sábado, 2 de maio de 2015

WANDERLEY CARDOSO, 70 ANOS

No último mês de março, um dos ícones da jovem guarda completou sete décadas de vida em plena atividade




Com dez anos de idade Wanderley Cardoso já participava de programas infantis, como “Clube do Papai Noel”, “Grêmio do Sesinho” e “Gincana Kibon”, com doze foi convidado para participar do LP “Brincando de escola”. Produzido por Mario Zan, este foi seu primeiro trabalho como cantor profissional. Cantando a música “Canção do Jornaleiro”, vendeu na época cinqüenta mil cópias. Aos treze, parou de cantar pois sua voz estava mudando, só retornando com dezessete anos, onde já participava de conjuntos de bailes.

Em 1965, foi contratado através de Genival Melo pela gravadora Copacabana Discos. Lá gravou seu primeiro sucesso: “Preste Atenção”, consagrando-se em todas as paradas musicais do país. Era o empurrão que Wanderley precisava para impulsionar sua carreira. Seguiram-se então hits como: “Abraça-me Forte”, “Meu Amor Brigou Comigo”, “Te Esperarei”, “Promessa”, “Doce de Coco”, “O Pic-Nic”, “Socorro nosso amor está morrendo”, “Baby Eu Te Amo”, “História de Amor”, “Fale Baixinho”, “Minha Namorada” e “Se Ela Voltar””. Gravado em 1968, “O Bom Rapaz” é o maior sucesso, já tendo sido vendidas, até hoje, mais de seis milhões de cópias.

Os festivais também estiveram presentes na vida do cantor. Podemos destacar participações vitoriosas como o prêmio de melhor cantor no “Festival Latino Americano da canção de New York” e de melhor cantor e autor no “Festival Costa a Costa do Uruguai”.Ganhou também ao lado de Nelson Ned o prêmio de melhor música e intérprete no “Festival da canção de Porto Rico”. No rastro destes sucessos vieram as fotonovelas e por fim a televisão. Além de cantar no programa “Jovem Guarda”, surgiu o convite para fazer um programa semanal ao lado de Ted Boy Marino, Ivon Cury e Renato Aragão. Foi desta união que surgiu na TV “Os Adoráveis Trapalhões”, posteriormente “Os Trapalhões”. Participou também de programas como “Silvio Santos - Os Galãs Cantam e Dançam, A Grande Parada, apresentou o Globo de Ouro”, etc.

No teatro fez algumas peças, entre elas “Regina MonAmour”, com Regina Duarte e grande elenco. Em sua atuação no cinema destacam-se “Pobre príncipe encantado”, “Na onda do Ie-ie-ie”, “Amor em quatro tempos”, , entre outros.

Veio o sucesso internacional com LPs na Argentina, Chile, Venezuela e em Portugal, onde já esteve várias vezes em primeiro lugar nas paradas de sucesso. Hoje sua discografia conta com 87 lançamentos entre compactos, Lps e Cds. Além de participações em CDs da Jovem Guarda e no DVD “Jovem Guarda para Sempre” que foi lançado pela gravadora Atração em 2005.

Em 2002 recebeu o prêmio de revelação da música Gospel masculina no “Troféu Talento” da TV Record. No mesmo ano, Wanderley que não interpretava desde 1975, ficou muito contente com o convite do SBT para fazer parte do elenco da novela “Jamais te esquecerei” onde atuou no papel de Adamastor.

Depois de passar por uma depressão e outros problemas de ordem particular, o cantor teve o que define como “um encontro com Jesus”, tornando-se evangélico. Livrou-se do que mais lhe afligia: o vício da bebida. Após sua conversão, Wanderley passou a receber vários convites para gravar seu primeiro CD Gospel. O sucesso voltou então a fazer parte da vida do cantor: “Agora sou feliz” e Você Merece Ser Feliz lançado pela Top Gospel, alcançou a marca de mais de Quinhentas e cinqüenta mil cópias vendidas. Mais um disco de ouro para a vasta coleção do artista.

Mas Wanderley não considera o fato de gravar a música Gospel um meio de sobrevivência e sim uma maneira de agradecer a Deus todas as bênçãos que lhe tem sido proporcionadas, porem não pretende mais gravar músicas gospel. 

Ele continua com o seu trabalho tradicional fazendo shows, por todo o brasil.

Em seu show Wanderley se apresenta com o “Grupo Jovem Guarda”, ou principalmente sozinho. Nele, canta seus sucessos, brinca, conta piada, faz imitações e no final abre espaço para os apreciadores da música dos anos 60/70 cantarem e dançarem no espetáculo.

Um artista com um histórico de sucessos tão vasto, não poderia deixar de registrar sua trajetória em DVD. Em outubro de 2005 , gravou no Canecão RJ , o DVD e cd intitulados “40 Anos de Sucesso do Bom Rapaz”, onde canta as 20 músicas de maior sucesso, com novos arranjos. E ainda conta com uma música inédita.

O trabalho teve a direção geral e produção musical de Day Cardoso, que contou com uma equipe de 40 profissionais. A direçãoMusical foi de José Lourenço, a direção de vídeo ficou com JoãoElias e a direção de fotografia com Dante Belluti.Este trabalho conta ainda com as participações especiais dos amigos Jerry Adriani e Martinha. O DVD e CD foram lançado pela gravadora EMI MUSIC em Julho 2006. Este DVD concorreu ao grammy latino, como melhor álbum romântico.



Fonte: Site Oficial do artista



0 comentários:

LinkWithin