segunda-feira, 7 de outubro de 2013

MILTINHO, 70 ANOS

Conhecido por sua atuação no MPB-4, Miltinho também tem projetos solos e este ano completa 70 anos

Por Bruno Negromonte





Com quase 50 anos de estrada o MPB-4 é talvez o mais conceituado grupo vocal ainda em atividade em nosso país. Formado em Niterói em meados de 1964, quando Aquiles, Magro, Ruy e Miltinho, que integravam o Centro Popular de Cultura, resolveram aventurar-se em São Paulo depois de ter gravado o compacto simples "Samba Bem" pelo selo Elenco. A composição vocal do MPB4 até 1968 era: Ruy, 1.ª voz; Magro, 2.ª; Miltinho, 3.ª; e Aquiles, 4.ª voz. A partir de então, quando Aquiles estudou belcanto (impostação vocal), sua professora discordou da sua posição nas vozes do quarteto e sugeriu a troca das posições vocais. Então, Miltinho, ficou com a 4.ª voz, e Aquiles, com a 3.ª. A troca permanece até hoje e percebe-se que a sonoridade das vozes ficou mais harmônica.

Vale salientar que o grupo ganhou projeção a partir da mesma década participando em diversos festivais existentes na época com outros nomes que recém-lançados também tais quais Chico Buarque, Nara Leão, Sidney Miller, Quarteto em Cy, entre outros. Nesse período destacam-se com acompanhando Chico Buarque nas antológicas gravações das canções "Quem te viu, quem te vê" e "Roda Viva", ambas de 1967. Com a ida de Chico para a Itália na época da ditadura o grupo quase desiste de manter-se em atividade, no entanto desistiram e permaneceram juntos dividindo o mesmo palco durante cerca de quatro décadas, até a saída de Rui Farias em 2004. Para o seu lugar veio o cantor e compositor Dalmo Medeiros. Medeiros, ex-integrante do grupo Céu da Boca.




Esse retrospecto todo em relação ao grupo veio para trazer as sete décadas da quarta voz do grupo: Milton Lima dos Santos Filho, ou melhor, Miltinho. Filho de uma professora de piano teve como primeiro instrumento uma gaita de boca e, em seguida, o violão. Estudou Engenharia até o terceiro ano, abandonando o curso em 1965, quando enveredou para a música como já foi dito anteriormente. Além de cantar, o músico também fez diversos arranjos vocais não só para o MPB-4, mas também para o Quarteto em Cy e é autor de diversas canções em parceria com nomes como Paulo César Pinheiro, Alceu Valença, Kledir Ramil, Zé Renato entre outros. Sua primeira composição registrada foi a canção "Vim pra ficar", gravada originalmente em 1968 no quarto álbum do MPB-4. Daí em diante vieram diversos intérpretes para a sua obra com nomes como Nara Leão, Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, Roberto Ribeiro, Jessé, Célia, Isaurinha Garcia, Quarteto em Cy, Claudette Soares e Milton Banana Trio. 

Com essa carreira paralela ao MPB-4 Miltinho teve e tem a oportunidade de mostrar ao grande público outras facetas artísticas, que de certo modo, passam desapercebidas em um grupo onde todos os músicos são talentosíssimos como é o caso do MPB-4. Neste álbum, dividem os vocais com o músico carioca nomes como Zé Renato, Lourenço Baeta, Leila Pinheiro, Kledir Ramil, além dos grupo ao qual faz parte. O destaque do álbum na época foi a canção "Mal de raiz", tema do personagem Mocinha na novela "Roque Santeiro", da Rede Globo. Daí em diante vieram mais dois álbuns: Enigma (1992) e Por quem merece amor (1998).



Discografia Oficial


New malemolência (1986)

Faixas:
01 - Mal de raiz (Miltinho - Paulo Cesar Pinheiro)

02 - Por quem merece amor (Por quien merece amo) (Silvio Rodriguez - vs: Miltinho)
03 - New malemolência (Anna) (Vatro - Giordano - vs: Aldir Blanc)
04 - Amar de novo (Miltinho - Magro)
05 - Maravilha curativa (Miltinho - Kledir Ramil)
06 - Anjo sereia (Miltinho - Alceu Valença)
07 - Vida em comum (Miltinho - Paulo César Pinheiro)
08 - Cicatrizes (Miltinho - Paulo César Pinheiro)
09 - Ossos do ofício (Miltinho - Kledir Ramil)
10 - Era só o que faltava (Miltinho)


Enigma (1992)

Faixas:01 - Enigma (Magro - Miltinho)
02 - Cobaia (Paulo César Pinheiro - Miltinho)
03 - Proclamação (Paulo César Pinheiro - Miltinho)
04 - Céu de brigadeiro (Abel Silva - Mário Negrão - Miltinho)
05 - 
Por quem merece amor (Por quien merece amo) (Silvio Rodriguez - vs: Miltinho)
06 - Trem doido (Aldir Blanc - Miltinho)
07 - Mel silvestre (Magro - Miltinho - Zé Renato)
08 - Cadê Maria? (Paulo César Pinheiro - Miltinho)
09 - Feitiçaria (Paulo César Pinheiro - Miltinho)
10 - Preciso de um tempo (Paulo César Pinheiro - Miltinho)


Por quem merece amor (1998)

0 comentários:

LinkWithin