sábado, 24 de dezembro de 2016

MÚSICOS QUE GRAVAM CANÇÕES DE NATAL EXPLICAM O FASCÍNIO PELA DATA

Iniciativas independentes e projetos de gravadoras buscam abrir caminho para músicas com temas natalinos no Brasil, seguindo antiga prática entre europeus e americanos

Por Ana Clara Brant 



Foi com trilhas sonoras para novelas e minisséries como A casa das sete mulheres, Pantanal, O clone eXica da Silva, que Marcus Viana se tornou conhecido. Mas foi com um disco de canções natalinas que o compositor e violinista iniciou sua carreira. Em 1988, Viana lançava em LP Fantasia de Natal, com um repertório todo instrumental de composições alusivas à data. O trabalho chegou a ser relançado e remasterizado.

Algum tempo depois, veio um disco que em sua definição era uma verdadeira “árvore de Natal em forma de sons”. Utilizando delicados sons de caixinha de música, chegava ao mercado o delicado Natal do bebê. O terceiro e último projeto, As mais belas canções de Natal, lançado em 1996, foi fruto de sete anos de pesquisas, apresentando 30 canções de vários países e épocas formando uma das maiores coletâneas natalinas já editadas.

''Sou tão alucinado com música de Natal que em novembro já começo a escutar'', confessa o compositor e violinista Marcus Viana, que já lançou três álbuns dedicados às festas“Sou tão alucinado com música de Natal que em novembro já começo a escutar. Todos esses meus discos são muito importantes na minha vida e sempre fiz questão de desenvolver um trabalho especial com eles, com arranjos exclusivos e ótimos músicos, assim como os demais projetos da minha discografia”, comenta Viana.

O compositor, que disponibilizou algumas das canções no Youtube e está relançando As mais belas canções de Natal, diz que os artistas brasileiros não têm tanta tradição em gravar esse repertório porque, aqui, o Natal tem outras raízes e outra cultura. “E isso não acontece em países anglo-saxônicos como os Estados Unidos e a Inglaterra. Explicar música de Natal no Brasil é igual explicar Halloween. Mas sempre fiz questão de fazer, até porque músico não pensa se o trabalho vai valer ou não à pena. Ele simplesmente faz porque gosta”, salienta.

Para tentar atrair o público, já que é uma iniciativa bem específica, algumas gravadoras têm convidado artistas populares para interpretar clássicos como Noite feliz ou Boas festas. A Som Livre é uma delas e, em 2015, está lançando Presente de Natal. O álbum, na verdade é o resultado de um especial exibido na noite desta quinta-feira, 24, na TV Globo. “Um projeto de canções natalinas é lúdico, alegre e para assistir sorrindo com a família. E esse traz um show inédito com grandes nomes da música, com canções que refletem o espírito natalino e foi pensado para trazer inovações na música e nas parcerias”, resume o diretor do programa, Raoni Carneiro.

Thiaguinho e Péricles dividem projeto 'Então é Natal', com participação de Chitãozinho e XororóAlém de celebrar o nascimento de Jesus, o álbum traz representantes dos mais diversos gêneros musicais. Wesley Safadão em parceria com Tiago Abravanel canta Sino de Belém. Victor & Leo e a banda Malta se uniram em Então é Natal, enquanto que Suricato e Claudia Leitte estão juntos em Natal branco. Já o mineiro Alexandre Pires interpreta Jingle bell rock e Luan Santana emprestou sua voz para uma nova versão da tradicional Noite feliz. “Acho bacana esse tipo de iniciativa, ao lado de grandes nomes da nossa música, até porque é uma forma de homenagem a essa data”, acredita.

Michel Teló não está neste projeto, mas já participou de outros similares da própria Som Livre como oNatal em família, no ano passado. Sino de Belém (Jingle bells) ganhou um toque sertanejo e ele a gravou com um instrumento bem significativo, a primeira sanfona que ganhou do pai. Michel diz que ainda que no Brasil não seja comum gravar discos de Natal como nos Estados Unidos, basta o artista querer para criar algo assim. “Mas tem que ter repertório e toda uma preparação. Vira um projeto e isso tudo toma tempo e investimento. É bacana, eu gosto. Quem sabe no próximo ano eu não faço um”, completa.


BAMBAS


Com direito a cavaco, banjo, bandolim e até ukulele (instrumento musical de cordas beliscadas que parece um violão menor), os sambistas Péricles e Thiaguinho, ex-integrantes do Exaltasamba, acabam de lançar o álbum especial Então é Natal. Contando com as participações dos cantores Lucas Morato (filho de Péricles), Hellen Caroline e Chitãozinho & Xororó, o projeto traz canções natalinas, além de religiosas como Ave Maria de Gounod, Ave Maria de Schubert e Vem, eu mostrarei.

Lucas, que participa de CD desse tipo pela primeira vez, não esconde a emoção. “Esse projeto foi um dos mais legais e mais emocionantes que já fiz. Teve muito carinho envolvido e espero que os fãs também se emocionem com essas músicas tão especiais. É um lindo disco e eu me sinto muito honrado em poder fazer parte”, frisa.

0 comentários:

LinkWithin