sábado, 15 de setembro de 2018

PETISCOS DA MUSICARIA

Por Joaquim Macedo Junior


OS CLÁSSICOS E ERUDITOS DE NOSSA REGIÃO – INALDO MOREIRA
Inaldo Moreira


Falecido em 2017, aos 79 anos, o artista estava internado devido a um acidente doméstico, e faleceu após um quadro de infecção.

Inaldo iniciou sua formação musical aos 12 anos, estudando clarinete.

Com doutorado na França, foi professor de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mas nunca abandou o gosto pela música.

Após a aposentadoria, na década de 1990, ele passou a compor com muita frequência, criando mais de 400 obras, entre frevos, choros, valsas e arranjos sinfônicos.


Helielton Nascismento – Inaldo Moreira – Iris e su Tromba Chorona


O flautista Lucas Tiné, que conheceu o compositor nos corredores do Conservatório Pernambucano de Música, instituição que frequentava, embora não fosse professor de lá, lamentou o falecimento. “Ele era uma pessoa incrível, sempre animado, apresentando os discos que ele produzia sem patrocínio. Tenho certeza que só levarei lembranças boas dele”, declara o músico.

Com mais de 15 discos lançados de forma independente, Inaldo teve composições gravadas por nomes como Maestro Spok, Fernando Müller e Coral Edgard Moraes, além de vários blocos carnavalescos. No terraço de sua casa, no bairro do Cordeiro, ele criou a Praça do Choro.


No espaço, recebia diversos representantes do gênero musical em saraus esporádicos. Inaldo deixou três filhos: o jornalista Iúri Moreira e as musicistas Maíra e Moema Macêdo, que são irmãs gêmeas e fazem doutorado em Música em Portugal.

0 comentários:

LinkWithin