sexta-feira, 24 de julho de 2020

JORGE VEIGA, 110 ANOS



Seu nome completo é Jorge de Oliveira Veiga. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 14 de abril de 1910 e faleceu também no Rio, em 29 de junho de 1979. Era cantor. Gravou muitos discos. Atuou em muitas emissoras de rádio e também em televisão.

Sua carreira e sua vida:

Ele nasceu no bairro de Engenho de Dentro, subúrbio carioca. Teve infância pobre. Trabalhou como engraxate, vendedor de frutas e de pirulitos. Quando cresceu foi pintor de paredes e gostava de cantar, quando em serviço. Foi assim que um patrão e ouviu e percebeu que ele era bom cantor. Levou-o a cantar num programa na Educadora do Brasil- PRB-7. E sua carreira de cantor começou.

Antes disso, Jorge Veiga apresentava-se em circos, em pavilhões. Fazia de tudo. Foi para o programa: “ Metrópolis”, da Rádio Educadora e imitava Silvio Caldas. Depois apareceu uma oportunidade de excursionar por estados do norte do país, ,com uma companhia mambembe de circo. E ele foi.

E em 1939, gravou um disco. Foi a rancheira: “ Adeus João”, acompanhado pelo acordeom de Antenógenes Silva. Apareceu em sua vida então o amigo Rogério Guimarães e o compositor Heitor Catumbi. Fizeram-no mudar seu jeito de cantar e escolher outras músicas. Jorge Veiga os seguiu. Cantava sorrindo, era o indicação e cantava sambas malandros, anedóticos. Além de samba de breque, moda da época.

Em 1942,na Rádio Guanabara conheceu e tornou-se amigo de Paulo Gracindo, importante figura de rádio. E ele o ajudou muito. Em 1944, pela Odeon, gravou o samba; “ Iracema”,que foi sucesso nacional. No mesmo ano a Continental o contratou e ele gravou: “ Morena Linda” de João Martins e Otolindo Lopes e “Minha Patroa é Boa”, de Valdemar Silva e Estanislau Silva. Em seguida gravou, com Dircinha Batista:” Baianinha”, de Castro Barbosa.

Em 1945, gravou: “ Maria” e Rosalina”, de Haroldo Lobo e Wilson Batista. E as marchinhas: “ O Que É Que Eu Tenho Com Isso” e “ O Marinheiro Popeye”. Ainda no mesmo ano, fez sucesso com:” Cabo Laurindo”.



Em 1946, com acompanhamento de Benedito Lacerda, gravou; “ A Sopa Vai se Acabar” e “ Isabel”, um samba. E ainda no mesmo ano, gravou com Ari Clodovil. “ Fui um Louco” Gravou ainda: “ O Expresso Não Parou”, o samba: “Cinzas”; “ O Que É Que Há”, de João de Barro;” O Que É Que Eu Dou?”, de Dorival Caymmi e o samba: “ Maná Diodé”, de Gastão Viana e João da Baiana.

Em 1947, no carnaval, Jorge Veiga fez muito sucesso com: “ Eu Quero é Rosetar”( musica que é cantada até os dias contemporâneos)

Gravou então: “ Testamento de Sambista”,” Eu Não Sou Marinheiro”, “Deixa Eu Viver A Minha Vida”; “ Confusionista”. Em 1950, lançou: “ Cala a Boca Etelvina”, outro sucesso nacional

Gravou depois várias outras, entre as quais: “ Copacabana” Em dueto com Paulo Gracindo, gravou;” Fizeram Moamba”. E em dueto com Ademilde Fonseca:.”Carne Seca Com Tudu”. Em 1951, com acompanhamento da Orquestra Tabajara de Severino Araújo, gravou: “Tem Mulher no Samba” e “ A Vaca Vitória”. E o maracatu: “ Pitiguari”.

A partir de 1951, foi para a Rádio Nacional, apresentado por Floriano Faissal e Jorge Veiga ficou cada vez mais famoso..

Em 1952 gravou: “ Bota Água na Canjica”. Depois: “ Primo, Você É Que É Feliz”; “ Umbigada do Sabino”. Em 53, gravou: “ Na China” e “ Reza Por Nosso Amor”. Depois gravou: “ Marcha do Pintor”; “ Boêmia”;” Pra Esquecer”; “ Não Posso Mais”;” Eu Sou o Samba”; “ Eu Tenho Uma Nega”, “ Sou Flamengo”; “Quero me Casar” ;” Não Vou Morrer”; “ Quando o Divórcio Chegar”; “ Hino da Torcida do Flamengo”; “ Café Soçaite”; “ Solução”; “ Obsessão”; “ Marcha da Feira”; “ Estatuto da Gafieira”;” Vamos Pra Brasília”; “ Torcida Organizada”; “Faustina”;” Acertei no Milhar”( outro grande sucesso) e muitos outros discos lançou Jorge Veiga._

Em 1961, ele foi para a RCA Victor e gravou: “ A Volta do Sambista”,” Aluga-se Uma Casa”;” Aguenta o Velho Galho”; “ A Baleia”; “ Garota de Saint-Tropez”; “Na Cadência de Bigorrilho”;” Pra Seu Governo”; “ Falso Amor”; “ Não Tenho Lágrimas”; “ Vou Te Abandonar”; “ Noel Rosa e Wilson Batista”. “ Mocinho da Vila”; “ Terra de Cego “; “ O Melhor de Jorge Veiga”

Morte:

Em 26 de junho de 1979, aos 69 anos, morreu Jorge Veiga, no Rio de Janeiro, sua cidade natal.

No ano de seu falecimento, a CBS lançou o LP: “ O Eterno Jorge Veiga”.


Fonte: Museu da TV

0 comentários:

LinkWithin