quinta-feira, 9 de outubro de 2014

POA JAZZ FESTIVAL TRAZ ATRAÇÕES COMO JOÃO DONATO, PAQUITO D'RIVERA E HERMETO PASCOAL

Programação tem início dia 10 de outubro

Por Gustavo Brigatti




Colocar Porto Alegre no mapa do jazz. É essa a intenção do Porto Alegre Jazz Festival, que abre oficialmente sua programação na próxima sexta-feira, com um final de semana de grandes atrações no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul e na Redenção.

Desde o dia 19 de setembro, nomes promissores da cena de Porto Alegre, como Marmota Jazz, Quarto Sensorial e Dziw Jazz, têm feito o aquecimento da festa pela noite da Capital. Agora, é a vez de gente escolada e premiadíssima mostrar seu trabalho.

O primeiro dia, por exemplo, será encerrado pelo cubano Paquito D'Rivera, lenda do jazz latino e vencedor de uma dezena de prêmios Grammy. Também estão confirmados os monstros brasileiros Hermeto Pascoal e João Donato – que encerra a programação com show gratuito na Redenção no domingo. A ideia, segundo o curador Carlos Badia, sempre foi esta: misturar artistas iniciantes e consagrados. Há ainda a intenção de jogar luz sobre quem tem uma vida de bons serviços prestados ao jazz, mas pouca visibilidade.

– Chamamos Filó Machado, que rodou o mundo inteiro tocando e produzindo, mas que quase ninguém de fora do nicho do jazz conhece – diz Badia.

Promovido pela agência Um Cultural com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), o POA Jazz planeja se fixar no calendário oficial da cidade, a exemplo do que se viu com eventos do gênero em Canoas e Pelotas (veja abaixo) e, no caso do blues, em Caxias do Sul.

– Também queremos aumentar a duração e ter mais atividades voltadas para a educação musical, como oficinas e master classes. É uma maneira de aproximar mais a cidade do jazz – afirma Badia.

POA Jazz Festival, de 10 a 12 de outubro, às 20h

Centro de Eventos do BarraShopping Sul (Diário de Notícias, 300)

Ingressos: R$ 60. Desconto de 50% para idosos e estudantes. Pontos de venda: lojas My Ticket Padre Chagas (Padre Chagas, 327, loja 6, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábado, das 10h às 15h), My Ticket Centro (Andradas, 1.425, loja 16, de segunda a sexta, das 9h às 19h, e sábado, das 9h às 17h).

Pontos de venda com taxa de conveniência: site ingressorapido.com.br e na bilheteria oficial do evento, na Fnac do BarraShoppingSul (de segunda a sábado, das 11h às 21h, e dominos e feriados, das 13h às 18h).

ATRAÇÕES

-Dia 10
Paquito D'Rivera e Trio Corrente
Paulo e Michel Dorfman
Grupo Pau Brasil

-Dia 11
Ralph Towner
Sandro Albert
Delicatessen

-Dia 12
Hermeto Pascoal e Grupo
Filó Machado
Nivaldo Ornelas

SHOW ESPECIAL - Dia 12
João Donato
Na Redenção, às 11h
Entrada Franca

MAIS EVENTOS

Este ano pelo menos dois outros festivais de jazz estão programados no Estado:

Canoas Jazz – Já tradicional no calendário da Região Metropolitana de Porto Alegre, o festival chega a sua quarta edição entre os dias 24 e 30 de novembro e deve apostar novamente em grandes nomes do gênero _ no ano passado, o evento reuniu atrações como Egberto Gismonti e Ravi Coltrane. Os show serão divididos novamente entre o Parque Getúlio Vargas e as estações do Trensurb.

Pelotas Jazz – Em seu terceiro ano, o festival acaba de confirmar data e local. Será realizado no Centro Histórico da cidade, de 20 a 22 de novembro. O evento irá reunir nomes como o acordeonista francês Richard Galliano e João Bosco. Tudo de graça.

0 comentários:

LinkWithin