sábado, 22 de setembro de 2018

PETISCOS DA MUSICARIA

Por Joaquim Macedo Junior



OS GRANDES MÚSICOS E COMPOSITORES DE NOSSA REGIÃO – ZÉ MANOEL

Zé Manoel: uma das grandes revelações da música brasileira


José Manoel de Carvalho Neto – Zé Manoel – é de Petrolina-PE, onde nasceu em 1980. Compositor, cantor e pianista lançou, em 2015, o elogiado disco “Canção e Silêncio”, com patrocínio do Natura Musical, produção musical de Carlos Eduardo Miranda e produção das bases adicionais de Kassin. Arranjos de orquestra de Fabio Negroni, Mateus Alves e Letieres Leite.

É considerado uma das gratas revelações da música pernambucana e brasileira. Zé Manoel estudou piano clássico com a professora Lúcia Costa, que lhe apresentou compositores como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Zequinha de Abreu, Chopin, Bach. Essa mistura de referências lhe aguçou o interesse pelas valsas, choros, tangos e lhe levou à música popular.


Água Doce – Álbum Canção e Silêncio – Zé Manoel


Aprendeu harmonia ouvindo Tom Jobim, standards de Jazz e tocando na noite. Aos 13 anos, foi recebido com surpresa pelos jurados do concurso para escolha do hino do centenário de Petrolina, presidido pelo também petrolinense Geraldo Azevedo, onde chegou até a final.

Por volta dos 18 anos, iniciou suas atividades profissionais fazendo piano bar. Em seguida, montou o grupo Chaleira Blues (com a cantora Camila Yasmine e o violonista e compositor Eugênio Cruz), onde iniciou as suas pesquisas sobre a música brasileira, especialmente a que foi produzida na década de 70.

Integrou, como acordeonista, a banda Matingueiros, além de acompanhar diversos artistas locais e de participar da banda dos musicais Pocket Shows do diretor de teatro Cássio Lucena.


Sol das Lavadeiras – Zé Manoel e Grupo Bongar


Em 2004, participou pela primeira vez do Festival Edésio Santos da Canção em Juazeiro – BA, onde foi premiado com a segunda colocação. Nesse mesmo festival, voltou a ser premiado com o terceiro lugar por 2 vezes e primeiro lugar por 4 vezes, nos anos posteriores.

Em 2005, escreveu e acompanhou ao piano a música tema do evento ”Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido, da UNICEF”, cantada por um coral de 120 crianças num evento realizado na Ilha do Fogo, entre os estados de Pernambuco e Bahia, com a presença de representantes políticos, de comunidades e o embaixador da UNICEF no Brasil Renato Aragão, visando discutir projetos voltados para as crianças e adolescentes que vivem em situações de risco no semiárido brasileiro.

Em 2007, Zé Manoel muda residência para a capital pernambucana, onde inicia seus estudos acadêmicos na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no curso de Música – Licenciatura. Logo em seguida, sai em excursão no navio espanhol Sky Wonder, pela costa brasileira e uruguaia, onde atuou como pianista do quarteto de MPB Sobre As Ondas, liderado pelo cantor Gean Ramos.

Em 2009, grava o seu primeiro EP, homônimo, onde toca e canta suas próprias composições, com produção musical do também petrolinense radicado em Recife, Albérico Júnior.

Este trabalho lhe rendeu participações no projeto Observa e Toca Malakoff, no Festival RecBeat ambos em Recife, no Festival de Inverno de Garanhuns – PE e no festival Pré-Amp, que tem como premiação a gravação de um CD.

Com a premiação do Pré-Amp foi gravado o primeiro álbum do artista com as participações de músicos como Gilu Amaral da Orquestra Contemporânea de Olinda, Adelson Silva, baterista da Spok Frevo Orquestra do Grupo Bongar, Sergio Campelo do SaGrama, dentre outros, com produção de Carlinhos Borges e Albérico Júnior.


Quem não Tem Canoa Cai N’Água – Zé Manoel

Este disco também foi lançado no Japão pela editora Dessinne. A partir desse lançamento, várias portas se abriram para a carreira do pianista fora do estado e do Brasil.

Passou a integrar o casting da produtora francesa V.O. Music junto a artistas como Esperanza Spalding, Spok Frevo Orquestra, Milton Nascimento, Angelique Kdjo.

Participou como intérprete do álbum Beauty of The Night, do produtor alemão Meeco, junto a artistas como Eloisia (Nouvelle Vague), Joe Bataan, Jaques Morelenbaum, Freddy Cole, entre outros.

Teve duas músicas suas como parte da trilha sonora da série televisiva “Louco por Elas”, do diretor pernambucano João Falcão e lançou o Livro – CD infantil O Inventor do Sorriso, com o escritor Pernambucano Walther Moreira Santos, pela editora Melhoramentos.

Foi selecionado pelo edital Natura Musical 2013. Seu novo CD intitulado Canção e Silêncio (2015), quando contou com a presença do lendário Tutty Moreno.

O disco conta com arranjos do maestro baiano Letieres Leite, do pernambucano Mateus Alves e do carioca Fabio Negroni e tem as participações especiais de Juliano Holanda (Guitarra), Pupillo (Bateria), do percussionista Johann Brehmer e da cantora pernambucana Isadora Melo.

0 comentários:

LinkWithin