sexta-feira, 29 de agosto de 2014

MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA

Legião Urbana - As Quatro Estações (EMI) (1989)


As Quatro Estações foi lançado em novembro de 1989, dezesseis meses depois do início dos seus trabalhos e de um dos períodos mais difíceis e, ao mesmo tempo, criativos da Legião Urbana em estúdio. Passado aquele tempo, episódios como o show do Mané Garrincha, a saída de Renato Rocha, a morte de alguns amigos e o nascimento dos primeiros filhos, tinham expostos a banda a uma catarse de sentimentos e experiências que seriam decisivas no resultado daquele disco.


Uma série de canções de grande apelo popular, sem perder o rebuscamento lírico – que se mostrava ainda mais afiado – foi a marca do álbum. Algumas letras eram bastante enigmáticas, outras bem diretas. Um misto de mansidão, amorosidade e esperança, guiado por diversas citações religiosas, dava novas cores à obra da Legião. “Agora é espírito, é Deus, é amor”, disse Renato em uma entrevista às vésperas do lançamento do álbum, tentando explicar que, apesar das poucas mudanças no cenário nacional, os tempos que inspiraram “Que país é este” já tinham passado e que era preciso olhar para frente. “Tem que ter um caminho de iluminação em que você não se destrói”, ele diria meses depois, quando o disco já chegara às lojas.

Naquela época, faziam dois anos desde o lançamento do LP anterior. A ausência da banda no mercado fonográfico, somada à força do repertório apresentado, teve um efeito catalisador sobre as vendas. De cara, 450 mil cópias foram encomendadas antes mesmo do lançamento. Passado cerca de um ano do lançamento, com seis faixas já estouradas nas rádios do país, a marca superava a das 700 mil cópias vendidas.As Quatro Estações também foi o primeiro álbum da banda a ser lançado também no formato CD.

A banda agora era um trio. As dificuldades que isso trouxe nas gravações seriam redimidas pela presença de três novos músicos de apoio para a turnê do álbum, que viria a ser a maior já feita pela Legião Urbana.


Faixas:
01 - Há Tempos
02 - Pais e Filhos
03 - Feedback Song For A Dying Friend
04 - Quando O Sol Bater Na Janela Do Teu Quarto
05 - Eu Era Um Lobisomem Juvenil
06 - 1965 (Duas Tribos)
07 - Monte Castelo
08 - Maurício
09 - Meninos E Meninas
10 - Sete Cidades
11 - Se Fiquei Esperando Meu Amor passar

0 comentários:

LinkWithin