sábado, 24 de novembro de 2018

VENDAS DE LPS E CDS CRESCEM NO RECIFE EM PLENA ERA DO STREAMING

Público abaixo dos 30 anos contribui para manter mercado vivo na capital pernambucana

Por Anamaria Nascimento


Alexandre Amorim é um dos que prefere o disco físico a baixar uma música. Foto: Shilton Araujo/Esp.DP


O prazer de retirar a embalagem plástica que envolve a capa, acompanhar as letras das músicas no encarte, ler a ficha técnica e pegar um disco com as mãos são algumas das razões de frequentadores das lojas de CDs e LPs do Recife para continuar consumindo esses produtos na era da facilidade do download e do streaming. 

Para eles, a satisfação de comprar a mídia física é insubstituível. O comércio especializado da capital sentiu, no último ano, um aumento na procura, confirmando o levantamento da Associação da Indústria de Gravação da América (Recording Industry Association of America) que mostrou crescimento na venda de CDs e LPs em 2017. E não são apenas coroas nostálgicos que adquirem os discos. Segundo lojistas entrevistados pelo Diario, o público abaixo dos 30 anos é o principal grupo consumidor

De acordo com o relatório internacional, os compactos e longos venderam mais do que os downloads digitais pela primeira vez desde 2011. Considerando apenas os vinis, as vendas subiram 10% no ano passado. Já o download digital despencou 25% em relação a 2016. Em termos gerais, a indústria fonográfica cresceu pelo segundo ano consecutivo, chegando a US$ 8,7 bilhões em receita total. Esse foi o melhor resultado desde 2008. 

O levantamento apontou que quase todo o crescimento da indústria foi resultado do aumento contínuo de serviços de assinatura de música paga, como Spotify, Deezer e Apple Music. Essa modalidade cresceu 50% no ano passado e respondeu por dois terços da receita do setor. A mídia física foi responsável por 17%, e os downloads 15%. 

O professor Alexandre Amorim, 56, está entre os que engrossam a lista de quem prefere o disco físico a baixar uma música. "Da hora que acordo à hora que vou dormir, escuto música. Venho à loja, converso com o dono, vejo as novidades. O conjunto do CD é imbatível, pois tem também a arte", afirmou. 

O aficcionado cita o novo álbum de Maciel Salú, Liberdade, lançado em março, como exemplo. "Veja só a foto da capa como é bonita. Abrindo o encarte, temos um acabamento primoroso, as letras, além de páginas em branco para anotações de quem ouve. Isso é incomparável", completou.

A mesma sensação satisfaz o administrador de empresas Marcelo Russell, 45 anos, ao comprar e ouvir discos de vinil. Ele tem mais de 1,2 mil LPs e 500 CDs em casa. Todos os long plays são catalogados. “Tem todo um ritual e uma nostalgia ouvir o LP. Gosto de ver as capas, de tirar o disco dela, colocar na vitrola, a agulha. Tudo isso gera fascínio”, ressaltou. 


Onde comprar 

Passa Disco 
Endereço: Rua da Hora, 345, Espinheiro, Recife (Galeria Hora Center) 
Telefone: (81) 3268-0888 
contato@passadisco.com.br 

0 comentários:

LinkWithin