quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

VÔTE... ESCUTA SÓ: FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO



A hipocrisia reina nesta época de Natal, as pessoas lotam as lojas para comprar uma roupa nova, um adereço, uma árvore de Natal. Ninguém pensa no aniversariante, mas em si mesmo, muito menos naqueles que nada possuem, nos deserdados da sorte, que muitas vezes está ao seu lado.

Temos realmente o que comemorar? Ouço todos os anos,“ Um Feliz Natal! Feliz Ano Novo, este ano vai ser melhor” Na areia da praia da Boa Viagem os toldos se multiplicam, com imensa fartura de comidas e bebidas as mais sofisticadas... Chegam a disputar em Babilônicos “rega bofes” quem gasta mais, e quem vai ocupar o maior e melhor espaço, próximos aos hotéis de luxo onde pequenas fortunas são queimadas em foguetório, dinheiro este que traduzido em comida daria para alimentar centenas de pessoas excluídas desta tão badalada noite de fraternidade Cristã. Nos semáforos do mesmo bairro crianças seminuas esmolam sob olhares indiferentes de motoristas que fecham o vidro do carro a sua aproximação, e por vezes lhes dirigem impropérios, jogam pontas de cigarros e até cospem nos infelizes para que se afastem dos automóveis. E a ladainha continua... Tenha fé Deus proverá. Esta novela existe há séculos. Haja paciência.

Até quando, vamos, resignadamente acreditar que no próximo ano tudo vai ser diferente? Que haverá paz e solidariedade entre os povos, que todas as pessoas terão suas necessidades básicas satisfeitas minimamente, e que nenhuma criança ira morrer de fome ou sem assistência médica.

As guerras, os massacres, a intolerância, o racismo, a usura, o desrespeito a natureza, continuarão a existir no ano seguinte e em todos os outros, e como aconteceu nos anos que já passaram.

E apesar de tudo isto, sem nenhum rancor ou ressentimentos eu desejo a todos... Vida longa para que todo final de ano possam reler tudo isto e mudar, só a data.


0 comentários:

LinkWithin