sábado, 15 de março de 2014

QUATRO MAESTROS VÃO MINISTRAR CURSOS NO PAÇO DO FREVO

Duga, Edson Rodrigues Nenéu Liberalquino e Spok serão os professores

Por José Teles



Em meio a turistas e grupos de estudantes, transitam, sem serem reconhecidos, quatro dos mais importantes maestros ligados ao frevo: Duda, Nenéu Liberalquino, Spok e Edson Rodrigues. Eles iniciam a partir do dia 17, cursos de, respectivamente, arranjo, harmonia, prática de orquestra e técnica e interpretação, que deve contribuir para que futuros maestros possam levar o frevo tão longe quanto os quatro mestres, e com técnica apurada.

O Paço do Frevo começa assim seu principal objetivo, que é contribuir para o que os maestros vêm tentando há anos: a sistematização do gênero. O coordenador de música da entidade, André Freitas (músico e professor), afirma que este é o início de ações contínuas, que incluem a formação de uma orquestra permanente do Paço do Frevo, produção e gravação (no local está sendo montado u estúdio), uma web radio, e q qualificação de músicos.

Os cursos que serão ministrados, por Duda, Nenéu, Edson e Spok terão duração de quatro meses, e é destinado alunos que saibam ler e escrever música, e tenham instrumentos próprios (as inscrições se encerram sexta-feira (dia 14), são 20 vagas por turma. Assim como os outros maestros, Duda está animado pela perspectiva que o Paço abre para o frevo, e comenta: “Dei cursos quando pertencia ao conservatório. Ainda ministro cursos mas fora de Pernambuco, Vou ensinar arranjos em geral, não somente frevo, mas quase todas as minhas peças acabam sempre em frevo. Spok comentou que um pouco antes da entrevista lembrava com Nenéu dos tempos em que sonhava m com uma entidade como o Paço do Frevo: “Foi quando tivemos as primeiras conversas sobre algo como esse local, e Zé da Flauta, outros maestros, músicos. Eu tive a sorte de conviver e aprender com os mestres, Edson, Duda e os outros. Um contato que os músicos de hoje não terão condições de ter. E quero passar para eles os conhecimentos que adquiri. Claro que não existem regras ficas. Tem que ser assim. Mas ele já tem uma coisa fundamental, que é alma, nasceram aqui. Então vamos complementar isto com a técnica”.

Nenéu Liberalquino ressaltou a importância da harmonia, e enfatizou a necessidade da sistematização do frevo: “Temos no Brasil dois gêneros que foram sistematizados, a bossa nova e o choro. A bossa com as harmonias de jazz já nasceu sistematizada, mas o choro não. O que vemos no choro? As gerações que vão surgindo são de ótimos chorões, porque eles tem onde aprender, em locais como o Clube do Choro em Brasília”. Já Edson Rodrigues apontou para a renovação de repertório. Contou que participou do julgamento de agremiações de frevo e observou a repetição de músicas, e de autores.

Os cursos começam no dia 3 de abril e vão até 18 de julho. O telefone do Paço do Frevo: 3355.9500

0 comentários:

LinkWithin