sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

ANO SERÁ DE MUITOS LANÇAMENTOS NA MÚSICA PERNAMBUCANA; VEJA CALENDÁRIO

Da MPB ao rap, passando pelo forró e heavy metal, artistas estão a pleno vapor preparando a trilha de 2017




Sofia Freire, Johnny Hooker e Nação Zumbi lançarão novos trabalhos


O ano promete ser frutífero para a música pernambucana no que depender dos lançamentos já confirmados. Mais de trinta álbuns, entre produções de veteranos e novatos, transitarão pela pluralidade da produção local, oferecendo de frevo tradicional ao heavy metal e o novo rap feito no Estado.

Ainda em janeiro, no dia 15, a Projeto Sal disponibiliza Sem Medo, Sem Freio, Sem Dor, EP que, se fizer jus ao show apresentado no último Coquetel Molotov, em outubro, vem com menos sonoridades nordestinas e maior flerte com camadas pop e eletrônicas. Já em A Cabeça de Felipe, o vocalista da Mombojó, Felipe S., faz o primeiro experimento solo, com previsão de lançamento para o próximo dia 23. O mês será de primeiros passos também para Ayrton Montarroyos. Dono da voz que encantou os expectadores do The Voice Brasil, ele chega com o registro homônimo que, ainda sem data definida, contará com versões para faixas de Zé Manoel, Lula Queiroga e demais conterrâneos. 

Fevereiro vem plural. Vai de CD e DVD do Sons da Latada, de Josildo Sá, ao Suspenso, o terceiro de Juvenil Silva. A essa dupla se unem o Projeto Arrete, de Nina Rodrigues, Weedja Lins, Ya Juste e DJ Baloo, experientes na cena rap que, juntos, assinam as dez músicas de Sempre Com a Frota, um manifesto das vivências acumuladas em cerca de quinze anos de estrada.

O pós–reinado de Momo promete a maturação de dois antigos conhecidos. Ottomatopeia será o sétimo de inéditas de Otto, após circular o país revisitando a carreira com a turnê Recupera. Já Futifilosofia é o título provisório para o novo de Lula Queiroga, com a participação luxuosa de Elza Soares. “As músicas estão praticamente prontas, agora estou naquela fase de convidar as pessoas”, comentou ele em conversa ao telefone. Os primeiros seis meses de 2017 devem receber também Líquido, o segundo solo de Tibério Azul, Vende-se, de Júnior Black, e a volta aos estúdios da Banda de Joseph Tourton. O grupo Bongar vem com Ogum, disco produzido pelo maestro baiano Letieres Leite com incentivo do edital Rumos do Itaú Cultural.

No segundo semestre, mais uma fornada mista, com um quê de expectativa que os segundos discos costumam carregar. Após a comoção da estreia, com direito a trilha sonora em novela global e shows lotados pelo Brasil, Johnny Hooker exorciza as mágoas de Eu Vou Fazer Uma Macumba Pra Te Amarrar, Maldito! e estende bandeira branca em Corpo Fechado, um dos vencedores do edital Nacional do Prêmio Natura Musical 2016. "O próximo disco será como se o Young Americans, de David Bowie, e Cinema Transcendental, de Caetano Veloso, tivessem um filho em Recife. Ele é mais romântico, tem mais calor. É pra dançar juntinho, menos sofrimento. Mais solar", disse Johnny em entrevista durante o Rec-Beat do ano passado.

A Nação Zumbi chega em dose dupla. Em Radiola NZ, fará versões para repertório dos artistas que consideram elementares em sua formação musical: da estrela David Bowie à recente explosão Amy Winehouse. Sozinho, o guitarrista Lúcio Maia aposta no terceiro sob alcunha própria. 

O rap mais uma vez se faz presente com Livre, de Lívia Cruz, e o debut do Coletivo Poder Feminino Crew, com Subversiva. Zé Brown lança Poesias do Povo, disco que é fruto de quatro anos de pesquisa de ritmos regionais nordestinos e conta com diversas participações especiais, incluindo Alessandra Leão, Fernandinho Beat Box, Maciel Melo e DJ Hum. O Faces do Subúrbio também volta a gravar este ano, mas não há previsão de lançamento.

No mês derradeiro, a cantora e pianista Sofia Freire apresenta o resultado do projeto aprovado na categoria popular do Prêmio Natura. Se no primeiro, Garimpo, as melodias quase eruditas deram corpo às poesias do pai, Wilson Freire, o segundo terá como inspiração para a jovem de 20 anos os versos escritos por outras mulheres.


CALENDÁRIO

JANEIRO
André Rio – Meu Carnaval é Frevo (12)
Projeto Sal – Sem Medo, Sem Freio, Sem Dor (15)
Felipe S. (Mombojó) – A Cabeça de Felipe – (23)
Almério - Desempena
Ayrton Montarroyos - Ayrton Montarroyos
Victor Camarote - Quem Disser

FEVEREIRO
Josildo Sá - CD e DVD Sons da Latada
Arrete - Sempre com a Frota

MARÇO
Juvenil Silva - Suspenso
Graxa - A Concorrência é Demais
Orquestra Quebramar - Quebramar

ABRIL
Mateus Alves e Caio Lima - EP
Bongar – Ogum (29)

JUNHO
Kalouv - Elã


ATÉ O PRIMEIRO SEMESTRE
Diomedes Chinaski - Ouroboros
Rua - Queda
A Banda de Joseph Tourton - 2017
Babi Jacques e Lassere - Sóis
Tibério Azul - Líquido
Jr. Black - Vende-se
Otto - Ottomatopeia
Lula Queiroga - Futilosofia
Johnny Hooker - Corpo Fechado
Zé Brown - Poesias do Povo
Publius - Dia de Sol
Ylana Queiroga - Vento

AGOSTO
Will2Kill - Another Way (título provisório)

NOVEMBRO
Poder Feminino Crew - Subversiva
Henrique Albino Trio – Atravessando a Rua
Renato Bandeira & Som de Madeira - Cheiro de Terra

DEZEMBRO
Sofia Freire - sem título

ATÉ O FIM DO SEGUNDO SEMESTRE
Igor de Carvalho - Profeta do Passado
Nação Zumbi – álbum de inéditas
Nação Zumbi - Radiola NZ (covers de Bowie, Amy Winehouse, Luiz Gonzaga entre outros)
Juliano Holanda - sem título
Silverio Pessoa - Sangue de Amor (título provisório)
Lívia Cruz - Livre




Fonte: JC online

0 comentários:

LinkWithin