sábado, 14 de novembro de 2020

POR TRÁS DAS TRILHAS (PARTE 02) – ORQUESTRA E CORAL SOM LIVRE

Por Jonn Nascimento


Ao visitar as mais distantes memórias televisivas, creio que não será difícil lembrar do programa infantil que fez parte de sua vida. Mas e as trilhas sonoras? Nunca se viu em determinado momento assobiando, por exemplo, “Alegria da Vida” (Marcos Valle / Nelson Motta / Paulo Sérgio Valle) tema de abertura da "Vila Sésamo"?


A música foi gravada pelo grupo vocal que recebeu o nome de Trio Soneca, onde além do próprio Marcos Valle, tinha em sua formação o já falecido cantor João Mello e Suzana Machado; com quem tive a oportunidade de conversar.

Conforme Suzana, o grupo foi responsável não apenas pela música de abertura, mas também os temas de todos os personagens da série; o que deu origem ao LP lançado no ano de 1974. Uma curiosidade é que dentre os instrumentistas participantes da gravação, estavam Ivan Conti Mamão (bateria) e Alex Malheiros (Baixo); membros da super banda Azymuth.

No ano de 1973 foi ao ar o programa "Globo Cor Especial" que tinha como tema de abertura “Cinto de Inutilidades” (Marcos Valle / Nelson Motta / Paulo Sérgio Valle) também com os vocais do Trio Soneca. A atração contava com a exibição de desenhos, onde algumas das músicas eram dubladas e lá estava também a voz de Suzana, mas dessa vez como integrante do Coral Som Livre.

Um dos primeiros programas infantis exibidos pela Rede Globo foi o "Globinho", que esteve no ar entre os anos de 1972 e 1982. Seu tema de abertura é composição de Waltel Branco e José Bonifácio Sobrinho, o Boni.

A gravação ficou a cargo da Orquestra e do Coral Som Livre, que contou nessa ocasião com Fabíola Sendino, Lilian Knapp e Suzana Machado.

No ano de 1975 a Rede Globo produziu exibiu a novela jovem "Pluft, o Fantasminha". O tema de abertura chama a atenção por ser instrumental, complexo e instigante; onde conforme consta no portal “Memória Globo” a composição foi assinada pelo cantor Lúcio Alves.

No ano de 1987, foi ao ar pela TV Educativa uma das obras infantis mais incríveis de todos os tempos, o programa "Canta Conto de Bia Bedran".

Seja contando histórias, por meio das brincadeiras ou, claro, com muitas músicas, Bia se fez presente de modo inesquecível nas mentes da geração da qual faço parte e emprestou sua doce voz ao tema de abertura “Angelus” que é de sua composição.

A TV Cultura produziu conteúdos maravilhosos, educativos e sempre soube dialogar com as crianças como nenhuma outra emissora. Que bom alguns de seus programas clássicos ainda são exibidos, seja para as novas ou as antigas crianças.


"Rá-Tim-Bum" foi um marco na TV Brasileira. O programa contou com nomes de peso em sua trilha sonora, mas aos que até hoje acompanham a tudo que se passa na TV da família Silva, certamente não se esquecem da música “A Família” (Abel Silva / Edu Lobo) interpretada pelo cantor Zé Renato.

Em meio aos números quadros, havia o de nome “Como se faz” onde era mostrado o processo de fabricação dos mais variados itens, onde todas as fases da produção eram cantadas por meio de um rap.

Algumas das músicas mais lembradas, aclamadas e que alcançaram o status de cult são os temas de abertura do "Castelo Rá-Tim-Bum" (André Abujamra /Luiz Macedo / Hélio Ziskind), "Cocoricó" (Hélio Ziskind) e "Glub Glub" (Hélio Ziskind).

Quantas vezes você leu Hélio Ziskind até o momento? Não o conhece? Deveria! Ele é sem dúvidas o hitmaker de toda uma geração, uma máquina de fazer músicas infantis. Dentre as suas obras, duas em especial são capazes de despertar a criança que existe em qualquer adulto rabugento. Quem não se lembra dos passarinhos músicos do "Castelo Rá-Tim-Bum"?


Hélio é o compositor deste tema que contou ao longo do programa com 28 versões adaptadas para os mais diversos instrumentos. Dilma Souza Campos e Ciça Meirelles são as cantoras que deram vida, e vozes, às patativas que acompanhavam o João De Barro instrumentista.

A lendária música “Ratinho Tomando Banho” é outra das obras de Hélio, que também é o responsável por àquela voz que amamos:


Para encerrar, ainda com o Hélio, vale lembrar que além dos trabalhos realizados para a TV Cultura, o músico paulista também é uma figura conhecida no meio publicitário por meio de seus jingles. Algumas de suas músicas para a Johnson & Johnson literalmente ficam “na cabeça” de quem ouve.

Fica o meu imenso agradecimento pela preciosa colaboração de Suzana Machado.

Feliz dia das crianças! Independente da sua idade, acho pouco provável que nesse momento você não tenha se tornado uma.

Quanto aos vídeos com as músicas, estão todos aqui embaixo para você matar as saudades..










0 comentários:

LinkWithin