segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

A ORIGEM DO SAMBA, RITMO TIPICAMENTE BRASILEIRO

Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba é originário dos antigos batuques trazidos pelos africanos

Por Débora Silva


Considerado o gênero musical tipicamente brasileiro, o samba, surgido no Brasil, deriva de um tipo de dança, de raízes africanas. Possui origem afro-baiana, descendente do lundu utilizado nas festas dos terreiros entre umbigadas e pernadas de capoeira.

O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambor, surdo, timbau, pandeiro, dentre outros) e acompanhados por violão e cavaquinho. O gênero musical sempre cresce e se reinventa: samba-canção, samba de breque, samba de roda, samba-enredo e samba rock são alguns de seus derivados.

Uma das características originais do samba inclui a dança acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, base do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano. Em 2004, o samba de roda do recôncavo baiano foi registrado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); em 2005, foi proclamado Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.


Qual é a origem do samba?

A origem do samba registra uma grande e forte mistura de ritmos e tradições presentes no Brasil. Melhor do que nos perguntarmos “Qual é a origem do samba?”, seria fazermos o seguinte questionamento: “Quais são as origens do samba?”.

Os primeiros registros do samba de roda datam dos anos 1860. De acordo com historiadores da música popular, o samba de roda baiano é uma das fontes do samba carioca. O samba é originário dos antigos batuques trazidos pelos africanos e, aos poucos, os ritmos do batuque foram incorporando elementos de outros tipos de música, especialmente no cenário do Rio de Janeiro do século XIX.

Ao longo do século XX, o samba carioca veio a tornar-se um símbolo de brasilidade. A sua origem remete à migração de negros baianos para o Rio de Janeiro ao final do século XIX. As tias baianas, como tia Amélia, tia Perciliana e tia Ciata e seus filhos, Donga e João da Baiana, desempenharam papéis importantes na fase pioneira do samba do Rio de Janeiro.

O primeiro samba gravado em disco no Brasil foi “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida, em 1917. O ritmo foi chegando ao mercado fonográfico aos poucos, até se popularizar com o surgimento do rádio e ser abraçado pela classe média.

No início do século XX, importantes compositores como Ernesto Nazareth, Noel Rosa e Cartola legitimaram o samba na cultura oficial brasileira. O samba de roda baiano também continuou sendo uma das referências do samba do Brasil, presente nas obras de compositores como Caetano Veloso, Dorival Caymmi e João Gilberto.


Dia do Samba

Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba também tem um dia para ser celebrado. O Dia do Samba é comemorado nacionalmente em 2 de dezembro e foi criado em homenagem a Ary Barroso.

0 comentários:

LinkWithin