terça-feira, 16 de abril de 2019

LENO AZEVEDO, LEGADO DA JOVEM GUARDA NOS PALCOS DO BRASIL – PARTE 02

Matéria em homenagem aos 70 anos do artista

Por Lino Tavares



A Volta de “Leno e Lilian”

Em 1972, volta a cantar em dupla com Lilian, algo que perdurou até 1974, período em que gravaram dois LPs, o primeiro dos quais, produzido por Leno, tendo a parceria do “Maluco Beleza”, Raulzito, nos vocais e na guitarra, em músicas como “Deus é Quem Sabe”, “Objeto Voador”, “Um Drink ou Dois”.
O segundo LP do Duo refeito Leno e Lilian foi lançado em 1973, contendo os sucessos “Amantes de Verão” e “A Tarde Em que Te Amei”. De volta à carreira solo, em 1974, quando a Dupla se desfez pela segunda vez, Leno volta a fazer parceria com Renato, ocasião em que o grupo grava “Só Por Causa de Você”, e lança seu novo sucesso “Flores Mortas”, ‘emplacando’ mais um primeiro lugar nas paradas’, com forte apelo de natureza social, denunciando problemas como a especulação imobiliária e a queda de qualidade de vida nas grandes cidades, bem como as questões ambientais.



Experiências na TV e no Exterior

Provando sua versatilidade artística, Leno revela sua vocação de comunicador assumindo o papel de apresentador do programa Rock Concert, da TV Globo, que tinha como base de seu conteúdo a veiculação de novidades musicais do ‘hit parade’ dos Estados Unidos e da Inglaterra. Com uma postura de palco e uma expressão vocal de elevado gabarito, atraiu muitos espectadores.
Depois de viver novo sucesso, em 1978, com o lançamento de um compacto duplo tendo como destaque a música inédita “Mudanças e Feitiço”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, permaneceu no Brasil até o final da década de 1970, quando foi morar em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde atuou como instrumentista ao lado do baterista Jim Keltner e Moacir Santos, além de outros nomes de destaque, chegando a gravar um compacto com Ruby Tuesday (Jagger-Richards), em gravação precursora do solft-rock com a bossa-nova, que teve excelente execução nos Fms de Los Angeles. Na cidade americana iniciou a gravação do LP “Encontros no Tempo”, que concluiu no Rio de Janeiro, após sua volta ao Brasil em 1981.



A Nova Era no Brasil

No seu retorno ao país, vivencia uma nova era, passando a se interessar pela bossa-nova e ritmos nordestinos, contando com a participação de artistas do gênero como Sérgio Dias, Jackson do Pandeiro, Robertinho de Recife e Antonio Adolfo. Três anos depois, marca presença na novela da Globo “Livre Para Voar”, com a música de sua autoria “Rosa de Maio”, tema do personagem vivido por Carla Camurati .
Leno participa em 1994 do projeto Academia Brasileira de Música, da Columbia/Sony Music, com o disco Brasil Jovem Guarda, recheado de grandes sucessos. Abre seu próprio selo, em 1995, para remasterizar e lançar em CD seu inédito “Vida e Obra de Johnny McCarney”, cujas fitas que o continham haviam sido descobertas nos arquivos da Sony. Entre suas premiações como cantor e compositor, Leno foi contemplado com um disco de Platina, concedido pela Polygram, em decorrência de suas regravações solo de clássicos como “A pobreza” e “Ritmo da chuva”. Mesmo percorrendo estradas solo, Leno e Lillian têm realizado apresentações conjuntas em várias oportunidades, tanto em programas de televisão como em shows comemorativos da “Jovem Guarda”, dividindo palco com antigos colegas dos áureos tempos. Da Gravadora Leno. fluíram destacados CDs, tais como “Antologia 1972-1973 (Leno e Lilian), Matéria Prima, com participação de Lilian, Renato e Seus Blue Caps, Pedro Paulo e Fevers.



“Leno & Lillian” do Século 21

Mais de quatro décadas depois do sucesso absoluto em carreira solo, Leno Azevedo e Lilian Knapp reedidam pela terceira vez a bem sucedida parceria, contemplando o Brasil com o ressurgimento dessa Dupla que deixou saudade nas Jovens Tardes das décadas de 60 e 70.
Trata-se de um acontecimento altamente significativo inserido no contexto comemorativo dos 50 Anos da “Jovem Guarda”, que acontecerá na Virada Cultural de São Paulo, a realizar-se a partir das 18 h do dia 20, prolongando-se até às 18 h do dia 21 deste mês, em um palco montado na Avenida São João. Além do histórico reencontro dos famosos parceiros dos “Anos dourados”, o evento terá a participação de outros artistas consagrados, entre os quais, já confirmados, destacam-se Martinha, Vanusa, Golden Boys, Paulo César Barros e Banda.


Contato com Leno Azevedo

0 comentários:

LinkWithin