domingo, 15 de novembro de 2020

10 PROGRAMAS MUSICAIS INESQUECÍVEIS DA TV BRASILEIRA

Por Tito Guedes 


Desde que a televisão foi inaugurada no Brasil, em setembro de 1950, ela já contribuiu em diversas ocasiões para a nossa memória musical. Nos anos iniciais, grandes estrelas do rádio, como Angela Maria e Maysa, apresentaram programas televisivos, inaugurando um novo formato e uma forma até então inédita de se relacionar com o público. 

Ao longo do tempo, com a constante renovação do formato televisivo, a música brasileira continuou galgando seu espaço em programas especializados. Listamos abaixo 10 programas musicais que fizeram história na TV brasileira. Confira! 

E se lembrar de mais algum, deixe nos comentários! 


1. O Fino da Bossa (1965-1967)

Apresentado pela dupla Elis Regina e Jair Rodrigues, o programa fez parte da fase áurea dos musicais da TV Record, que dedicava boa parte de sua programação à música brasileira. A atração de Elis e Jair levantou a bandeira da música nacional, valorizando sobretudo os novos compositores de samba e MPB daquela geração. 

O sucesso do programa foi tanto que deu origem a três LPs ao vivo: “2 na Bossa” (1965), “Dois na Bossa Número 2” (1966) e “Dois na Bossa Número 3” (1967). 

Foto: Reprodução 


2. Jovem Guarda (1965-1968)

Liderado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa e também produzido pela TV Record, a “Jovem Guarda” agitava as tardes de domingo com a chamada “música jovem” ou “iê iê iê”. O programa causou uma verdadeira comoção nacional e ajudou a introduzir no Brasil uma linguagem pop, ao se apropriar de elementos do rock que se fazia nos Estados Unidos e na Inglaterra. 

Foto: Reprodução



3. Bossaudade (1965-1966)

Também produzido pela TV Record, o “Bossaudade” servia como espécie de contraponto ao “Fino da Bossa” e à “Jovem Guarda”. Enquanto esses dois programas valorizavam o que se produzia de novo na MPB e na música jovem, respectivamente, a atração liderada por ninguém menos que Elizeth Cardoso e Cyro Monteiro buscava valorizar a “velha guarda”. 

Assim, o “Bossaudade” resgatou o legado de nomes como Orlando Silva, Emilinha Borba e Sílvio Caldas. 

Elizeth Cardoso e Cyro Monteiro (Foto: Reprodução)


4. Som Livre Exportação (1970-1971): 

Comandado por Elis Regina e Ivan Lins, o programa buscava oferecer uma visão panorâmica da música brasileira do período. Exibido semanalmente em locações diferentes, a atração contou com a participação de grandes nomes da MPB, como Aldir Blanc, Chico Buarque, Gonzaguinha e muitos outros, além de ter sido palco de momentos históricos, como a visita de Caetano Veloso ao Brasil em 1971, quando ele ainda estava morando em Londres durante o exílio. 

Além disso, o “Som Livre Exportação” é considerado revolucionário por ter rompido com a fórmula dos programas de auditório, tão comum nos anos 1960, intercalando depoimentos de personalidades e anônimos, o que imprimiu um dinamismo inédito ao formato.




5. Globo de Ouro (1972-1990)


O “Globo de Ouro” foi um programa musical produzido e apresentado pela Rede Globo de 1972 até 1990. Sua proposta era levar ao telespectador os maiores sucessos musicais do momento, com um ranking semanal das músicas mais executadas no período. 

Passaram pelo programa grandes hitmakers como Roberto Carlos, Sidney Magal, Sandra de Sá, Rita Lee, Tim Maia, Paralamas do Sucesso, Marisa Monte e muitos outros.



6. Chico & Caetano (1986)

Idealizado por Nelson Motta, “Chico & Caetano” reuniu, durante o ano de 1986, dois grandes ícones da MPB: Chico Buarque e Caetano Veloso. 

Gravado no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, o programa possuía um roteiro aberto e prezava por um clima de descontração e espontaneidade. Os dois apresentadores se revezavam no palco e recebiam diversos convidados para apresentações em conjunto. 

Em novembro de 1986, a Som Livre lançou o álbum “Melhores Momentos de Chico & Caetano - Ao Vivo”, reunindo a gravação de algumas dessas apresentações.

Foto: Reprodução/Canal Viva 



7. Especial de Natal de Roberto Carlos (1974-presente)

Desde 1965, dezembro é o mês de Roberto Carlos. Foi nesse ano que ele inaugurou a tradição de lançar seus LPs no último mês do ano. Em 1974, mais um elemento foi adicionado a esse pacto com o público: a estreia do seu especial anual de fim de ano.

Inicialmente dirigido pela dupla Miele e Bôscoli, a cada ano o programa tratava de um tema específico, com fins educativos, e mostrava Roberto cantando seus novos sucessos e recebendo convidados para apresentações inéditas. 

Atualmente, Roberto continua produzindo seu especial, mas hoje o formato é restrito à transmissão de um show gravado em cenários variados. O Rei já passou pelo Maracanã, pela Ópera do Arame de Curitiba e até por Jerusalém, na histórica edição de 2012. 

Especial de 1982, homenagem a Charles Chaplin (Reprodução/Site Oficial Roberto Carlos)


8. Ensaio (1990-2016)

Criado e dirigido por Fernando Faro e transmitido pela TV Cultura desde 1990, o programa "Ensaio" implementou um formato único de entrevistas intimistas mescladas com performances ao vivo. Com isso, tornou-se um importante marco para a música e para a televisão brasileira. 

Desde a morte de Faro, em 2016, o programa continua no ar, mas com a exibição de reprises.

Fernando Faro, criador do “Ensaio” (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)


9. The Voice Brasil (2012-presente)

“The Voice Brasil” é a versão brasileira do formato original holandês “The Voice of Holland”, um show de talentos musical criado por John de Mol. 

O corpo de jurados é formado por grandes nomes da música pop nacional, como Ivete Sangalo, IZA, Michel Teló, Carlinhos Brown, Lulu Santos e Claudia Leitte. A repercussão de determinadas apresentações ajuda a promover músicas por vezes desconhecidas pelo grande público, além de revelar novos talentos para o cenário da música nacional. 

Em 2016, a Globo estreou a versão infantil do programa, intitulada “The Voice Kids”.

Os apresentadores Michel Teló, Ivete Sangalo, IZA e Lulu Santos (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow) 


10. Menção honrosa: MTV


Inaugurada no brasil em 1990, a Music Television, conhecida como MTV, foi o primeiro canal a ter uma programação inteiramente dedicada ao mundo da música. Embora com o tempo tenham surgido programas diversos, como talk shows ou humorísticos, no início a programação da emissora era totalmente voltada para a exibição de videoclipes, ampliando a importância da produção audiovisual no meio musical, o que mudou a forma como consumimos música até hoje.

A aproximação instantânea com o público jovem ajudou a manter essa faixa etária interessada pela música brasileira, com programas como o “Acesso MTV”, “Disk MTV” ou o “Top 10 MTV”. 

Definitiva para a cultura pop nacional, a MTV é um marco fundamental na história da música brasileira!

0 comentários:

LinkWithin