domingo, 23 de setembro de 2018

BIOGRAFIA REVELA A TRAJETÓRIA DO MULTIARTISTA MAURICIO TIZUMBA

Livro conta a história do ator, compositor, percussionista e cantor belo-horizontino

Por Márcia Maria Cruz 



Mauricio Tizumba investigou de onde vieram seus ancestrais. Ao participar do Projeto Brasil: DNA África, descobriu a origem deles: Camarões. A descoberta reforçou o desejo de contar a própria trajetória, que permite, ao mesmo tempo, reconstituir a história da presença dos negros em Belo Horizonte, sobretudo o candomblé e o congado, bem como traçar a luta deles por visibilidade no cenário artístico da capital.

A trajetória do multiartista é traçada em De Camarões: veredas de Mauricio Tizumba (Nandyala), biografia organizada por Elias Gibran e Pedro Kalil.

Pedro Kalil explica que o propósito não foi esgotar a história artística do biografado. “Queríamos que o texto se parecesse com Tizumba”, diz. A ideia de biografemas, conceito de Roland Barthes, permite que sejam apresentados eventos e momentos pontuais que ajudam a interpretar o conjunto de fatos da vida de Tizumba e suas realizações artísticas. “Barthes dizia que a biografia não serve para explicar a obra do biografado, mas momentos da vida podem ser simbólicos do que representa a obra”, afirma.

Na infância, Tizumba participou de programas de calouros na TV Itacolomi. Começou a tocar cavaquinho aos 12 anos. O livro mostra sua trajetória como crooner em bares em Belo Horizonte e momentos emblemáticos, como o ocorrido em 1979, quando ele venceu o Festival de Música Popular Brasileira realizado em Ouro Preto. Cantor, compositor e percussionista, ele fez teatro e cinema. O livro traz letras de canções, fotos e o certificado de ancestralidade informando que o artista descende do povo masa, mafa e kotoko, de Camarões. Também mostra sua profunda relação com o congado.


DE CAMARÕES: VEREDAS 
DE MAURICIO TIZUMBA
Org: Elias Gibran e Pedro Kalil
Editora Nandyala
224 páginas
R$ 30

0 comentários:

LinkWithin