Com 98% da grade composta por artistas locais, o evento este ano mostra que santo de casa é sim capa de fazer milagre
Por Bruno Negromonte
Com um investimento total de 33 milhões o carnaval da cidade do Recife contará com uma novidade: a composição de sua grade este ano contará com 98% de artistas pernambucanos. Estes artistas atenderão aos mais variados ritmos e gêneros, atestando mais uma vez que a festividade existente na Recife é capaz de atender e abranger as mais variadas manifestações. Exponentes da música pernambucana como Geraldo Azevedo, Lenine, Alceu Valença tornam-se anfitriões para nomes como Gilberto Gil, Zeca Baleiro, Martinho da Vila, Sandra de Sá, Jorge Aragão entre outros como pode-se conferir ao longo de toda a festa nos mais diversos polos espalhados na cidade.
Outras cidades
A programação do Carnaval de Pernambuco, nas cidades polo, é formada através de uma parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras. A programação de cada cidade é feita a partir de artistas inscritos na convocatória e convidados. Um diálogo que objetiva contemplar os diversos ritmos, estilos e modos de celebrar o carnaval, respeitando o gosto popular e, ao mesmo tempo, fomentando a cultura tradicional de cada território.
Para o secretário de Cultura Marcelo Canuto, o Carnaval é a celebração mais democrática brasileira. Ele ressalta ainda o crescimento das manifestações da cultura popular no interior do estado. “A cada ano, vemos aumentar o número de foliões que chegam de todas as regiões do estado para participar de brincadeiras como os papangus de Bezerros, os caretas de Triunfo, o carnaval de rua de Vitória. Essa festa que o estado realiza deu condições dos grupos se consolidarem, fortalecendo a cultura de uma forma geral”.
O presidente da Empetur André Correia aponta ainda para o intenso fluxo turístico que aumenta a cada ano nas cidades do Carnaval. Na sua opinião, passar o Carnaval em cidades como Nazaré, Triunfo, Vitória, Bezerros, entre outras, pode ser cada vez mais surpreendente, tanto quanto os já tradicionais e concorridos polos de Recife e Olinda.
"Em 2013, o Carnaval de Pernambuco conquistou uma marca histórica. A receita turística foi de R$ 1 bilhão, um crescimento de 30% em relação a 2012, quando R$ 773 milhões foram injetados na economia do Estado. O fluxo de visitantes, que engloba o número de turistas e excursionistas também registrou crescimento. Mais de 1.200.000 pessoas curtiram a folia de momo em Pernambuco, o que representa um aumento de 7% comparado a 2012, quando foram registrados 1.140.000 visitantes”, diz o presidente.
0 comentários:
Postar um comentário