segunda-feira, 15 de abril de 2019

LENO AZEVEDO, LEGADO DA JOVEM GUARDA NOS PALCOS DO BRASIL – PARTE 01

Matéria em homenagem aos 70 anos do artista

Por Lino Tavares

























Leno Azevedo, que carrega em sua bagagem de sucessos um currículo assinalado por carreira solo e em dupla, teve início nos ‘anos dourados’ da música brasileira e internacional, representados por movimentos épicos como a Era Beatles e a Jovem Guarda, da qual é representante com composições e interpretações que marcaram época, sendo até hoje aplaudidas no rádio e na TV, bem como nos shows de palco, pelo país afora. Girleno Wanderley Azevedo, artisticamente conhecido como Leno, nasceu em Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde viveu até os 5 anos, quando mudou-se com a família para o bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, tendo vivido sua infância e parte da adolescência em outras cidades brasileiras, tais como Belém do Pará, Recife e Campo Grande, capital do atual estado de Mato Grosso do Sul. Essa fase itinerante de sua vida deveu-se ao fato de ser filho de militar, carreira que pressupõe constantes transferências domiciliares.


O Despontar Artístico

De volta a Natal, formou aos 14 anos, com colegas de ginásio, o grupo The Shouters, considerado por muitos como a primeira banda de rocck do Nordeste.

A inspiração do grupo, no qual Leno atuava como vocalista e guitarra base, veio da famosa banda The Beatels de “Twist and Shout”. Sua parceira musical com Lillian Kanpp, vizinha de infância, ocorreu após reencontrá-la, em março de 1965, no Rio de Janeiro, época em que teve suas composições “O disco voador” e “S.O.S” gravadas no Lp “Você me acende”, pelo grande ídolo Erasmo Carlos, que despontava na época com a trepidante “Festa de arromba”, líder absoluta nas paradas de sucesso do país.


O Sucesso em Dupla


A dupla Leno e Lilian, fadada ao sucesso em meio à explosão musical do ‘fenômeno’ Jovem Guarda, despontou no final desse mesmo ano, sendo alavancada a partir de uma audição na gravadora CBS, feita a convite do produtor Evandro Ribeiro.

Essa oportunidade rendeu ao duo um auspicioso contrato. “Pobre Menina” e “Devolva-me”, dois dos maiores sucessos da Dupla, foram composições lançadas no primeiro compacto simples gravado em 1966. Foi um lançamento pós carnaval que passou a ocupar o primeiro lugar nas paradas mais significativas da MPB. Compositor afinado e atualizado com as preferências musicais da época, Leno agregou seu talento ao potencial da Dupla, que se tornou a mais popular da Jovem Guarda, notadamente a partir do lançamento do clássico da música jovem “Eu Não Sabia Que Você Existia”.


A Carreira Solo

No final de 1967, quando a Dupla se separou, mesmo estando no auge do sucesso, Leno dá sequência à carreira artística, compondo para grupos famosos, como Renato e Seus Blue Caps, que gravou a música de sua autoria intitulada “A Irmã do Meu Melhor Amigo”.
Era uma espécie de prenúncio da carreira solo, que iniciaria em 1968 com a música “A Pobreza”, grande composição sua que logo tomou conta das paradas musicais, sendo gravada também em espanhol e italiano .Consolidou a nova trajetória artística no LP rotulando simplesmente de “Leno”, contendo apreciadíssimas composições como “Eu Não Existo Sem Você e “Papel Picado”. Retornou às paradas, no ano seguinte, com “A Festa dos Seus 15 Anos”, segundo disco da carreira solo, que permaneceu por longo período no topo do sucesso, figurando entre os líderes de vendagem de sua gravadora.


O Cantor e Compositor

Cantor e compositor, tal como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Martinha e a ex-parceira Lilian, Leno abasteceu o mercado fonográfico com várias outras composições consagradas, entre as quais vale citar “Não Vou Me Humilhar Por Você” e “Porque Te Amo” (esta em parceria com Paulo Cesar Barros – irmão de Renato).

Com esse perfil artístico, tornou-se parceiro do genial Raul Seixas, em 1970, na música “Por Que Estou Chorando”. Com seu amigo Raul, então produtor da CBS,participou do álbum “Vida e Obra de Johnny McCartney”. Dizer que Leno figura entre os maiores compositores da “Jovem Guarda” não caracterizaria nenhum exagero, já que teve músicas de sua autoria gravadas por vários expoentes desse Movimento musical inesquecível. Entre eles, podem ser citados Erasmo Carlos, Golden Boys, Amelinha, Jerry Adriani, Antônio Marcos, Vanusa, Nando Cordel, The Fevers, Márcio Geick e o já citado Renato e Seus Blue Caps. Considerado por isso um dos ícones da “Jovem Guarda”, Leno teve expressiva participação no Festival Internacional da Canção, em 1970. no Maracanazinho, interpretando a música “A Última Vez Que Vi Rosane”. Após rápida passagem pela gravadora Philiphs, retornou a convite para a CBS, na qual acumulou a condição de produtor e artista. Participando do Festival Internacional da Canção, promovido pela Tv Globo em 1971, o ídodo da Jovem Guarda consegue reverter a situação da canção “Sentado no Arco-Íris”. que compôs em parceria com Raul Seixas – até então proibida pela censura – apresentando-a em bacinkg-vocals com a cantora Jane Duboc.

0 comentários:

LinkWithin