Grupos vão se reunir em suas sedes e no Recife Antigo. Programação de prévias vai até 6 de fevereiro
Maracatu Estrela Brilhante, do Alto José do Pinho
Falta pouco menos de um mês para o Sábado de Zé Pereira, que este ano cai em 10 de fevereiro. Quem não estiver no Recife nesta data não precisa se lamentar. Se ficar na cidade neste mês de janeiro poderá curtir diversos ensaios de maracatus. Estão programados 13 encontros nos bairros onde ficam as sedes das nações, além de quatro na Rua da Moeda, no Bairro do Recife, e o último no Marco Zero, também no Recife Antigo. O primeiro é hoje, no Alto José do Pinho, na Zona Norte, no Maracatu Estrela Brilhante do Recife.
Este ano, os maracatus não vão mais participar da abertura dos festejos de Momo, como ocorria há uma década e meia. Em vez disso, estarão no encerramento da programação das prévias, na quinta-feira que antecede o início oficial da folia. “Faremos mais bonito que nos outros anos. A gente tinha que se apresentar correndo porque havia outros shows e precisávamos liberar o palco. Agora será um dia só para os maracatus”, afirma o presidente da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco
(Amanpe), Fábio Sotero.
A entidade vai anunciar hoje, antes do ensaio do Estrela Brilhante, como será a apresentação na semana pré. “Decidimos, em consenso com a Secretaria de Cultura do Recife, realizar o encontro batizado de Tumaraca, Encontro das Nações, na quinta-feira da semana pré, decisão construída em comum acordo entre as nações”, assegura a associação, em nota.
“Será uma celebração entre as 13 Nações e todos os recifenses, visitantes e amantes cultura popular, um grande encontro com nosso povo e nossas tradições. Na sexta-feira, o frevo será homenageado. Os ritmos irmãos, frevo e maracatu, embalarão o folião numa festa em que nenhuma manifestação cultural é mais importante que a outra. Porque o Carnaval do Recife é diverso, plural, é alegria e união”, observa Fábio.
ENSAIO
Com 111 anos de fundação, o Estrela Brilhante do Recife planeja reunir hoje uns 50 músicos. “No ensaio são só os integrantes da percussão, as pessoas não estão fantasiadas”, conta a presidente do maracatu, Marivalda Santos. “Nossa sede fica num bairro simples, mas tranquilo. É um lugar de gente pobre, mas que recebe bem os visitantes”, destaca um dos diretores, Jair Bernardino.
No domingo de Carnaval as nações desfilarão na Avenida Dantas Barreto, no bairro de São José, área central do Recife. “Levaremos cerca de 300 pessoas para desfilar. Só de batuqueiros são 110”, conta Jair.
PROGRAME-SE
Haverá 18 ensaios das nações de maracatu, que acontecem nas comunidades e na Rua da Moeda e Marco Zero, no Recife Antigo, até a semana pré-carnavalesca. Os encontros começam sempre a partir das 18h
Dia 16
Maracatu Encanto da Alegria, na Rua Coremas, 40, Mangabeira
Dia 17
Maracatu Leão da Campina, na Rua Mário Gil Rodrigues, 26, Chapéu do Papa, Lagoa Encantada (próximo ao Colégio Maria Sampaio de Lucena)
Dia 18
Maracatu Encanto do Pina, na Rua Osvaldo Machado, 504, Pina
Dia 19
Cambinda Estrela, Encanto da Alegria, Leão da Campina e Encanto do Pina, na Rua da Moeda
Dia 20
Maracatu Raízes de Pai Adão, na Rua Riolândia, 65, Água Fria
Dia 24
Maracatu Porto Rico, na Rua Eurico Vitrúvio, 483 Pina
Dia 25
Maracatu Oxum Mirim, na Rua Fazenda Nova, 86, Afogados (próximo à Faculdade João Roma)
Dia 26
Raízes de Pai Adão, Porto Rico e Oxum Mirim, na Rua da Moeda
Dia 27
Maracatu Aurora Africana, na Av. Dois, 3 C, Vila Rica, Jaboatão dos Guararapes
Dia 31
Maracatu Nação Tupinambá, na Rua Araripe Junior, 39, no Córrego do Jenipapo
Dia 1 de fevereiro
Maracatu Almirante do Forte, na Estrada do Bongi, 1319, no Bongi
Dia 2 de fevereiro
Aurora Africana, Nação Tupinambá e Almirante do Forte, na Rua da Moeda
Dia 6 de fevereiro
Ensaio geral no Marco Zero
Fonte: JC Online
Fonte: JC Online
0 comentários:
Postar um comentário