sábado, 3 de fevereiro de 2018

PETISCOS DA MUSICARIA

Por Joaquim Macedo Junior


SÉRIE GRANDES TRILHAS E MÚSICAS DE FILMES NACIONAIS – ESTRADA DA VIDA


“Estrada da Vida”, o grande sucesso de Milionário e Zé Rico, virou filme de Nelson Pereira dos Santos

Milionário e Zé Rico formaram uma dupla de cantores de música sertaneja (breganeja), que surgiu na transição da velha e boa música de raiz da primeira metade do século passado – Inezita Barroso, Tonico e Tinoco, Cascatinha e Inhana e outros tantos representantes da época.

Chegaram depois destes e ainda se encontraram com o chamado sertanejo universitário, passando o bastão para Marciano, Mathias e Robertinho, tornando-se inspiração para as nascentes duplas atuais.

Considerada uma das mais famosas do país, foram conhecidos nacionalmente como “As gargantas de ouro do Brasil”.

Com 42 anos de carreira, a dupla vendeu cerca de 35 milhões de exemplares de seus 29 discos gravados, desde 1973.


“Coração de Pedra”, com Milionário e Zé Rico

Além disso, gravaram dois DVDs e participaram de dois filmes “Estrada da Vida”, de 1980, dirigido por Nelson Pereira dos Santos e “Sonhei com Você”, de 1988, com direção de Ney Sant’anna, filho de Nelson.

Em 1970, coincidentemente, Romeu Januário de Matos (Milionário), nascido em Monte Santos de Minas-MG, em 1940 e José Alves da Silva (Zé Rico), nascido em São José do Belmonte-PE, em 1946, foram, ao mesmo tempo, para São Paulo, para tentar o sucesso em suas respectivas carreiras de cantores.

Também por coincidência, os dois se hospedaram no Hotel Rio Preto, conhecido com o “Hotel dos Artistas”.

Quando os dois se encontram, no Hotel, ao serem apresentados, Zé Rico, que já era tinha esse apelido, ouviu de Romeu: “então, se você é Zé Rico, eu sou tubarão”. Mais tarde, em programa de calouros, Silvio Santos chamou-os de Zé Rico e Milionário, em alusão ao carnê milionário.

A partir daquele momento, o destino havia preparado o que todos iriam conhecer a partir de 1973.

Com o interesse de Zé Rico pelos mais variados estilos musicais como o gaúcho, mexicano, paraguaio e cigano, dotou a dupla de um estilo próprio e inconfundível. Usavam harpas, trompetes e acordeom.

Saudade de Minha Terra – Goiá/Belmonte, com Milionário e Zé Rico


A música “Estrada da Vida” vendeu 30 milhões de cópias e originou o roteiro do filme “Estrada da Vida” baseado na própria vida da dupla e dirigida pelo grande diretor Nelson Pereira dos Santos. O filme é interpretado pelos próprios artistas.

Em 1991, após a gravação do LP, volume 20, com o título “Vontade Dividida”, ocorreu a separação da dupla por um período de três anos.

Durante esse tempo, Zé Rico gravou dois discos. O último show da dupla, onde foi anunciada a separação, foi em Ipuã/SP.

Milionário formou então dupla com o Mathias (da dupla Mathias e Matogrosso) e também gravou um disco com Robertinho (da dupla Léo Canhoto e Robertinho).

Zé Rico, por sua vez, tenta a carreira solo, gravando dois discos. Em 1994, Milionário e Zé Rico se uniram novamente e gravaram o LP Volume 21, com o título “Nasci para te Amar”

Zé Rico morreu em março de 2015, vítima de um infarto, em Americana-SP. Milionário remanesce com a dupla que formou em 2016, com João Mineiro.

Estrada da Vida, música tema do filme “Estrada da Vida”

Semana que vem, tem mais….

0 comentários:

LinkWithin