terça-feira, 26 de maio de 2020

ANA TERRA, 70 ANOS


Resultado de imagem para Ana Terra COMPOSITORA

Letrista. Escritora. Produtora. Em 1981, lançou o livro "Letras & canções", no qual compilou algumas letras anteriormente gravadas por boa parte de artistas da MPB. Anos mais tarde, publicou a novela "Estrela". Em 1994, escreveu crônicas para jornais do Rio de Janeiro. No ano de 1998, foi premiada no concurso de roteiros de longa-metragem do Ministério da Cultura com o texto "Os campos de São Jorge".
Em 1977, através de seu Selo Ana Terra Produções, lançou o LP "Cheiro verde", de Danilo Caymmi (na época, seu marido). O disco, com várias canções em parceria com o cantor, inclusive a que deu título ao disco, contou com a participação especial de Milton Nascimento na faixa "Lua do meio dia", em parceria com Danilo Caymmi. No ano seguinte, no LP "Clube da esquina", Milton Nascimento interpretou "Meu menino" (c/ Danilo Caymmi). No ano de 1979, em seu disco "Essa mulher", Elis Regina gravou, de sua autoria em parceria com Joyce, a música que deu título ao disco, e ainda "Pé sem cabeça" (c/ Danilo Caymmi). Sua parceira Joyce, em 1980, no disco "Feminina", incluiu a canção "Essa mulher". Nesse mesmo ano, o grupo Boca Livre gravou "Nossa dança" (c/ Danilo Caymmi). No ano seguinte, Joyce, no LP "Água e luz", gravou "Banho-maria" e "Mais uma vez, mais uma voz", parceria de ambas. Na década de 1980, Angela Ro Rô gravou uma de suas composições mais conhecidas, "Amor meu grande amor" (c/ Angela Ro Rô), que mais tarde seria regravada também com sucesso pelo grupo Barão Vermelho. Em 1983 Tunai no LP "Olhos do Coração" gravou "Ouro Preto", parceria de ambos. No ano seguinte, em 1984, lançou pela Philips/PolyGram, o LP infantil "Histórias do céu e da terra", com projeto e letras de sua autoria. Do disco participaram A Cor do Som, Joyce, Maesro Nelsinho, Monarco, A Velha-Guarda da Portela, Raphel Rabello, Sivuca e Zizi Possi em composições de parcerias com Tunai, Mú Carvalho, Joyce, Nelson Angelo, Zeca Barreto, Arnaldo Pereira e Elton Medeiros.



Neste mesmo ano, de 1984, no disco "Em Cartaz", Tunai incluiu "Pelo Ar do Brasil", parceria de ambos. Em 1995, em seu CD "Grande tempo", pela gravadora Velas, Fátima Guedes interpretou "A dois" (c/ Sueli Costa). Ainda na década de 1990, a convite de Francis e Olívia Hime, letrou duas músicas de Chiquinha Gonzaga, participando do disco em homenagem à maestrina, juntamente com outros letristas, como Paulo César Pinheiro e Abel Silva. No ano de 1998, foi lançado para o mercado brasileiro o disco "Bossa carioca", da cantora nipo-brasileira Lisa Onno. Nesse CD, originalmente lançado no Japão, foram incluídas duas composições de sua autoria "A dois" (c/ Sueli Costa) e "Diz a ela", em parceria com Lisa Onno. Entre seus vários intérpretes estão Emílio Santiago, Maria Bethânia, Nana Caymmi ("Aperta outro") e Marina Lima. No ano de 2002, ao lado de Chico Buarque, Abel Silva, Antônio Cícero, Paulinho Lima, Elisa Lucinda, Alcione, Leila Coelho Frota, Adélia Prado, Afonso Romano de Sant'Anna, Ritchie, Ronaldo Bastos, Fernando Brant, Gabriel, O Pensador, José Carlos Capinam e Murilo Antunes, entre outros, num total de 149 pessoas, participou do álbum com quatro CDs em homenagem ao poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. O álbum intitulado "Reunião - O Brasil dizendo Drummond" foi lançado pelo selo Luz da Cidade, do poeta e letrista Paulinho Lima. Neste mesmo ano, Lucinha Lins no disco "Canção brasileira" (em homenagem à obra de Sueli Costa) interpretou de sua autoria "Minha arte" e "Insana", ambas em parceria com Sueli Costa. Neste mesmo ano, de 2002, Tunai regravou "Ouro Preto" e "Pelo Ar do Brasil" no CD "Sem Limites", lançado pela gravadora Universal Music.

0 comentários:

LinkWithin