quinta-feira, 22 de setembro de 2016

EM NOVO DVD, A BANDA PEQUI CONVIDA JOÃO BOSCO E NELSON FARIA

Em seu segundo DVD, o bem-sucedido projeto de extensão e cultura da Escola de Música da Universidade Federal de Goiás (UFG) busca suplantar as adversidades com muito trabalho, talento e parceiros pra lá de especiais.

Por Bruno Negromonte


Resultado de imagem para BANDA PEQUI E JOÃO BOSCO


Neste nefasto e degradante cenário musical que a mídia insiste em nos vender diariamente através dos mais diversos meios, há projetos que não podem deixar de ser propagados e enaltecidos sempre que possível. Como é de praxe, o Musicaria Brasil busca insensatamente confirmar que o pulso firmemente ainda pulsa nos mais recônditos lugares existentes em nosso país através das mais obstinadas figuras que dedicam tempo, talento e perseverança afim de alcançar esse propósito. São nomes que muitas vezes dedicam uma vida inteira em busca de oferecer aquilo que tem de melhor em seu ofício. Uma arte genuína, carregada de emoção e sentimento, que traz como estampa maior a verdade naquilo que faz. Esse tipo de contexto acaba por propiciar situações onde a música de qualidade não esmorece. São anônimos e incansáveis nomes que não vivem em busca do conhecimento dos grandes meios, pois se dão por satisfeito em apenas, de modo perseverante, executar aquilo que acreditam. Uma verdade muitas vezes herdada através de gerações por conta das tradições da cultura popular presentes nos mais inóspitos rincões existente em nosso país, o que acaba por nos fazer acreditar na teoria de que são esses aguerridos nomes, que vivem em defesa do que acreditam, que servem como força-motriz para a produção daquilo que resta (ou que ainda podemos chamar) por música de qualidade existente Brasil. Advindos dos mais distintos contextos existente do norte ao sul do país, faz-se necessário e fundamental a divulgação para além do trivial, pois levando-se em consideração não apenas a diversidade cultural, mas também a extensão territorial do nosso país é de se imaginar que o grande motor para aquilo que temos por cultura de qualidade vem da expressividade de contextos como o maracatu, as cavalhada, as congadas, da folia de Reis, marujadas e tantos outras. É como nos deixou registrado o folclorista, professor, historiador e jornalista Câmara Cascudo"Cultura popular é a que vivemos. É a cultura tradicional e milenar que nós aprendemos na convivência doméstica. A outra é a que estudamos nas escolas, na universidade e nas culturas convencionais pragmáticas da vida (...)."



Fugindo das regras mercadológicas tão em voga na cultura musical brasileira atual, e buscando abarcar as teorias do folclorista potiguar antes citado, existem inúmeros contextos em nosso cenário, e no caso da música, a coisa não se faz diferente como podemos observar a partir dos mais distintos exemplos, como é o caso dessa turma advinda lá do centro-oeste do país, e que traz já em seu nome uma forte identidade com a região, pois foi batizada a partir de uma fruta nativa encontrada no bioma existente naquela paisagens. Surgido a partir de um projeto de extensão e cultura da Escola de Música da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pequi vem ao longo de quase duas décadas de existência buscando não apenas propagar a boa música brasileira a partir da releitura de grandes compositores, mas também buscando fazer a sua parte para o bom cenário de nossa cultura através de canções próprias e arranjos imbuídos de originalidade ao longo desse tempo de existência como vem sendo possível atestar a partir de registros como o álbum "Banda Pequi, Leila Pinheiro e Nelson Faria" e o DVD homônimo ao nome da banda lançado em 2006Agora, uma década depois, a Pequi volta ao mercado audiovisual com o DVD João Bosco, Banda Pequi e Nelson Fariaprojeto que reitera a qualidade dos músicos envolvidos e o compromisso do imprescindível maestro Jarbas Cavendish (regência, coordenação e direção musical) em prezar por características que buscam aliar uma didática musicalmente eficiente em favor da qualidade. Talvez seja por essa perseverança que o som da Pequi tem ecoado de modo cada vez mais longínquo, propagando a boa música instrumental produzida ali, em uma região aparentemente inóspita à boa música popular brasileira, Brasil a fora.

Resultado de imagem para BANDA PEQUI E JOÃO BOSCO
Com um repertório que busca enfatizar a participação do cantor e compositor mineiro João Bosco a partir de composições como "Linha de passe(João Bosco - Aldir Blanc - Paulo Emílio), "Quando o amor acontece(parceria de Bosco com o carioca Abel Silva), "Jade" (única canção no projeto assinada apenas por Bosco), "Toma lá da cá", "Corsário", "Bala com bala e "Incompatibilidade de gênios" (toda de autoria da dupla Aldir Blanc e João Bosco. O disco ainda apresenta "Girando em torno do sol", canção de autoria de Jarbas Cavendish com os arranjos sob o cuidado de Bruno Rejan entre outras de relevantes compositores que ao longo do século XX escreveram em definitivo os seus nomes na história da música popular brasileira como é o caso da dupla Aloysio de Oliveira Tom Jobim que assinam o clássico "Inútil Paisagem", outra canção da lavra de Tom, só que desta vez em parceria com Vinícius de Moraes é "O morro não tem vez" e para findar a presença dos grandes compositores brasileiros "Manhã de carnaval" assinada por Luiz Bonfá e Antônio MariaTodas essas faixas vêm sob uma roupagem que preza a força e o talento da big band, assinadas por "estilistas" de peso como é o caso do arranjador e instrumentista Nelson Faria e do já citado  Bruno Rejan.

Com a captação de imagens feito pela TV Ufg sob direção de Michael Vallin o DVD ainda conta com outros nomes que acreditam na redenção da boa música popular brasileira a partir de trabalhos como este. É o caso de Antonio CardosoBruno PereiraNivaldo JuniorManassés Aragão (trompetes-flugels); Diego Amaral, Fábio Oliveira e Noel Carvalho (percussões); Jader Steter (bateria); Bruno Rejan (baixo elétrico-acústico); Luiz Fagner, André Luiz, Marcos Paulo, Pedro Henrique (trombone) e os saxofones e flautas executados por Anastácio Alves, Antônio Alves "Foka", Everton Loredo, Juarez Portilho e Marcos Lincoln, nomes que investiram sonhos, suor e seus respectivos talentos não apenas na realização de um projeto, mas na concretização de algo maior, que por circunstâncias diversas acabou ao  longo de uma década e meia saindo do plano da mera pretensão para uma realidade onde se faz possível não apenas atestar que a proposta inicial vem sendo brilhantemente cumprida pautada em aspectos como talento e alegria por parte de todos os envolvidos. A Pequi trata-se sem dúvida de uma realização que ganhou, de modo natural, uma força maior que a proposta de atuar como centro de formação específica na música popular brasileira, com aplicação predominantemente na prática instrumental. Entre os cascalhos culturais existentes na atual conjuntura brasileira, com amor e perseverança Jarbas Cavendish vem conseguindo escreve de modo ímpar a sua história não apenas no contexto musical do centro-oeste (uma região aparentemente inóspita para o tipo de música a qual se aventurou difundir) ao encontrar pequenas e talentosas pepitas de ouro sob a alcunha de alunos. Sorte nossa!



Maiores informações

Site Oficial - https://bandapequi.emac.ufg.br/

Facebook (Página) - https://www.facebook.com/BANDA-PEQUI-1378508709042934/

0 comentários:

LinkWithin