sábado, 18 de outubro de 2014

POR VEZES POSTERGADO EM SEU ESTADO, GERALDO AMARAL CONTINUA A PLENO VAPOR

Parceiro de nomes como Geraldo Azevedo e Renato Rocha, Geraldo Amaral coleciona em sua biografia musical um rol de grandes intérpretes de sua obra

Por Bruno Negromonte



Assim como outro grande nome da música pernambucana, Geraldo Amaral nasceu no agreste do estado de Pernambuco, mais precisamente na cidade de Garanhuns, município localizado a cerca de 230 km da capital pernambucana e berço natal do saudoso José Domingos de Moraes, o Dominguinhos. A família resolve mudar-se para a cidade do Recife quando o jovem Geraldo estava com cerca de dezesseis anos e na capital de Pernambuco o jovem começa a desenvolver a sua trajetória musical a partir do conjunto “Os Ermitões”  em parceria com Robertinho de Recife. O grupo que era inspirado na Jovem Guarda (ascendente movimento musical da época), em pouco tempo mudou a formação original e foi rebatizado com o nome de "Os bambinos", aglutinando a influência dos Beatles ao trabalho musical. Ao longo dos anos de 1970 o grupo fez um relativo sucesso na capital pernambucana, animando bailes e diversas festas. A popularidade era tanta que o grupo chegou a ser batizado como "os Beatles nordestinos". Em “Os Ermitões” Geraldo Amaral era contrabaixista e cantor do grupo e nas guitarras Robertinho. Vem dessa época também a sua participação no grupo LSE - Laboratório de Sons Estranhos, grupo este fundado por Aristides Guimarães e ligado ao movimento Tropicalista. O grupo surgiu com uma proposta performática musical bastante ousada e irreverente para a época, o que acabou ocasionando um afronto ao conservadorismo da sociedade recifense de então. Da estreia em Recife, o grupo logo seguiu para a cidade do Rio de Janeiro, numa produção de Gal Costa, com arranjos musicais de Macalé, Naná Vasconcelos e Maurício Maestro. No entanto Geraldo Amaral preferiu protelar a sua ida à cidade Maravilhosa para um pouco depois, uma vez que no Recife a cena musical fervilhava com nomes como  Geraldo Azevedo, Quinteto violado, Naná Vasconcelos e Alceu Valença, que começavam a se destacar.




Geraldo Amaral esteve na cidade maravilhosa pela primeira vez acompanhando Alceu Valença e Geraldo Azevedo e tempos depois, por volta de 1978, resolveu estabelecer-se definitivamente nela vislumbrando oportunidades maiores que em sua região de origem. E de fato essa mudança para o Rio de Janeiro acabou não apenas propiciando novas oportunidades em sua carreira como também a consolidação de parceria com artistas diversos, dentre os quais a do cantor e compositor garanhuense com o petrolinense Geraldo Azevedo, músico contemporâneo seu que acabou tornando-se o seu maior parceiro e um grande amigo. Ao chegar no Rio de Janeiro tratou logo de manter-se no segmento que o havia impulsionado a ir tão longe. Formou uma banda que resgatava o forró pé-de-serra a partir do repertório de alguns dos principais nomes do gênero (como Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga) até o lançamento de sua carreira solo pouco tempo depois. É válido registrar que com este grupo Geraldo Amaral chegou a fazer uma participação especial no filme "Bye Bye Brasil" (1980) de Cacá Diegues. A carreira solo como cantor e compositor veio após o término da banda e durante esse período teve a oportunidade de tocar em diversos locais que formam a cena alternativa carioca, possibilitando-o a ampliação de suas parcerias com outros nomes da cena musical. Dentre esses nomes, um dos mais profícuos encontros deu-se com o também cantor, músico e compositor Renato Rocha, que viria a se tornar um autor conhecido a partir de canções como "Dia branco" e "Bicho de sete cabeças", parcerias suas com Geraldo Azevedo. Com Rocha, o pernambucano Amaral compôs, dentre outras, músicas como "Arte longa", "Galo cantor", "Sambas antigos" e "Noites de outono." 




Outros conterrâneos foram de fundamental importância para que a carreira de Geraldo Amaral se firmasse no "Sul maravilha". E um dos nomes primordiais para esse acontecimento foi o do produtor, compositor e parceiro Carlos Fernando, autor, dentre ouros sucessos, do frevo "Banho de cheiro", interpretado pela cantora Elba Ramalho no álbum  "Coração brasileiro", de 1983. Morto em 2012, Carlos Fernando é o parceiro de Amaral nas faixas do álbum "Cena de verão" que o garanhuense lançou em 2009 e que contou com a participação especial do parceiro Geraldo Azevedo, com arranjos do saudoso Magro (MPB4), Inês Perdigão (Chorinho da Feira) e conta também com a produção do competente Paulo Rafael. De lá para cá Geraldo Amaral participou da produção musical e da gravação do CD e DVD “Salve São Francisco”. Idealizado por Geraldo Azevedo e que conta com a participação especial de grandes nomes da música brasileira. Além de dividir os vocais e assinar “Águas Daquele Rio” em parceria com Amaral, Geraldo Azevedo conta com nomes como Maria Bethânia, Djavan, Dominguinhos, Ivete Sangalo, Moraes Moreira, Fernanda Takai, Alceu Valença entre outros. Sem contar com sua passagem pelo cinema interpretando uma das canções presentes na trilha sonora do filme "Tainá - uma aventura na Amazônia" (2001) e na criação da trilha sonora do documentário "Caçadores de Dinossauros" (2011). Artista de relevante prestígio no meio musical, o pernambucano que conta com mais de quarenta anos de carreira, Amaram continua a dedicar-se à música de modo singular criando canções e melodias que já tiveram os registros fonográficos de grandes intérpretes da MPB tais como os conterrâneos Alceu Valença, Silvério Pessoa, Marinês, Adryana BB e Dominguinhos. Além de nomes como Teca Calazans, Elba Ramalho, MPB-4, Joanna, Letícia Tuí, Elza Maria entre outros e chegou a acompanhar nos palcos nomes como Raimundo Fagner , Eliana Pitman, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença. Recentemente Geraldo Amaral Em em 8 de fevereiro de 2013, lançou o seu mais recente trabalho com canções feitas em parceria com Renato Rocha e João Alberto. Trata-se do primeiro trabalho para distribuição totalmente digital, estando disponível nas principais lojas de música digital do Brasil, Estados Unidos e Europa.



Maiores informações:
Facebook - https://www.facebook.com/geraldo.amaral.3?fref=ts
Twitter - https://twitter.com/GeraldoAmaral
Myspace - https://myspace.com/geraldoamaral
Itunes - https://itunes.apple.com/br/artist/geraldo-amaral/id205575407
Passadisco - http://www.passadisco.com.br/
Amazon - http://www.amazon.com/dp/B00B7HUG0O/ref=cm_sw_su_dp

0 comentários:

LinkWithin