quero Mais”.


Maurício Cavalcanti 

Maurício Jorge Cavalcanti nasceu no Recife no dia 26 de outubro de 1951.

O seu gosto pela música carnavalesca veio por influência do avô materno Gilliat Falbo, um dos fundadores da Federação Carnavalesca de Pernambuco na década de 30.

Formado em Psicologia e em Administração de Empresas, Maurício Cavalcanti ingressou no mundo da música ainda jovem, tocando violão e guitarra em conjuntos da época.

Seu primeiro frevo canção foi “Frevo Cantoria” que compôs para o Frevança em 1984. Com o jornalista e poeta Marcelo Varella compôs vários frevos, destacando-se entre eles: “Saudade da Saudade”, “Regresso de Aurora”, “Filho de Gato é Gatinho” e “Pra Você Vavá”.

Maurício tem parceria ainda com Humberto Vieira, Abel Menezes, Marcelo Mário Melo e o saudoso Romero Amorim, com quem fez parceria com o frevo de bloco “Aurora de Amor”.


Nelson Ferreira 

Nelson Heráclito Alves Ferreira nasceu no dia 2 de dezembro de 1902 no município de Moreno e nos deixou no dia 21 de dezembro de 1976.

Ao lado de Capiba, o maestro Nelson Ferreira é um dos mais consagrados compositores que o nordeste tem notícia.

Seu gosto pela música foi herdado pelo pai, o violinista Luís Alves Ferreira e aos poucos foi aprimorando seus conhecimentos musicais, chegando a dirigir grandes orquestras do Recife, como as da Rádio Clube, Rádio Tamandaré, TV Rádio Clube e da fábrica de discos Rozemblit.

Sua primeira música gravada foi “Borboleta Não É Ave”, gravada em ritmo de samba em 1924 e passou para marcha pernambucana logo em seguida.

Autor das evocações, Nelson Ferreira ficou conhecido nacionalmente em 1957 com a “Evocação nº1”, sendo a música mais tocada no carnaval daquele ano.

Entre os seus frevos estão: “Frevo da Saudade”, “Não Chora Pierrô”, “O Passo do Caroá”, “Óia A Virada”, “Maluca”, “Isquenta Muié”, “Gostosinho”, “Gostosão”, “Pelo Sport Tudo” e “Quarta-Feira Ingrata”.


Nuca

Evane de Moraes Sarmento Júnior nasceu no Recife no dia 5 de junho de 1956. Aos oito anos aprendeu a tocar violão sozinho e aos poucos foi aprimorando o seu conhecimento musical.

Nuca, que tem como parceiro o seu irmão Eriberto, já participou de vários concursos de frevo, sendo vencedor em vários deles.

Entre os seus frevos destacam-se: “Pernambucana”, “Retalhos de Um Bloco”, “Paraquedista Real’, “Pastoril Folião” e “Em Nome do Passo”.


Oswaldo Araújo

Oswaldo Gonçalves Araújo nasceu no município de Paudalho, zona da Mata Norte de Pernambuco, no dia 8 de maio de 1941.

Em 1969 compôs o seu primeiro frevo-canção chamado “A Receita”.

Participou de vários festivais de frevo consagrando-se em 1988 no “Frevança” com a música “Briga de Amor é Tempero” que conquistou o primeiro lugar.

Entre os seus frevos estão: “Esquecimento de Folião”, “Dona Moça”, “Ecos do Carnaval”, “Frevolândia” e “Euforia Tricolor”.


Raul Moraes

Conhecido no mundo carnavalesco como o “Príncipe das Marchas de Bloco”, Raul Corumila de Moraes nasceu no Recife no dia 2 de fevereiro de 1891 e nos deixou no dia 6 de setembro de 1937.

Compositor oficial do Bloco das Flores, no início da década de 20 do século passado, Raul Moraes continua sendo um dos autores mais executados pelos nossos blocos carnavalescos líricos.

São de sua autoria, grandes sucessos de nossos carnavais como: ”Despedida”, “Marcha Regresso”, “Batutas Brejeiros”, “Adeus Pirilampos”, “Se Tem Bote” e “Aguenta Quem Pode”.
Renê Barbosa

Renê da Costa Barbosa nasceu no município de Carpina no dia 8 de maio de 1932.

No início dos anos 60 iniciou sua vida de compositor no Recife, influenciado por Capiba, Nelson Ferreira e Raul Moraes.

Entre suas composições estão: “Seca Pneus”, “Juras de Colombina”, “A Lua é Nossa”, “Via Embratel” e “Não Vá na Onda” .


Romero Amorim

Romero Luís Amorim nasceu no Recife no dia 5 de março de 1937 e deixou o nosso convívio em agosto de 2012.

Conhecido como “O Poeta da Aurora”, Romero Amorim é o autor da letra do frevo de bloco “Aurora de Amor”, musicado por Maurício Cavalcanti.

Ele participou de vários festivais de frevos do Recife, obtendo sempre ótimas colocações. Foi o idealizador do projeto “Aurora dos Carnavais”, que neste ano completa sua 18ª edição.

Entre os seus frevos estão: “Recifloração”, “Recife Antigo”, “Olha aí o Frevo”, “Meu Capibaribe” e “Atrás da Frevioca”.


Rosana Simpson 

Cantora, compositora e produtora, Rosana Simpson nasceu numa família de músicos e compositores. Nos anos 80 foi destaque na imprensa local como a melhor cantora da noite recifense. Nessa época imprimiu sua marca pessoal nas principais propagandas da cidade, com jingles publicitários.

Chamada de “a voz e o violão da música recifense”, Rosana Simpson participou de shows com inúmeros artistas como Dominguinhos, Luiz Melodia, Jorge Benjor, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Nando Cordel, além de grandes projetos como: Asas da América, Frevança, Canta Nordeste, Abril Pra Música e Festival de Inverno de Garanhuns.

Premiada em diversos festivais de música, Rosana foi a grande vencedora do concurso de música carnavalesca 2007/2008 obtendo o 1º lugar na categoria frevo canção com a música “Frevendo” e 2º lugar na categoria frevo de bloco, com “Antigos Carnavais”. Em 2014 foi homenageada pelo troféu ACINPE, que aponta os melhores do ano na música e na cultura pernambucana. Seu recente cd autoral e independente é “De Ôlho no Futuro”.


Samuel Valente

Samuel da Silva Valente Neto nasceu no Recife no dia 8 de abril de 1942.

Influenciado pelo pai Waldemar Valente passou a se dedicar a pesquisas de música popular. Membro da Comissão Pernambucana de Folclore, Samuel participa de festivais de frevo realizados no Recife.

Entre os seus frevos estão: “Recordação de Ney Lima”, “Passarela”, “O Sorriso de Fabiana”, “Roberta Close” e “Miuchalá”.


Sebastião Lopes 

”O Bom Sebastião”, como ficou conhecido, através do frevo de bloco escrito por Getúlio Cavalcanti, Sebastião Odilon Lopes de Albuquerque nasceu no município de Goiana no dia 1º de janeiro de 1905. Ele deixou nosso carnaval no dia 19 de dezembro de 1974.

Um dos mais consagrados compositores pernambucanos, Sebastião Lopes escreveu para os nossos carnavais inúmeros sucessos como: “Palácio da Alvorada”, “Margareth”, “Qual é o Pó?”, “Me dá um Cheirinho”, “ É Ruim” e “Aconteceu no Oriente”.


Socorrinho Cardoso

Compositora, poetisa e cantora. Caruaruense, iniciou sua carreira artística no Recife em 2009 com a música “Ciranda das Flores”, que consta no cd dos 90 anos do Bloco das Flores.

Suas principais obras são: “Hino do Bloco Compositores e Foliões”, “Um Aceno no Olhar”, “100 Anos da Seleção Rumo ao Hexa!”, “Uma Lágrima de Amor”, esta última, gravada no cd dos 40 anos do Bloco da Saudade.

Com Beto do Bandolim compôs “Na Praça do Arsenal”. Para o carnaval de 2015 compôs o frevo de bloco “Na Pracinha do Diário” em homenagem à volta do polo na Praça da Independência, o antigo Quartel General do Frevo.

No carnaval de 2016, o seu Bloco Compositores e Foliões faz homenagem ao seu muso inspirador, o compositor Antonio Maria, com a composição “No Paço do Frevo por Antonio Maria”, de Socorrinho e Thiago Cardoso, vencedora no Concurso de Música Carnavalesca do Recife 2011/2012.


Zumba

José Gonçalves Júnior nasceu no município de Timbaúba no dia 09 de outubro de 1889 e nos deixou no dia 07 de março de 1974 no Recife.

Filho de pai comerciante, mãe pianista e irmão bandolinista, Zumba cresceu num ambiente musical, o que lhe fez criar gosto pela música.

Ainda jovem veio morar no Recife, onde integrou a Orquestra de Danças Andrelson organizada pelo violinista João Andrade e pelo maestro Nelson Ferreira.

Sua primeira composição carnavalesca gravada foi em 1934, com o frevo “Não Há Mais Vale”, sucesso do carnaval de 1937. Também é de sua autoria os frevos: “Morena Arreliada”, “A Hora é Essa”, “Minha Bola é de Ouro”, “Perguntas e Respostas” e “Recordação do Capitão Zuzinha”.

0 comentários:

LinkWithin