quarta-feira, 21 de agosto de 2019

DENIS BRIAN, 50 ANOS DE SAUDADES

O campineiro Augusto Duarte Ribeiro, nascido em 1917, descobriu o dom musical com os colegas do Colégio Ateneu Paulista

Por Janete Trevisani



O campineiro Augusto Duarte Ribeiro, nascido em 1917, descobriu o dom musical com os colegas do Colégio Ateneu Paulista, mas achava que seu nome de batismo tinha mais a ver com uma empresa de secos e molhados do que com o mundo artístico. Por isso, mais tarde, escolheu o pseudônimo de Denis Brean para suas composições. Quando ainda morava em Campinas, fazia parte do Conjunto do Duarte. Em 1934, o grupo participou e venceu um concurso musical na Festa da Uva, de Jundiaí. Resultado: com o dinheiro do prêmio, Brean mudou-se com a família para São Paulo. Começou a estudar direito e depois escolheu o jornalismo esportivo como profissão. Suas primeiras composições fizeram muito sucesso, como Boogie Woogie na Favela, gravada por Ciro Monteiro. Na década de 40, Brean conheceu Oswaldo Guilherme, também jornalista e compositor de Campinas, e com ele fez uma parceria musical sólida. A dupla compôs Franqueza, Conselho e Raízes, gravadas por Nora Ney e Maysa. Com o passar dos anos, a canção Bahia com H foi gravada por vários artistas, como Francisco Alves, João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Paulinho Nogueira. Brean morreu em 16 de agosto de 1969.


TRAJETÓRIA

_ Foi Denis Brean quem lançou Hebe Camargo na Odeon.

_ Trabalhou nos jornais A Gazeta Esportiva, Última Hora e Diário de São Paulo.

_ Em 1950, compôs, com Raul Duarte, a toada Marrequinha, gravada por Isaura Garcia.

_ Em 1958, um único disco, Brasil Campeão do Mundo, com músicas sobre a Copa do Mundo, produzido em 24 horas, pois dependia da vitória do Brasil para sua criação, foi entregue a todos os jogadores, comitiva, radialista e jornalistas em chegada a São Paulo no Aeroporto de Congonhas.



LETRA


Franqueza

Você passa por mim e não olha
Como coisa, que eu fosse ninguém
Com certeza você já esqueceu
Que em meus braços já chorou também
Eu não ligo, porém, ao seu modo
Isto é próprio de quem é infeliz
Que mostrar que não sente saudade
De um passado que foi tão feliz
Se eu quisesse eu podia dizer
Tudo, tudo que houve entre nós
Mas pra que destruir seu orgulho
Se eu até já esqueci sua voz
De uma coisa eu tenho certeza
Foi o tempo quem me confirmou
Seus melhores momentos na vida
Nos meus braços você desfrutou
Denis Brean e Oswaldo Guilherme

0 comentários:

LinkWithin