sexta-feira, 31 de outubro de 2014

ALICE, LUCAS E MORENO, FILHOS DA GERAÇÃO DOS ANOS 60

Os três fazema nova MPB que o rádio ignora solemente


Por José Teles


Alice, Lucas e Moreno, são talentosos filhos da geração dos festivais. Alice Caymmi é filha de Danilo Caymmi, Luca Santtna é filho de Roberto Santtana, produtor que trabalhou com Gilberto Gil e Quinteto Violado (e ainda sobrinho e Tom Zé), e Moreno Veloso, filho de Caetano Veloso (portnato, sobrinho de Maria Bethânia. Os três estão com discos novos, usam instrumentos e linguagem modernas, mas ainda são pouco conhecido do grande público. Ao contrário dos país e tios, eles não tem acesso fácil às emissoras de rádio e TV. Mas não parecem preocupados. Memso não estando longe de ser ídolos de massa,a trinca tem público certo e sabido, no Brasil e o exterior. Um deles, Luca Santtana, apresenta-se mais na Europa do que em seu país. Precisam ser escutados, pois a nova música brasileira passa obrigatoriamente por eles.

Rainha dos raios (Joia Moderna), segundo disco de Alice Caymmi, o que primeiro chama atenção é voz encorpada, característica dos Caymmi, em Como vês (Domenico Lancelotti/Bruno di Lulo): “Ele quer me destruir/eu não sou ninguém”, canta carregada de drama, enfatizando versos, como se pedisse muita atenção para o que dizem, como uma Bethânia punk. A confissão de fragilidade nesta canção, contrasta com Homem, música pinçada de Cê, de Caetano Veloso: “Não tenho inveja da maternidade, nem da lactação/não tenho inveja da adiposidade/nem da menstruação/só tenho inveja da longevidade dos orgasmos múltiplos”, uma canção masculina em que se invertem os papéis: “Eu sou o homem/eu sou o homem/pele solta sobre o músculo/pelo grosso no nariz”, canta, com gemidos e coro ao fundo. O rock básico de Caetano ganha também ousadias sonoras experimentais.




Alice Caymmi faz um disco subversivo a medida que dela se esperava a continuidade da estética da família, do requinte reafirmado de pai para filho, e que não funcionou com a neta de Dorival e Stela Maris. Não que Alice não seja sofisticada. No seu disco de estreia, Alice Caymmi (2012), ela debutava com qualidade, numa maioria de composições autorais, mais uma de Dorival Caymi (Sargaço mar), e uma de Björk (Unravel). A temática de parte das canções (duas com Paulo César Pinheiro), era água e mar, mas não com as praias e águas que o avô imortalizou. O mar de Alice Caymmi é o de hoje, mais para denúncias e do que lirismo. O álbum foi recebido com ressalvas. Não é fácil fugir às cobranças, de quem tem como parentes, Naná, Dori, Danilo (seu pai), e Dorival (sem esquecer que avó, Stela Maris foi cantora talentosa, que deixou a profissão para se dedicar aos filhos). 

DNA á parte, Alice Caymmi merece elogios com Rainha dos raios. As nove faixas do álbum são engenhosa e modernamente arranjadas. A voz lembra a da tia Nana, encorpada, porém mais roqueira, mais atirada. Ainda mais do que o anterior, o segundo disco de Alice CAymmi é sujo, sem preciosismos estilísticos. Princesa, enfatiza versos elementares do funk melódico(do MC Marcinho), transformado em reggae, com cordas e guitarras,: “Princesa, por favor/volte pra mim, eu te amo, meu amor”. Porém soa mais como um apelo do que como uma declaração apaixonada. Maysa (Meu mundo caiu), a recorrência a Caetano Veloso mais duas vezes, Jasper (com Arto Lindsay e Peter Scherer), e Iansã (com Gilberto Gil), a parceria com o hitmaker, o recifense Michael Sullivan (Meu recado), e releitura da cafona Sou rebelde, versão feita, nos anos 70, por Paulo Coelho, para a lourinha Lilian Knapp, da dupla com Leno na Jovem Guarda. Alice Caimmy despe a canção da sua ingenuidade, e a reveste de tons cinzas, assim como fez Marianne Faithfull com a pastoral As tears go by, de Mick Jagger quase 50 anos atrás. 

Elementos díspares, heterogêneos, emolduram Rainha dos raios, o título vem de versos pinçados de Iansã, a música que foi ponto de partida para este álbum, com a parceria entre a cantora e o carioca Strausz. Canção que marcou a carreira de Bethânia em 1972, Iansã é interpretada com os beats eletrônicos de Strausz, riff de guitarra. O dolorido samba-canção Meu mundo caiu, é aberto com um solo de guitarra com timbre de surf music. Até Jasper, adubada por ruídos de rock industrial, que fecha o disco, Alice Caymmi não permite que o ouvinte repouse na zona de conforto, o álbum é inquietante até o final.



Sobre noite e dias, sexto disco de Lucas Santtana (Dignois). “Tudo tão escuro/luzes sem futuro/se perdem no breu”, versos iniciais de Alguém assopra ela canção que abre o repertório do álbum. A nova música brasileira está aí já há algum tempo, e TV e rádio, sobretudo estes, estão ignorando-a. Sobre noites e dias lembra em certos momentos um Caetano Veloso eletrônico, porém com a mente ainda no passado recente harmônica e melodicamente. A música de Lucas Santtana não transgride códigos estabelecidos, mas ao mesmo tempo não se tem dúvidsas de que estamos diante de um disco do século 21, o futuro, que Arthur C. Clarke situou no já longíquo ano de 2001.

Canções em português, inglês, francês, espanhol, MPB, rap, modulações de música árabe, violoncelo programações, Lucas viabilizou o disco pelo sistema crowdfunding, reuniu em torno de si músicos de varias nacionalidades, com as facilidades que um mundo conectado possibilita. O rapper De Leve, o Oslo String Quartet, Ricardo Dias Gomes, As atrizes Fanny Ardant (francesa), e Camila Pitanga (no beatbox), Bruno Marques, Junix 11, Bi Ribeiro, o produtor alemão Daniel Haaskman, o maestro Letieris Leite, entre muitos outros. O disco agrega invenções, sonoridades e influências, como a do minimalista Phillip Glass, na repetição de células dos instrumentos de corda e programações em Human time, uma das melhores faixas do álbum. Destaque para um remake atualizado de Paula e Bebeto (Caetano/Milton, 1975), na reiteração de que “qualquer maneira de amor vale a pena”, em Funk dos bromânticos: “Ele beija ela, ela beija ele/mas se rolar um clima/ele beija ele/ela beija ela/para ele o amor é livre/ela não é gay/ele não é viado/não são mais classificados”.

São 10 faixas, engenhosamente arranjadas, canções curtas, de cativantes melodias pop. Lucas Santtana surpreende, com sutileza, cantando suave. Pode irromper com um frevo brejeiro, Mariazinha morena clara, um choro, meio cubano, que se transforma numa balada pop, Particulas de amor, uma das canções mais românticas do disco, em que, no geral, Lucas Santtana expressa perplexidade, faz questionamentos, e esboça conclusões sobre o mundo ao seu redor.



Coisa boa, primeiro disco solo de Moreno Veloso. Depois da dois + 1 (Moreno, Kassin e Domenico), Moreno Veloso demorou a gravar disco individual. Coisa boa confirma que Moreno tem luz própria. Não apenas luz, mas caminho próprio que pode até ter confluência com o de Caetano Veloso, mas é totalmente distinto. Ele canta quase sempre no limiar do falsete, canções suaves e suingadas. Um passo à frente, que inicia o disco é um samba de roda, mais adiante, Verso simples (dele com Domenico Lancellotti, Dudu Falcão), é uma valsinha, com percussão de ijexá. A música de Coisa boa tem uma leveza oriental. Engenhosa a sacação da percussão, embora sutil, ela chama atenção, porque contrasta quase sempre do andamento da melodia. Jacaré coruja (com Quito Ribeiro) é um cateretê lento, em que o solo é a percussão.

Canções com uma simplicidade de uma Ciranda, cirandinha, quase infantis. Não autoral, apenas Num galho de acácias, versão de (Un peu d'amour, canção francesa do início do século passado. A música tem a aprticipação da japonesa Takako Minekawa, que assina com Moreno Onaji sora, música cantada em japonês, que encerra o disco, produzidp por Moreno Veloso e Pedro Sá

0 comentários:

LinkWithin