sábado, 10 de fevereiro de 2018

PETISCOS DA MUSICARIA

Por Joaquim Macedo Junior


SÉRIE TRILHAS E MÚSICAS DE FILMES NACIONAIS – HUMBERTO TEIXEIRA
O Homem Que Engarrafava Nuvens


”O documentário “O Homem que Engarrafava Nuvens” foi dirigido por Lírio Ferreira (Árido Movie, Baile Perfumado), com produção de Denise Dumont – filha de Humberto Teixeira – e direção musical de Guto Graça Mello.


Lançado em 2009, o filme conta a trajetória do advogado, deputado, poeta, instrumentista e compositor cearense Humberto Teixeira. Traz depoimentos, entre outros, de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Bebel Gilberto, Daniel Filho e Elba Ramalho.

Sua pré-estreia aconteceu no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, em 2008.

Desde cedo, Teixeira mostrava aptidão para a música. Aos seis anos, aprendeu a tocar “musette”, a da gaita de foles francesa. Aprendeu também flauta e bandolim. Seu tio, maestro e instrumentista Lafaiete Teixeira, foi responsável pelos primeiros ensinamentos musicais.


Asa Branca – Gonzaga/Teixeira – Quinteto Violado – 1972
Nota do Autor: para mim, a melhor e mais moderna versão da música

Coautor de um dos hinos da música brasileira – Asa Branca – Humberto Teixeira encontrou-se com Luiz Gonzaga em agosto de 1945.

Em conversa de boteco, surgiu a intenção de valorizar os ritmos nordestinos, que Teixeira já vinha introduzindo no ambiente cultural carioca.

Assim, o xote e principalmente o baião, eram prioridade. O primeiro sucesso da dupla histórica Gonzaga/Humberto Teixeira foi “No Meu Pé de Serra”. Em 1947, a dupla comporia o seu maior sucesso de todos os tempos “Asa Branca”. Os dois tornaram o baião um ritmo conhecido nacional e internacionalmente, intensivamente executado até meados dos anos 1950.


Qui Nem Jiló – Teixeira/Gonzaga, com Lenine


Nascido em Iguatu-CE, em 05 de janeiro de 1915, o compositor morreu de infarto, no Rio de Janeiro-RJ, em outubro de 1979, aos 64 anos.

Se Luiz foi o “Rei”, Humberto Teixeira foi o “Doutor do Baião”.


Kalu – Humberto Teixeira, com Ângela Maria – Nota: esta canção foi gravada em 68 línguas, inclusive o francês, com Edith Piaf e Yves Montand

Semana que vem mais Humberto Teixeira..

0 comentários:

LinkWithin