domingo, 17 de agosto de 2014

70 ANOS

Dois expressivos nomes da música popular completam este ano sete décadas de existência em plena atividade


Renato Corrêa

Iniciou sua carreira artística em 1958, como um dos integrantes do quarteto vocal Golden Boys, ao lado de seus irmãos Ronaldo e Roberto Corrêa e do primo Waldir.

Em 1968, participou, como intérprete, do Festival Internacional da Canção, classificando, como integrante dos Golden Boys, ao lado de Beth Carvalho, a canção "Andança" (Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulinho Tapajós) em 3º lugar no evento.

No ano seguinte, venceu o Festival de Juiz de Fora, com sua composição "Casaco Marron" (c/ Danilo Caymmi e Guttemberg Guarabyra), interpretada pela cantora Cynara e gravada por sua irmã, Evinha.

Em 1970, como integrante dos Golden Boys, representou o Brasil no Festival Internacional de Viña del Mar (Chile), classificando em 4º lugar a canção "Avenida Atlântica" (Fred Falcão e Paulinho Tapajós).

No ano seguinte, desligou-se do conjunto, passando a exercer a função de produtor musical da Odeon.

Em 1973, passou a atuar também como gerente de cast da gravadora, tendo sido responsável por discos de vários artistas como Roberto Ribeiro, Clara Nunes, Gonzaguinha, Evinha, Simone e Fátima Guedes, entre outros. 


Trabalhou como contratado da Odeon até 1984, quando passou a atuar como produtor musical free-lancer. 

No ano seguinte, voltou a integrar o grupo Os Golden Boys. Ainda em 1985, passou a atuar como produtor musical do conjunto Os Abelhudos, do qual faziam parte seus filhos Rodrigo e Diego. Nesse mesmo ano, o grupo classificou sua canção "O dono da terra" (c/ Nair Cândia), no Festival dos Festivais (TV Globo). 

Também como free-lancer, assinou a direção de produção de discos de Gonzaguinha, Neguinho da Beija-Flor, Zé Ramalho, Leila Pinheiro e Tânia Alves, entre outros artistas, além de Beth Carvalho, com quem atuou de 1987 a 1999, quando produziu o premiado CD "Pagode de mesa ao vivo", para a Universal. 


É autor de várias músicas de sucesso, além das já citadas, gravadas por artistas como Roberto Carlos ("É papo firme", em parceria com Donaldson Gonçalves, e "Eu amo demais"), Erasmo Carlos ("Não vivo sem você", em parceria com Rossini Pinto) Roupa Nova ("Anjo", em parceria com Dalto e Cláudio Rabello) e Wanderléa ("Foi assim", em parceria com Ronaldo Corrêa), entre outros.

Teve músicas de sua autoria incluídas em novelas da Rede Globo, como "Marron Glacê" (c/ Guto Graça Mello e Mariozinho Rocha), tema de abertura da novela de mesmo nome, interpretada por Ronaldo Resedá) e "Marido Ideal" (c/ Guto Graça mello e Mariozinho Rocha), tema de abertura da primeira versão da novela "Anjo Mal".

Sua canção "Doce mel (Bom estar com você)", em parceria com Claudio Rabello, na interpretação de Xuxa, foi tema de abertura do programa da apresentadora durante dez anos. Com o conjunto Golden Boys participou das comemorações tanto dos 30 quanto dos 35 anos da Jovem Guarda, em grandes casas noturnas do Rio e de São Paulo, em 1995 e 2000.

Em 2002, integrou, ao lado dos irmãos Roberto e Ronaldo, o coro que participou da gravação do "Acústico Jorge Benjor", transmitido pela MTV e lançado em CD e DVD.



Zeca do Trombone


Considerado pela crítica internacional como um dos melhores do mundo em trombone de pistão.

Participou de inúmeros discos com vários artistas da MPB, entre eles: Elizeth Cardoso, Carlos Dafé, Tim Maia, Beth Carvalho, Alcione, Martinho da Vila, Marlene, Wando, Milton Nascimento, Gonzaguinha, Ivan Lins, Araketu e Negritude Jr.

Com a cantora Marlene, participou do show "Praça Onze dos bambas", contracenando com a estrela em posição de destaque. O espetáculo foi escrito e dirigido por Ricardo Cravo Albin e percorreu todo o país através do "Projeto Pixinguinha".

No ano de 1977, gravou pelo selo Pirata o disco "Zeca do Trombone e Roberto Sax". No ano seguinte, lançou um compacto simples pela gravadora Top Tape.

Em 1980, pela gravadora Continental, gravou o LP "Rota do mar".




No ano de 1989, fez participação especial no disco "Gosto de festa", de Dominguinhos do Estácio.

Em 2000, juntamente com Carlos Dafé e Banda Malandro Dengoso, fez temporada na Gafieira Elite, no Rio de Janeiro. No ano seguinte lançou o CD "Gafieira".

Em 2005 foi um dos convidados da cantora Eliane Faria e do cantor belga Michel Tasky na homenagem ao bloco Bafo da Onça, que recebeu o trombonista no Bar Sacrilégio, na Lapa, centro boêmio do Rio de Janeiro.


Fonte: Dicionário da MPB

0 comentários:

LinkWithin