quarta-feira, 8 de outubro de 2014

CURIOSIDADES MUSICAIS SOBRE LUPICÍNIO RODRIGUES

• Lupicínio Rodrigues foi o inventor da expressão “dor-de-cotovelo”. Foi numa de suas crônicas no jornal Ultima Hora que expressão surgiu pela primeira vez, usada para descrever a dor da solidão, provocada pelo tempo em que o sujeito solitário passava com o queixo apoiado sobre o cotovelo no

balcão do bar. 

• A música “Vingança” foi o maior sucesso comercial de Lupicínio Rodrigues. Composta por Lupicínio como um desabafo diante da traição de Mercedes, uma de suas muitas namoradas, a música foi gravada por Linda Batista em 1951 e fez sucesso até no Japão. Com o dinheiro que ganhou naquele ano, Lupicínio comprou um carro e batizou-o de “Vingança”. 

•“Toda vez que uma mulher me trai, eu ganho dinheiro”, costumava dizer Lupicínio Rodrigues, afirmando que só escrevia sobre experiências vividas por ele ou por seus amigos. “As mulheres boazinhas nunca me deram dinheiro, só as que me traíram”. 

• Apesar de tantas aventuras amorosas narradas em suas canções – supostamente autobiográficas – Lupicínio Rodrigues era pai de família e marido dedicado de Dona Cerenita, com quem viveu até o ano de sua morte, 1973. Para ela, Lupicínio compôs a canção “Exemplo”, sucesso na voz do cantor Jamelão, que diz: “é melhor brigar juntos do que chorar separados”.

• Lupicínio Rodrigues é um dos compositores brasileiros mais regravados até hoje. Suas canções continuam a fazer sucesso nas vozes de Caetano Veloso, Maria Bethania, Gal Costa, Paulinho da Viola, Elza Soares, Fábio Junior, Ivete Sangalo, Marcelo Camello, Arnaldo Antunes.


Fonte: vingança musical

0 comentários:

LinkWithin