Por Joaquim Macedo Junior
SÉRIE GRANDES TRILHAS E MÚSICAS DE FILMES NACIONAIS – BYE-BYE BRASIL
“Bye Bye Brasil” é uma comédia nacional, de 1979, dirigida por Cacá Diegues, considerada por muitos como das mais importantes produções brasileiras da década de 1970.
Em 2015, o filme entrou na lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
Salomé, Lorde Cigano e Andorinha são três artistas mambembes que cruzam o país com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira, que não tem ainda acesso à televisão.
A eles se juntam o acordeonista Ciço e sua esposa, Dasdô, com os quais a caravana cruza a Amazônia pela rodovia Transamazônica, até chegar a Altarmira-PA.
José Wilker: Lorde Cigano
O filme teve ótimas repercussões: Inácio Araújo, da “Folha”, disse que “é um dos filmes mais marcantes do período final da Ditadura”.
Marcelo Muller, do “Papo de Cinema”, escreveu que o filme guarda significâncias densas, extraídas de suas paisagens geográfica, social e afetiva”.
Cassiano Terra Rodrigues, do “Correio Cidadania”, afirmou que “Bye Bye Brasil” é um filme de um país que está deixando de ser o que por muito tempo foi para se se tornar não se sabe o quê (….) É assim que o filme se distancia do Cinema Novo. Na verdade, o filme oscila o tempo todo, propositalmente ambíguo, entre o compromisso social e histórico cinema-novista e as novas possibilidades ainda incertas de sua própria época (indefinição = transição).
Ele deu o Rádio, Genival Lacerda
0 comentários:
Postar um comentário