terça-feira, 7 de abril de 2020

LENDO A CANÇÃO

Por Leonardo Davino*




Onde você mora

Mais do que servir como exemplo para aulas de Português - devido ao uso de "onde", aonde", "Daonde" - essa canção marcou a trajetória da banda Cidade negra. Lançada no disco Sobre todas as forças (1994), "Onde você mora", de Nando Reis e Marisa Monte, continua embalando muitas festas.
Aliás o reggae tropical-brasileiro deve muito à sonoridade do Cidade Negra, banda que, ano após ano, reinventando-se, como a própria história da canção popular, instaura alegria e consciência com os extratos da negritude, principalmente jamaicana.
Juntos, e com um som que une Negril a Floripa, os meninos (erês) da banda, de fato, impuseram uma nova forma de cantar o reggae: mais alegre (com a consciência leve) e menos panfletário (a vida ensina e o tempo traz o tom). Sem perder de vista o pensamento (a reflexão existencial) que acompanha o ritmo importado, mas, ao mesmo tempo, tão nosso.
"Onde você mora", com um sujeito que se arrepende de ter deixado o outro, ter negado alguém que só carinho pediu, reflete bem o amor eternizado pelo canto (de retorno) da vida e da esperança, que nasce como um girassol amarelo no coração de quem faz a guerra.
O som solar do Cidade negra é o médium tranquilo e preciso para levar a mensagem direto ao seu destinatário. Um amor que não se pede, que não se mede, que não se repete merece a tal melodia luminosa.
E a certeza da volta é tão grande, a força criada pelo acompanhamento melódico é tão imperativa e convincente, que o sujeito não tem dúvidas: "cê vai chegar em casa eu quero abrir a porta".
No entanto, ainda na espera, há um sutil movimento cíclico, um leve desespero, afinal o sujeito não sabe onde o outro estar: é aqui que a canção cumpre seu papel: chegar onde o sujeito não vai, porque não sabe onde é.


***

Onde você mora
(Nando Reis / Marisa Monte)

Amor igual ao teu
Eu nunca mais terei
Amor que eu nunca vi igual
Que eu nunca mais verei

Amor que não se mede
Amor que não se pede
Que não se repete

Cê vai chegar em casa
Eu quero abrir a porta
Daonde você mora
Aonde você foi morar

Não quero estar de fora
Aonde está você
Eu tive que ir embora
Mesmo querendo ficar
Agora eu sei

Eu sei que eu fui embora
Agora eu quero você
De volta pra mim




* Pesquisador de canção, ensaísta, especialista e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em Literatura Comparada, Leonardo também é autor do livro "Canção: a musa híbrida de Caetano Veloso" e está presente nos livros "Caetano e a filosofia", assim como também na coletânea "Muitos: outras leituras de Caetano Veloso". Além desses atributos é titular dos blogs "Lendo a canção", "Mirar e Ver", "365 Canções".


0 comentários:

LinkWithin