sexta-feira, 9 de novembro de 2018

CANÇÕES DE XICO



HISTÓRIA DE MINHAS MÚSICAS

Esta foge um pouco à tradição da coluna, mas figura no ‘em torno’ de nossa obra. Explico: quando da inauguração do Espaço Cultural Xico Bizerra, criado pelo amigo Marcos Veloso no Nosso Quintal, fui brindado com uma canção em minha homenagem, de autoria do cantor/compositor Nerilson Buscapé, o que me deixou muito envaidecido (como não poderia de ser). Compartilho a canção e divido com vocês a emoção que senti ao ouvi-la, pela primeira vez, e que sinto sempre que a ouço. A simplicidade da canção é inversamente proporcional à importância que ela tem em meu histórico musical.


NAS VEIAS DO VELHO XICO
Nerilson Buscapé

da origem da planta de mandacaru
da imbura de cheiro do pé de embu
eu sei que tu é lá do ceará
toca sem tocar carregando no peito
a oração da sanfona pra quem leva jeito
pode reparar direito que outro igual não há

como o rio são francisco
esse xico é rico em poesia
quanto desamor fizeste a harmonia
na melodia da tua canção
no coração do nosso quintal esse espaço é teu
nada mais justo que um presente meu
foi deus quem te deu o dom da inspiração

se tu quiser
desse farelim de nada, dessa rocha vigorosa
vitalidade, poesia, verso e prosa
desse poeta que o nordeste consagrou
se tu quiser
beber água da fonte se fartar de rima
beber o chá da raiz da música nordestina
essa mina que nunca secou

0 comentários:

LinkWithin