domingo, 3 de maio de 2015

EM MAIS UM VOLUME, A EXITOSA SÉRIE "PERNAMBUCO FORROZANDO PARA O MUNDO", ABARCA A OBRA DE XICO BIZERRA

Em seu segundo volume, a série Pernambuco forrozando para o mundo presta uma singela homenagem a um dos compositores mais representativos da música Nordestina contemporânea

Por Bruno Negromonte


Com a primeira letra do seu nome artístico também escreve-se xote, um dos gêneros musicais ao qual sua obra está intrinsecamente ligada. Nascido na região cearense do Crato, Xico Bizerra teve a oportunidade de vivenciar toda a rica sonoridade que alimenta aquelas pairagens. O que o pequeno Francisco talvez não dimensionasse era o quanto aquela experiência influenciaria sua obra anos mais tarde quando já se encontrava longe do sopé da Chapada do Araripe.

A simploriedade destes primeiros anos, somado a um astuto, sonoro e poético modo de enxergar os mais ínfimos detalhes poéticos que o cercam deram ao compositor as principais credenciais e ferramentas para torná-lo uma espécie de bastião do apuro estético em defesa da nordestinidade em sua melhor potência. Vem do seu matulão o projeto Forroboxote e canções como “Se tu quiser”, “Oração do sanfoneiro”, “Tangendo a dor” e tantas outras. São xotes, baiões, valsas, forrós, e uma gama de ritmos, composições e parcerias que não param de crescer e que agora finalmente encontram-se sincretizados nesta coletânea que chega em comemoração aos quinze anos de estrada do compositor completados ao longo de 2015. 

Com o primeiro volume dedicado ao saudoso Dominguinhos, agora chegou a vez do selo Passadisco prestar essa homenagem a este nome que mostra-se a cada nova produção como um dos mais importantes, promissores e representativos compositores da música nordestina contemporânea. Difícil mensurar a sua relevância dentro do atual quadro do cancioneiro nordestino, no entanto, este segundo volume da série Pernambuco Forrozando para o Mundo arrisca-se, de modo bastante abrangente, e acerta na mosca ao prestar essa justa homenagem a quem tão bem vem construindo um mosaico sonoro onde se destaca a mais pura verdade e autenticidade sertaneja imergidas na seiva da poesia.

Com projeto gráfico de Ana Rios, as fotos (capa e luva) ficaram a cargo do acervo do médico Paulo Fernando Fragoso de Carvalho e Tom Cabral (encarte). A masterização de Delbert Lins (da Gusdel Estudio). O disco que conta com quinze canções, dentre elas uma versão inédita registrada pelo Projeto Sal do clássica "Se tu quiser", enumera um sem fim de importantes nomes da música nordestina, dentre eles Elba Ramalho, Dominguinhos, Marinês, Trio Nordestino, Petrúcio Amorim, Jorge de Altinho, Amelinha, Adelson Viana, Waldonys, Quinteto Violado entre outros.

O lançamento deste novo projeto do selo Passadisco acontecerá na próxima quarta-feira a partir das 19hs na loja homônima ao selo localizada no Shopping Sítio da Trindade, Estrada do Encanamento, 480. O endereço fica no Parnamirim, bairro localizado na zona norte da capital pernambucana, onde o obstinado, Fábio Cabral mantém o selo e a loja. Vale salientar que o projeto junino chega um semestre depois de Fabio "gerundiar" outro ritmo pernambucano, o frevo. Para conhecer este e outros títulos conheçam o website da loja: http://www.passadisco.com.br/

Eis as quinze faixas presentes no álbum "Pernambuco forrozando para o mundo - Volume 02":
01 - Se tu quiser - Elba Ramalho 
02 - Musa - Dominguinhos 
03 - Chico das águas - Quinteto Violado 
04 - Oração do sanfoneiro - Chambinho, Cezzinha, Targino Gondin, Waldonys e
Adelson Viana 
05 - Pé-de-saudade - Marinês 
06 - Jarrim de fulô - Santanna, O Cantador 
07 - Forró do bole bole - Trio Nordestino 
08 - Hoje tem forró - Silvério Pessoa 
09 - Baião vagamundo - Flávio José 
10 - Céu de baião - Amelinha 
11 - Esconderijo do amor - Trio Sabiá 
12 - Oferendar - Flávio Leandro 
13 - Aroma de alegria - Josildo Sá 
14 - Pelos cantos da casa - Maciel Melo 
15 - Vou deixar não - Irah Caldeira 
16 - Bom de prosa - Petrúcio Amorim 
17 - Você não quis - Adelmário Coelho 
18 - Oceano do querer - Jorge de Altinho 
19 - Tangendo a dor - Nádia Maia 
20 - Se tu quiser - Projeto Sal

0 comentários:

LinkWithin