segunda-feira, 25 de maio de 2020

CHICO ELION, 90 ANOS

Resultado de imagem para Chico Elion
No Dicionário da Música do Rio Grande do Norte, de Leide Câmara – o mais completo glossário da música potiguar – Chico Elion é a primeira imagem que se vê, ainda jovem, com seu violão em punho, em uma praia natalense.

Segundo o compêndio de 521 páginas, Chico nasceu na antiga Vila da Princesa, hoje, Assu, em 16 de maio de 1930. Residiu em Natal já na infância. Seu primeiro instrumento foi um cavaquinho, feito por um marceneiro amigo do pai, comerciante.

Sua estreia nos palcos se deu na reinauguração do Convento Santo Antônio, como bandolinista. Depois passou a se apresentar nas festas do Ginásio 7 de Setembro, onde estudava, ao lado do pianista Newton Ramalho, irmão do compositor Hianto de Almeida.

Como cantor, estreou aos 18 anos já no Rio de Janeiro, na Rádio Nacional, no programa de Manoel Barcellos, interpretando a música ‘Lavadeira’, de sua autoria em parceria com o cearense Canelinha.

Fim dos anos de 1940, criou o trio Los Brasileirinhos, com Manoel Neves e Zélia Amorim. Em 1951, fundou o Trio Acaiaca, depois Conjunto de Boate Acaiaca, que se apresentava nas grandes festas natalenses.

No mesmo ano também fundou o Quarteto Marupiara, primeiro conjunto de quatro vozes do RN, que atuou até 1952. Em 1954, ele foi morar no Rio de Janeiro por seis anos.

Chico Elion foi o mentor das Irmãs Ferreira, trio formado por Chiquinha do Acordeon, Francineth e Déa, na passagem do baião e xaxado para o estilo “romântico”.

Na década de 1970 foi presidente da Ordem dos Músicos do Brasil, seção do RN, da qual é sócio fundador. Foi dono da casa de show Beco da Música, onde recebeu músicos e cantores de todo o país.

Das 400 composições de Chico Elion, destaca-se Moinho D´Água, com a qual recebeu disco de ouro pelas 10 mil cópias vendidas. A canção foi gravada por intérpretes até da França.

Ranchinho de Paia, outro clássico seu, consagra o chão natalense, tal qual a Praieira de Othoniel Menezes e Eduardo Medeiros. O nome da canção é nome de rua no bairro Lagoa Azul, em Natal. Foi composta em 1952 e eternizada na voz de Luiz Gonzaga, no LP A Festa (1981).

O arranjador das duas músicas é o argentino José Bragatto, também arranjador de Astor Piazolla.


Fonte: https://portalnoar.com.br/

3 comentários:

Unknown disse...

Está biografia está errada sou filho do de Chico Elion

Unknown disse...

Esta biografia tem que ser reparada está errada. Sou filho de Francisco Elion Caldas Nobre meu nome Emanuel Augusto do Vale Nobre. Meu pai não é casado com a pessoa da biografia

Unknown disse...

Por favor gostaria de respostas

LinkWithin