terça-feira, 20 de setembro de 2016

ALCEU, ELBA E GERALDO CELEBRAM 20 ANOS DO GRANDE ENCONTRO

Desta vez, sem Ramalho, os três chegam ao Recife em dezembro

Por José Teles


Geraldo, Elba e Alceu no reencontro para o Grande Encontro


"Na noite de anteontem Botafogo tornou­se capital honorária do Nordeste. Tudo porque Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Alceu Valença promoveram a primeira apresentação carioca do show o Grande Encontro", dizia a abertura da matéria do Jornal do Brasil, de 18 de julho de 1996, sobre a estreia do espetáculo que volta aos palcos, celebrando duas décadas, porém desta vez como um trio, com Elba, Geraldo e Alceu: "Se fosse com o Zé seria muito mais forte, e mais emblemático. Elba falou com ele, outras pessoas falaram, mas Zé não queria mais nem tocar nesse assunto, diz que é um projeto acabado para ele, um ciclo da vida que já passou", conta Geraldo Azevedo, em entrevista por telefone.

O Grande Encontro já teve uma segunda edição, naquela vez sem Alceu Valença. Os únicos que participaram de todos foram Geraldo Azevedo e Elba Ramalho. Porém Geraldo Azevedo parece ser o catalizador do encontro entres este músicos que renovaram a música nordestina e brasileira a partir dos anos 70. Em setembro de 1975, ele e Zé Ramalho, na época morando no mesmo prédio, no Leblon, montaram o show Duetos, com o qual viajaram pelo Brasil e fizeram duas apresentações, de casa cheia no Canecão. Gravadoras, entre elas a Som Livre e a Virgin, se interessaram em lançar o disco do registro do show no Rio, mas não se chegou a um acordo. O show continua inédito.

Dueto deixou folhas e frutos: "Fizemos várias cidades do Brasil. Quando fizemos no Canecão. Alceu e Elba foram assistir, depois foram conversar, e conversa continuou e o Grande Encontro surgiu daquele dueto". Na época eram 80 anos de carreira entre os quatro, o repertório chegou a alongar-­se por três horas e 45 músicas, mesmo assim foi um sucesso sem precedentes para os quatro que chegaram ao Recife vindo de cidades do interior de Pernambuco e da Paraíba:

"Alceu já me conhecia por me assistir no Recife, eu tinha um programa de TV também, ele viu meu programas algumas vezes. Mas nos conhecemos no Rio em 70, em 72 já estávamos fazendo um disco. Conheci Elba em 1974, ou 75 por aí, numa peça, em que ela era atriz e eu fazia música. A Chegada de Lampião no Inferno, de Luiz Mendonça. Terminou que depois desta peça ficamos muito amigos, chegamos a morar juntos. Tinha saído de um casamento. Moramos juntos uns três anos. Mas não éramos namorados, só amigos. A gente mais ou menos começando, um ajudava o outro. No primeiro disco meu, ela faz coro, ela e Alceu. De tudo isso ficou uma grande amizade".Zé Ramalho, primo de Elba, Geraldo e Alceu conheceram durante as filmagens de A Noite do Espantalho, dirigido por Sérgio Ricardo, em Fazenda Nova (PE).


NOVO ENCONTRO

O novo Grande Encontro surgiu mais uma vez de um dueto, desta feita entre Geraldo Azevedo e Elba Ramalho: "Comecei a fazer, em 2014, um projeto com Elba chamado Encontro Inesquecível. Fizemos 20 shows. Então Luiz Niemeyer, era o diretor RCA na época do Grande Encontro, sugeriu que fizéssemos novamente. Alceu queria botar uma pessoa no lugar de Zé Ramalho, mas aí achei que não seria o Grande Encontro. A gente, eu e Elba, tínhamos feito já um Grande Encontro sem Alceu e com Zé. Acho que o grande encontro somos Eu e Elba, porque fizemos uma vez sem Alceu, e agora sem Zé Ramalho. Mas o bom disto tudo, é que Alceu estava a fim de voltar, Acho que é uma coisa muito forte fazer show com Alceu de novo, mesmo sem o Zé".

Em 1996, os quatro reuniram­-se celebrando carreiras que chegavam a duas décadas de Rio de Janeiro, portanto, de Brasil. Quarenta anos depois as mudanças foram mais radicais do que se imaginava na época: "De lá para cá surgiu, por exemplo, a Internet, coisas que deram outra dimensão à carreira da gente. Mas o não mudou é que, depois deste tempo todo, sou cobrado onde vou pela volta do Grande Encontro. Acho que eles também. O Grande Encontro vai haver de novo? A eterna pergunta. Acho que a gente está fazendo agora com mais grandeza. O tempo nos deu muito mais experiência, e por ser um show com banda, ficou bem mais um grande espetáculo, não mais uma cantoria. Na primeira vez eram só violões. Antes cada um cantava sua música, numa ou outra tinha participações, eu fazia umas duas com Elba. Agora é mais todo mundo cantando juntos" comenta Geraldo Azevedo sobe o show que estreia dia 17 de setembro, no Metropolitan no Rio, com ingressos esgotados, e aterrissa no Recife em dezembro.

0 comentários:

LinkWithin