quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

PARA CELEBRAR OS 90 ANOS DE TOM JOBIM, MÚSICO É HOMENAGEADO NO RIO


Se estivesse vivo, o maestro faria aniversário no dia 25 de janeiro

Por Bruno Astuto


O saudoso Tom Jobim faria 90 anos no dia 25 de janeiro


Tom Jobim terá sua obra revista em Tom Jobim – 90 anos, concerto que acontecerá no dia 20 no teatro batizado com o nome do maestro, músico e compositor, no Rio de Janeiro. Se estivesse vivo, o músico completaria 90 anos no dia 25 de janeiro. O evento, que terá regência do maestro Eder Paolozzi, marcará o início de uma série de celebrações previstas para o próximo ano em homenagem a um dos criadores da Bossa Nova.

Na ocasião, a Orquestra Cesgranrio, que conduzirá o espetáculo, contará com a participação especial de Paulo Jobim, filho de Tom e do gaitista José Staneck. Um dos destaques da noite promete ser a “Suíte mítica”, composição inédita de Paulo baseada em mitos da floresta brasileira; além de “Concertino romântico para gaita e orquestra”, composição de Aloísio Didier, sob rascunhos inéditos de Tom Jobim.

Didier criou o projeto de um concerto para gaita e orquestra, imaginado por Tom Jobim no fim dos anos 1950. A partir daí, desenvolveu os seguintes movimentos: “Andante em poço fundo”, “Blues do morro” e “Allegro em Ipanema”. A última parte do concerto apresenta “Brasília sinfonia da alvorada”, composição de Tom que versa sobre a formação de Brasília, encomendada para a inauguração da capital.

0 comentários:

LinkWithin