sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

ROBERTO LUNA, 90 ANOS




Roberto Luna nasceu na cidade de Serraria,Paraíba, no dia 1º de dezembro de 1929. estudou na cidade de Campina Grande,onde fez os cursos primário e secundário.

Em 1945, mudou-se com afamília para o Rio de Janeiro. E trabalhou como caixa, de uma empresaimobiliária.Depois trabalhou em teatro, após ter estudado com o diretor Ziembinsky. Foi apresentado a Chianca de Garcia e queria trabalhar como cantor,mas conseguiu só uma vaga de divulgador da Companhia Teatral.Mas em fins de1940, já apresentava-se como crooner em boates cariocas. O locutor AfrânioRodrigues foi quem o batizou com o nome de Roberto Luna, e assim ele ficoupara sempre.Em 1951 já começou a se apresentar na Rádio Guanabara. Passou depois para a Rádio Globo.

Em 1952, lançou seu primeiro disco, cantando obolero”Por Quanto Tempo?”e o samba-canção;”Linda”. Em 53,gravou os sambas;”Minha Casa Ë Meu Chapéu”. E no mesmo anogravou”Hás de Lembrar”. Foi nesse ano contratado para a Rádio Clubee ganhou um programa:” Audições Roberto Luna”. Em 54, gravou obolero:”Contigo”; e o samba-canção “Você”. Em 55, gravou”Roga por Nós”, “Folhas Soltas”e “FalsasPalavras”. Em 56, gravou:”O Pior dos Homens”; “Pois Ë.”;..”:É Tão Tarde”. Em 57,gravou;”Vergonha”;”Taberna”;”Se Todos Fossem Iguais aVocê”. Em 58 gravou”Serenata do Adeus”;”Castigo”;”Por Causa de Você” Em 59 , gravou;”Hino aoAmor”e “Arrependimento”: “Longe de Ti”. Em 60,gravou:”Rotina”e “Onde Está o Amor”.

No mesmo ano gravou desua autoria:”Suplício da Saudade”; e de LupicínioRodrigues”:Exemplo” Em 61, gravou:”Ninho Antigo”;”Fingimento”;”Adiós, Pampa Mia”;”Falemos comTernura”; “Tangos famosos”; “O Dia em que meQueiras”.Em 1964, gravou o LP:”Os Grandes sucessos de Roberto Luna”.Em 65:”O Luna que eu Gosto”; “Tudo ËMagnífico”;”Senhor Saudade”.

Nos anos 70, Roberto Luna passou aapresentar-se só em boates, chegando a ser proprietário de uma delas.Em 72,lançou pela Chantecler o LP “Roberto Luna”

Em 1990, teve todo o repertóriorelançado pela RGE em CDs.


Fonte: Pró-TV

0 comentários:

LinkWithin