terça-feira, 9 de abril de 2019

LENDO A CANÇÃO

Por Leonardo Davino*



O que é canção? Márcia Nascimento

Márcia Nascimento


- O que é canção para você?
Só me foi possível construir uma resposta, através de uma pequena analogia. Uma canção é um encontro, uma amizade. Amizade que traz palavras, aconchego, inquietações... Há momentos nos quais essa presença torna-se imprescindível. Por vezes é presença que se perde no tempo e que se acende rápido, nas primeiras notas ou versos que dela se escute. Deste modo me relaciono com as canções que escrevi, as que interpreto e aquelas com as quais, simplesmente, me deleito. Para além, não costumo ser amiga de quem não gosto.

- De onde vem a canção?
Vem lá, do mesmo lugar da inspiração... "Vem da transpiração" (AlziraE / Itamar Assumpção).

- Para que cantar?
Porque navegar é preciso!

- Cite 3 artistas que são referências para o seu trabalho. Por que estes?
Rosinha de Valença, Baden Powell, Eric Clapton (um guitar man que tornou-se cantor) são referências mais óbvias, porque sou violonista e cantora. Mas penso que o trabalho que faço hoje é decorrência de muitos processos profissionais/existenciais e, por isso: Victor Assis Brasil, Lucinha Turnbull e a dupla Luhli e Lucina são minhas referências fundamentais.
O primeiro show de música que assisti na vida foi Victor Assis Brasil Quarteto, no teatro da Galeria (RJ), 1973\74 (?!). Lembro das botas do Victor fazendo no chão a contagem, o silêncio, e... A MÚSICA! O JAZZ! 
Em 1977(?!), no show Refestança (Maracanãzinho-RJ), vi pela primeira vez uma mulher tocando guitarra: Lucinha Turnbull!!! Em 1979, com certeza (!), no teatro do colégio Bennett (RJ), assisti Luhli e Lucina. Lá, para além da música, toda a atmosfera, a harmonia, a beleza, o calor dos tambores, os violões, o afeto e, para além, a música! Toco violão desde a infância, mas naquela noite ficou claro que, se pudesse, faria minha vida com música.





* Pesquisador de canção, ensaísta, especialista e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em Literatura Comparada, Leonardo também é autor do livro "Canção: a musa híbrida de Caetano Veloso" e está presente nos livros "Caetano e a filosofia", assim como também na coletânea "Muitos: outras leituras de Caetano Veloso". Além desses atributos é titular dos blogs "Lendo a canção", "Mirar e Ver", "365 Canções".

0 comentários:

LinkWithin