sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

CÁSSIA ELLER, 10 ANOS DE SAUDADES

Há exatamente 10 anos morria Cássia Eller, um dos ícones do rock nacional dos anos 90. Sua morte, mesmo depois de uma década, ainda deixa uma importante lacuna na música brasileira contemporânea.

Por Bruno Negromonte


Todos já se preparavam para as festividades do reveillon de 2001, ano extremamente importante e que trouxe em definitivo a consagração como artista de Cássia Eller. Foi o ano em que a artista teve o projeto Acústico MTV vinculado ao seu nome e conseguiu estrondoso sucesso de crítica e público. Isso era possível atestar a partir da sua agenda de shows e das vendagens expressivas do álbum "Acústico MTV", disco este que pela primeira vez dava a artista o disco de platina duplo pela vendagem de quase um milhão de discos. O ano de 2002 prometia pois a agenda de Cássia já tinha várias datas reservadas. Seus 900 mil discos vendidos do último projeto pareciam que iriam além desses significativos números e essa sua consagração seria absoluta, porém toda essa exposição e agenda invariavelmente cheia trouxe graves consequências para a cantora que na tarde do dia 29 de dezembro de 2001 sentiu os efeitos dessa rotina estressante.

Por volta das 13 horas, Cássia Rejane Eller chegou a Clínica Santa Maria, no Bairro de Laranjeiras (zona sul do Rio de Janeiro) queixando-se, dentre outras coisas, de mal estar e enjôo. Segundo o empresário de Cássia os sintomas eram consequência de estresse provocado por excesso de trabalho, pois conforme seu relato ela havia feito em apenas sete meses mais de 100 shows. Ao dar entrada na clínica ela foi imediatamente acolhida na unidade coronariana chegando a ficar também no CTI (Centro de Terapia Intensiva). Segundo o boletim médico, assinado na época pelo diretor da clínica, Gedalias Heringer Filho, a cantora e instrumentista havia chegado à clinica "com quadro de desorientação e agitação, tendo evoluído rapidamente para depressão respiratória e parada cardiorrespiratória".



O único boletim médico divulgado na data da morte da cantora não revelou a causa morte da artista, fato que acabou gerando diversas versões para o fato, dentre os quais que ela havia falecido em consequência de uma overdose. Depois dos laudos periciais do IML carioca foi-se concluído a hipótese de causa morte um infarto do miocárdio.

Para a data não passar em brancas nuvens em novembro foi lançada a "Caixa Eller" que traz a discografia da artista mais um DVD (violões) sob coordenação e remasterização do Carlos Savalla e uma coletânea intitulada "Relicário" (produção do próprio Nando e Felipe Cambraia), que apresenta canções de Nando Reis interpretadas por Cássia (tendo inclusive como subtítulo As Canções Que o Nando Fez Pra Cássia Cantar). Dentre as 14 faixas presentes no álbum há 3 canções inéditas: "As Coisas Tão Mais Lindas", é uma versão que Cássia e Nando gravaram com voz e violão, ao vivo, para um site; "Um Tiro no Coração", da mesma apresentação; e "Baby Love", registro da pré-produção do disco Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo, de 1999. Esta última tem a participação especial do filho da cantora com o falecido baixista Otávio Filho, Chicão (como Cássia chamava o filho Francisco Eller) dá uma força para a percussionista Lan Lan. Em 2012, em comemoração aos 50 anos que a artista completaria está previsto o lançamento de um documentário com a história de Cássia a partir de cenas pessoais da rockeira. Segundo o diretor Paulo Henrique Fontenelle será mostrada as mais diversas cenas com a artista indo desde o início da carreira ao auge alcançado por ela no ano de sua morte. O documentarista e diretor contou com materiais em VHS da família e de amigos para a produção do filme. A ideia, segundo ele, é mostrar um lado desconhecido de Cássia Eller.


Biografia

Segundo o site Wikipédia Cássia (filha de um sargento pára-quedista do Exército e de uma dona-de-casa) teve seu nome sugerido pela avó, devota de Santa Rita de Cássia e nasceu no Rio de Janeiro


Aos 6 anos mudou-se com a família para Belo Horizonte. Aos 10, foi para Santarém, no Pará. Aos 12 anos, voltou para o Rio. O interesse pela música começou aos 14 anos, quando ganhou um violão de presente. Tocava principalmente músicas dos Beatles. Aos 18, chegou a Brasília. Ali, cantou em coral, fez testes para musicais, trabalhou em duas óperas como corista, além de se apresentar como cantora de um grupo de forró. Também fez parte, durante dois anos, do primeiro trio elétrico de Brasília, denominado Massa Real, e tocou surdo em um grupo de samba. Trabalhou em vários bares (como o Bom Demais), cantando e tocando.

Despontou no mundo artístico em 1981, ao participar de um espetáculo de Oswaldo Montenegro.
Um ano mais tarde, foi para Minas Gerais, onde trabalhou como servente de pedreiro. "Fiz massa e assentei tijolos", contava. Na escola, não chegou a terminar o ensino médio, por causa também dos shows que fazia, não teria tempo para estudar.

Caracterizada pela voz grave e pelo ecletismo musical, interpretou canções de grandes compositores do rock brasileiro, como Cazuza e Renato Russo, além de artistas da MPB como Caetano Veloso e Chico Buarque, passando pelo pop de Nando Reis e o incomum de Arrigo Barnabé e Wally Salomão, até sambas de Riachão e rocks clássicos de Jimi Hendrix, Rita Lee, Beatles, John Lennon e Nirvana.

Teve uma trajetória musical bastante importante, embora curta, com algo em torno de dez álbuns próprios gravados no decorrer de doze anos de carreira. De fato, somente em 1989 sua carreira decolou. Ajudada por um tio seu, gravou uma fita demo com a canção "Por enquanto", de Renato Russo. Este mesmo tio levou a fita à PolyGram, o que resultou na contratação de Cássia pela gravadora. Sua primeira participação em disco foi em 1990, no LP de Wagner Tiso intitulado "Baobab".

Cássia Eller sempre teve uma presença de palco bastante intensa, assumia a preferência por álbuns gravados ao vivo e ela era convidada constantemente para participações especiais e interpretações sob encomenda, singulares, personalizadas.



Outra característica importante é o fato de ela ter assumido uma postura de intérprete declarada, tendo composto apenas três das canções que gravou: "Lullaby" (parceria com Márcio Faraco) em seu primeiro disco, Cássia Eller, de 1990 (LP com 60.000 cópias vendidas, sobretudo em razão do sucesso da faixa "Por enquanto" de Renato Russo); "Eles" (dela com Luiz Pinheiro e Tavinho Fialho) e "O Marginal" (dela com Hermelino Neder, Luiz Pinheiro e Zé Marcos), no segundo disco, O Marginal (1992).

Era homossexual assumida e morava com a parceira Maria Eugênia Vieira Martins, com a qual criava o filho Francisco (chamado carinhosamente de Chicão). Ela teve seu filho com o baixista Tavinho Fialho. Ele faleceu em um acidente automobilístico meses antes do nascimento de Francisco. Maria ficou responsável pela criação do filho de Cássia após a morte de sua companheira.

2001 foi um ano bastante produtivo para Cássia Eller. Em 13 de janeiro de 2001, apresentou-se no Rock in Rio III, num show em que baião, samba e clássicos da MPB foram cantados em ritmo de rock. Neste dia, o organograma de apresentação foi o seguinte: R.E.M., Foo Fighters, Beck, Barão Vermelho, Fernanda Abreu e Cássia Eller. 190 mil pessoas compareceram a esta apresentação.

Entre maio e dezembro, Cássia Eller fez 95 shows. O que levou a cantora a gravar um DVD, nos moldes de sua preferência - ao vivo: o Acústico MTV, gravado entre 7 e 8 de março, em São Paulo, no qual Cássia contou com o um grupo de alto nível técnico e artístico: Nando Reis (direção musical/autoria, voz e violão em "Relicário" / voz em "De Esquina" de Xis), os músicos da banda Luiz Brasil (direção musical /cifras / violões e bandolim), Walter Villaça (violões e bandolim), Fernando Nunes (baixolão), Paulo Calasans (piano acústico Hammond e órgão Hammond), João Vianna (bateria, surdo, ganzá, ralador e lâmina), Lan Lan (percussão) e Thamyma Brasil (percussão), os músicos convidados Bernardo Bessler (violino), Iura (Cello), Alberto Continentino (contrabaixo acústico), Cristiano Alves (clarinete e clarone), Dirceu Leite (sax, flauta e clarineta), entre muitos outros. Este álbum foi composto por 17 faixas, acrescidas do Making Of, galeria de fotos, discografia e i.clip. O álbum vendeu até hoje mais de 900 mil cópias e se tornou o maior sucesso da carreira de Cássia, sendo que até então, apesar das boas vendagens e da experiência, ela não era considerada uma cantora extremamente popular.



No fim do ano, ela se apresentaria na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, no Rio, durante os festejos do réveillon. Faleceu dois dias antes, em 29 de dezembro. Foi substituída por Luciana Mello. Em vários pontos do Rio de Janeiro, fez-se um minuto de silêncio durante a comemoração da passagem do ano em memória de Cássia Eller. Vários artistas também prestaram homenagem à cantora em seus shows, na virada do ano.

* Renato e Cazuza

Criada em estados do país, por conta da vida militar do pai, Cássia tinha pontos em comum com Renato Russo (1960-1996) e Cazuza (1958-1990): rebeldia, homossexualidade, carisma e a habilidade de interpretar canções que traduziam angústias, amores e prazeres dos jovens.

Coincidentemente, seu primeiro hit, em 1990, foi a regravação de Por Enquanto (Renato Russo), do álbum de estreia da Legião Urbana. Ela transformou a música numa canção folk triste de doer. No mesmo disco, Cássia gravou Que o Deus Venha, poema de Clarice Lispector musicado por Cazuza & Frejat e que o Barão Vermelho lançou no álbum Declare Guerra (1986). Mas, foi com Veneno Antimonotonia, em 1997, que Cássia demonstrou 100% sua paixão por Cazuza. Sob a direção artística do poeta baiano Waly Salomão (1943-2003), ela regravou 14 músicas do "exagerado". A turnê gerou o ao vivo Veneno Vivo (1998), no qual a artista incorporaria a percussionista baiana Lan Lan à sua banda - e Lan Lan seguiria com Cássia Eller até aquele trágico 29 de dezembro de 2001, no Rio.


* Alma gêmea de Nando Reis

Todo bom cancionista, podemos dizer, sonha em ter uma mulher que seja a sua melhor intérprete. Nem que seja para saber como ficaria sua criação numa marcante voz feminina. Nando Reis, 48 anos, compôs e fez algumas parcerias com Marisa Monte, quando namoraram nos primeiros anos da década de 90. Mas, ao encontrar Cássia Eller (1962-2001), foi que Nando Reis encontrou a sua melhor tradução como intérprete, além de uma amizade que influenciaria até a sua inspiração como compositor.

A confessional All Star, gravada inicialmente por Nando em 2000 e lançada na voz de Cássia no póstumo Dez de Dezembro (2002), é a canção-símbolo dessa relação especial: “Estranho seria se eu não me apaixonasse por você/ O sal viria doce para os novos lábios/ Colombo procurou as Índias, mas a terra avisto em você/ O som que eu ouço são as gírias do seu vocabulário/ Estranho é gostar tanto do seu All Star azul...”, diz a letra da bonita composição.

O melhor e mais refinado disco de estúdio de Cássia Eller foi produzido por Nando Reis (e pelo guitarrista baiano Luiz Brasil): Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo, em 1999. Nele, a cantora intensa explorou melhor as suas nuances de intérprete, incluindo a delicadeza.


Discografia Oficial - Cássia Eller


Cássia Eller (1990)
Faixas:
01 - Já Deu Para Sentir - Tutu
02 - Rubens
03 - Barraco
04 - Que O Deus Venha
05 - Eleanor Rigby
06 - Otário
07 - Por Enquanto
08 - O Dedo De Deus
09 - Lullaby
10 - Não Sei O Que Eu Quero Da Vida
11 - Tutti Frutti (só no CD)


O Marginal (1992)
Faixas:
01 - Caso Você Queira Saber
02 - Sonhei Que Viajava Com Você
03 - Sensações
04 - Teu Bem
05 - Aminésia
06 - O Marginal
07 - Eles
08 - Aquele Grandão
09 - Bobagem
10 - Comédia
11 - Hear My Train Coming
12 - If Ssix Was Nine


Cássia Eller (1994)
Faixas:
01 - Partners
02 - Malandragem
03 - E.C.T.
04 - Try A Little Tenderness
05 - 1º de Julho
06 - Na Cadência do Samba
07 - Lanterna dos Afogados
08 - Coroné Antonio Bento
09 - Metrô Linha 743
10 - Socorro
11 - Blues do Iniciante
12 - Música Urbana 2
13 - Pétala

Cássia Eller ao Vivo (1996)
Faixas:
01 - E.C.T
02 - Nenhum Roberto
03 - Eu sou neguinha
04 - Nós
05 - 1 de Julho
06 - Na cadência do samba
07 - Por enquanto
08 - Try a little tenderness
09 - Malandragem
10 - Não amo ninguém
11 - Música urbana II
12 - Socorro
13 - Metrô linha 743
14 - Coronel Antônio Bento


Veneno AntiMonotonia (1997)
Faixas:
01 - Brasil
02 - Blues Da Piedade
03 - Obrigado (Por Ter Se Mandado)
04 - Menina Mimada
05 - Todo Amor Que Houver Nessa Vida
06 - Billy Negão
07 - Bete Balanço
08 - A Orelha De Eurídice
09 - Só As Mães São Felizes
10 - Ponto Fraco
11 - Por Que A Gente É Assim?
12 - Preciso Dizer Que Te Amo
13 - Mal Nenhum
14 - Pro Dia Nascer Feliz


Veneno Vivo (1998)
Faixas:
01 - Brasil
02 - Amor Destrambelhado
03 - Obrigado (Por Ter Se Mandado)
04 - Vida Bandida
05 - Billy Negão
06 - Farrapo Humano
07 - Nós
08 - Mis Penas LLoraba Yo
09 - Todo Amor Que Houver Nessa Vida
10 - Ponto Fraco
11 - Faça O Que Quiser Fazer
12 - Geração Coca-Cola
13 - Todas As Mulheres Do Mundo
14 - Eu Queria Ser Cássia Eller


Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo (1999)
Faixas:
01 - O Segundo Sol
02 - Mapa do Meu Nada
03 - Gatas Extraordinárias
04 - Um Branco, um Xis, um Zero
05 - Meu Mundo Ficaria Completo ( Com Você )
06 - Palavras ao Vento
07 - Aprendiz de Feiticeiro
08 - Pedra Gigante
09 - Infernal
10 - Maluca
11 - As Coisas Tão Mais Lindas
12 - Esse Filme Eu Já Vi


Acústico MTV (2001)
Faixas:
01 - Non, Je ne Regrette Rien
02 - Malandragem
03 - E.C.T.
04 - Vá Morar com o Diabo
05 - Partido Alto
06 - Primeiro de Julho
07 - Luz dos Olhos
08 - Todo Amor que Houver Nesse Vida
09 - Queremos Saber
10 - Por Enquanto
11 - Relicário
12 - Segundo Sol
13 - Nós
14 - Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band
15 - Da Esquina
16 - Quando a Maré Encher
17 - Top Top


Dez de Dezembro (2002) (Póstumo)
Faixas:
01 - Get Back
02 - No Recreio
03 - All Star
04 - Eu Sou Neguinha
05 - Nada Vai Mudar Isso
06 - Fiz O Que Pude
07 - Júlia
08 - Nenhum Roberto
09 - Little Wing
10 - Vila Do Sossego
11 - Só Se For a Dois


Rock in Rio ao Vivo (2006) (Póstumo)
Faixas:
01 - 1º de Julho
02 - Partido Alto
03 - Pra Galera
04 - E.C.T.
05 - Obrigado (Por Ter se Mandado)
06 - O Segundo Sol (Nando Reis)
07 - Faça o que Quiser Fazer
08 - Infernal (Nando Reis)
09 - Malandragem (Cazuza; Roberto Frejat)
10 - Coroné Antonio Bento (João do Vale)/ K#*%!
11 - Come Together (John Lennon; Paul McCartney) / Corpo de Lama(Nação Zumbi)
12 - Quando a Maré Encher
13 - Smells Like Teen Spirit


* Por Hagamenon Brito

2 comentários:

Analu Castro disse...

"Estranho seria se eu não me apaixonasse por vove" Cassia Eller. Muitas saudades.Ainda bem que eu tive a oportunidade de ir ao Rock in Rio, exclusivamente para assistir o seu show. Saudade também do meu DVD que emprestei e nunca mais vi a cara!
Te amo Cassia!!

Analu Castro disse...

"Estranho seria se eu não me apaixonasse por vove" Cassia Eller. Muitas saudades.Ainda bem que eu tive a oportunidade de ir ao Rock in Rio, exclusivamente para assistir o seu show. Saudade também do meu DVD que emprestei e nunca mais vi a cara!
Te amo Cassia!!

LinkWithin