domingo, 8 de julho de 2018

APÓS 58 ANOS, RÁDIO FREI CANECA ESTREIA PROGRAMAÇÃO AO VIVO VOLTADA PARA MÚSICA PERNAMBUCANA

A emissora pública, educativa, cultural, democrática e inclusiva vai valorizar a produção artística e os ritmos locais

Por Marina Simões 


Nice Lima e Patrick Torquato são locutores da programação ao vivo da rádio. 


A megalomania pernambucana alimentada pelo nosso bairrismo ganha um novo capítulo. A rádio Frei Caneca (105.5 FM), que estreou programação ao vivo na quinta-feira (28), é a emissora pública municipal, educativa, cultural, democrática e inclusiva, e com intensa programação completamente voltada para toda a efervescência cultural do estado. A partir desta sexta-feira, a rádio passa a operar com cinco horas diárias de conteúdo próprio ao vivo. 

A comunicadora Nice Lima apresenta o programa Salada Pop, que trará notícias, entrevistas e música, de segunda a sexta, das 14h às 16h. Na estreia, ela recebe Mariana Reis e Débora Brito que divulgam a campanha de apoio financeiro para o longa Hixikanwe - estamos juntas, um projeto de documentário que será filmado em Moçambique, e reflete sobre a construção do ser mulher negra. Com locução do curador Patrick Torquato, a rádio estreia também a Revista Difusora, um programa de variedades que terá música e entrevistas, de segunda a sexta, das 16h às 19h. O apresentador recebe hoje no estúdio o guitarrista Benke Ferraz, da banda Boogarins, e a coordenadora de música da Fundarpe Andreza Portella, para comentar a programação do Festival de Inverno de Garanhuns. A Frei Caneca terá ainda conteúdos como o programa Batucada, aos domingos, com apresentação de Iara Lima, voltado para o samba, e as colunas como Papo de Artista e Circulando, sobre a cena cultural e a agenda da cidade. 

Após 58 anos de espera, a Prefeitura do Recife colocou a rádio oficialmente no ar durante cerimônia, ontem, no Paço do Frevo, que contou com a presença do prefeito Geraldo Julio e outras autoridades. Segundo Patrick Torquato, gerente de programação, a Frei Caneca foi concebida para contemplar todas as cenas da música pernambucana e ser plural, diversa e representativa. “O melhor caminho foi discutir isso com a sociedade. Desde 2014, com a participação do Conselho de Cultura e da população, a gente vêm discutindo o que a cidade deseja e os buracos que as outras emissoras deixam. Queremos que a Frei Caneca inclua conteúdo de música, cultura, educação, cidadania e tenha compromisso com a democracia”, explica. O evento contou com o dueto de Isaar e Amaro Freitas, MC Bione e Silvério Pessoa e o poeta e cantador Clécio Rimas.

Por meio de editais públicos, outros 14 programas foram selecionados para fazer parte da grade da Frei Caneca, e começam a ir ao ar a partir de julho. Serão três programas infantis (Rádio Matraquinha, de Mariane Bigio; Cantando e brincando nas ondas do rádio, de Ilana Ventura e Programa Palavras no Ar, de Márcia Souza e Cruz) e ainda projetos sobre rock, música popular, cinema e conteúdo voltados para os direitos humanos e a cidadania. Cada projeto terá em média uma hora de duração e será veiculado uma vez por semana dentro da programação da rádio. 


História
O projeto da Frei Caneca, emissora pública de rádio, foi uma iniciativa do ex-vereador Liberato Costa Junior, aprovada em 1960. O político faleceu em 2016, antes do projeto sair do papel. A rádio foi criada pela Lei Municipal nº 6511, em 8 de novembro de 1960, e começou dar os primeiros passos em fevereiro de 2014. A antena, torre e transmissor estão instalados no Compaz do Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife, enquanto a equipe responsável pelo desenvolvimento da programação está instalada no Paço do Frevo, no Bairro do Recife. A rádio começou a operar de forma experimental há quase dois anos. 


Programas:
Salada Pop, por Nice Lima
Notícias, entrevistas e música 
Segunda a sexta, das 14h às 16h

Revista Difusora, por Patrick Torquato
Programa de variedades com músicas, entrevistas e agenda cultural da cidade
Segunda a sexta, das 16h às 19h

Batucada, por Iara Lima
Voltado para o samba com artistas consagrados e novos talentos de Pernambuco e do Brasil. Domingos, das 10h ao meio-dia


Colunas:
Papo de Artista e Circulando 
Entrevistas com representantes de diversas linguagens artísticas, dicas e comentários sobre a cena cultural do Recife

0 comentários:

LinkWithin