segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

CARNAVAL 2018: DEZ FREVOS QUE VOCÊ CANTA ERRADO E NÃO SABIA - PARTE 02

Por Marina Simões


Confira - e aprenda - as letras:



Me segura que senão eu caio (J. Michiles)

Aqui, tem que segurar a respiração para não cair nos primeiros versos!

Nos quatro cantos, cheguei
E todo mundo chegou
Descendo ladeira
Fazendo poeira
Atiçando o calor

E na mistura colorida da massa
Fui bater na praça a todo vapor
Descambei, passando pelos bares
Cheirei a menina e voei pelos ares
No pique do frevo, caí como um raio
Me segura que senão eu caio
Me segura que senão eu caio


Voltei, Recife (Luiz Bandeira)

Vassoura passando, né? Não. Abafando!

Voltei, Recife
Foi a saudade
Que me trouxe pelo braço

Quero ver novamente "Vassoura"
Na rua abafando
Tomar umas e outras
E cair no passo

Cadê Toureiros?
Cadê Bola de Ouro?
As Pás, Os lenhadores
O Bloco Batutas de São José?

Quero sentir
A embriaguês do frevo
Que entra na cabeça
Depois toma o corpo
E acaba no pé


Hino do Elefante de Olinda (Clídio Nigro / Clóvis Vieira)

Muita gente insiste em puxar para si, mas a ideia é saudar o carnaval das ladeiras...

Ao som dos clarins de momo
O povo aclama com todo ardor
O elefante exaltando as suas tradições
E também seu esplendor

Olinda, este meu canto
Foi inspirado em teu louvor
Entre confetes, serpentinas, venho te oferecer
Com alegria o meu amor

Olinda, quero cantar
A ti, esta canção
Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar
Faz vibrar meu coração
De amor a sonhar, minha olinda sem igual

Salve o teu carnaval


Hino do Ceroula

Quando a letra chega nos nomes dos astronautas, todo mundo dá um gole na cerveja...

Eu vou esse ano pra lua não é privilegio foguete já tem
Eu quero ver se o carnaval de rua
De Collin, Aldrin e Armstrong falam que vai bem...
Eu quero ver se tem troça que escolha
Como em Olinda que tem a Ceroula
Pois para mim já seria legal
Passarei lá na lua todo o carnaval (bis)

Eu quero ver se tem troça que escolha
Como em Olinda que tem a Ceroula
Pois para mim já seria legal
Passarei lá na lua todo o carnaval


Oh Bela! (Capiba)

Esta foi denunciada pelo maestro Forró

Você diz que ela é bela
Ela é bela sim senhor
Também poderia ser mais bela
Se ela tivesse meu amor (BIS)

Bela é toda natureza, ô bela
Bela é tudo que é belo, ô bela
O sorriso da criança
O perfume de uma rosa
O que fica na lembrança

Bela é ver um passarinho, ô bela
Indo em busca do seu ninho, ô bela
Todo mundo se amando
Com amor e com carinho
Um sorrindo, outro chorando
De amor, de amor


Bom Demais (J. Michiles)

Mesura significa cumprimento cerimonioso, reverência, cortesia. Você sabia?

Eu tenho mais que tá nessa
Fazendo mesura na ponta do pé
Quando o frevo começa
Ninguém me segura
Vem ver como é

O frevo madruga
Lá em São José
Depois em Olinda
Na Praça do Jacaré
Bom demais, bom demais
Bom demais, bom demais
Menina vem depressa
Que esse frevo é bom demais
Bom demais, bom demais
Bom demais, bom demais
Menina vamos nessa
Que esse frevo é bom demais


Frevo Mulher (Zé Ramalho)

Não é tão fácil explicar "Veneno meu companheiro/ Desata no cantador"...

Quantos aqui ouvem os olhos eram de fé!
Quantos elementos amam aquela mulher...
Quantos homens eram inverno outros verão...
Outonos caindo secos no solo da minha mão!

Gemeram entre cabeças a ponta do esporão
A folha do não-me-toque
E o medo da solidão
Veneno, meu companheiro
Desata no cantador
E desemboca no primeiro açude do meu amor

É quando o tempo sacode a cabeleira
A trança toda vermelha
Um olho cego vagueia
Procurando por um!

0 comentários:

LinkWithin