quarta-feira, 30 de outubro de 2013

EIS A DISSIDÊNCIA DO ÓBVIO...

Com uma deliciosa sonoridade, o sexteto carioca Coquetel Acapulco contagia de modo intenso e impactante a quem os escuta mostrando um trabalho que intercala-se em ritmos diversos

Por Bruno Negromonte


Integrantes do sexteto Coquetel Acapulco lançam CD nesta sexta, no Arpoador

Lançado em 1928, o "Ensaio sobre música brasileira" do poeta, musicólogo e romancista Mário de Andrade traz de modo vanguardista questionamentos acerca das influências culturais na constituição rítmica, melódica e formal da música brasileira. Em dado momento da obra Andrade defende a plausível ideia de que a música brasileira existe além daquilo que consideramos como matrizes de nosso cancioneiro, inclusive procurando trazer questionamentos acerca de suas ideias. Para fundamentar seus pensamentos o escritor lança a seguinte reflexão: (...) por causa do sucesso dos Oito Batutas ou do choro de Romeu Silva, por causa do sucesso artístico mais individual que nacional de Vila-Lobos, só é brasileira a obra que seguir o passo deles?. Se vivo hoje estivesse e conhecesse o som produzido por esses jovens cariocas afirmaria com toda a convicção de que valeu a pena suas horas e horas dedicadas ao assunto tendo por objetivo a elaboração de compêndios sobre o tema.



Não afirmo se os jovens do Coquetel Acapulco beberam da fonte do escritor, no entanto a prática da banda condiz e muito com as teorias defendidas pelo autor de Macunaíma, pois o grupo não tem passos definidos a seguir. É preciso enfatizar que essa autonomia não os deixam sem norte, pelo contrário, o trabalho do jovem grupo (que sofre influência de diversos estilos musicais) transforma-se em uma coesa unidade sonora e que agora é possível averiguar através deste debute fonográfico em CD e LP cujo título é "Dama da noite", e traz doze faixas autorais que misturam melodias e harmonias que trazem arraigada a identidade do grupo abordando os mais variados temas.

Criada em 2005 a banda é formada por Silvia Tardin (voz, vocais de apoio e percussão), Pedro Sucupira (saxofone e vocais de apoio), Nando Arruda (trombone e vocais de apoio), Mario Travassos (teclados), Léo Mahfuz (contrabaixo) e Filipe Rebello (bateria, percussão e vocais de apoio). Sendo da formação original apenas três integrantes: Nando, Léo e Filipe. Ao longo desses anos já passaram pelo grupo diversos vocalistas, dentre os quais Luiz Baeta, Aline Nabisi e André Monnerat. Ao longo desse período o grupo chegou a lançar dois Ep's (o primeiro em 2007 e o segundo em 2011) e agora traz como resultado de uma bem sucedida campanha de crowdfunding (campanha para obtenção de recursos através da internet).

Sob a égide principalmente do Ska (gênero musical surgido na Jamaica na década de 1950 e que traz em sua constituição elementos sonoros caribenhos e americanos tais quais calipso, jazz e o rhythm and blues), o álbum traz faixas bastante interessantes como a instrumental 'Tango' (Pedro Sucupira), que apesar do nome  mostra de forma à brasileira porque o gênero musical jamaicano propagou-se rapidamente no mundo e o porquê dele ser capaz de contagiar à todos (sem exceção) já em seus primeiros acordes. A contagiante abertura dá pano pra manga para Silvia entoar 'Me deixe saber' (Léo Mahfuz) e 'Cortesia' (André MonneratLéo Mahfuz), que fundem-se em uma perfeita unidade sonora.

O baile não pára e de modo efusivo o Coquetel apresenta 'Da noite' (Léo Mahfuz) e continua a nos embriagar com doses sonoras mais impactantes como, por exemplo, a faixa '854' (Luiz de Marco e Mahfuz e Sucupira) canção instrumental presente no álbum que destaca o trombone de Nando ArrudaEm 'Conga' (Luiza Baeta, Luís de Magalhães e Léo Mahfuz) destaque para o naipe de metais. Sem perder o ritmo, o baile ainda conta com 'Horizonte' (Luiz de MagalhãesLéo Mahfuz) e com a dupla Sucupira Mahfuz, que merecem destaque pelas composições  'Amor em fuga' e 'Velho mundo', faixas que mostram a leveza sonora de um grupo que vem sabendo de modo muito coeso imprimir a sua identidade. O disco ainda conta com 'Boas maneiras', 'Que tal Paris' e 'Campo Minado', três composições de Léo Mahfuz que endossam as mais diversas situações abordadas pelo Coquetel Acapulco no álbum. Seja o universo feminino, desencontros amorosos ou descobertas pessoais, o grupo soube muito bem quais seriam as vestimentas sonoras precisas.

Masterizado no estúdio El Rocha (SP), por Fernando Sanches, a ficha técnica do projeto conta na produção também com nomes como o do norte-americano Victor Rice, músico e produtor conhecido principalmente na música jamaicana por trabalhos como The Slackers, Easy Star All Stars e NewYork Ska Jazz Ensemble, além de por produções mais recentes no Brasil com Marcelo Camelo, Bixiga 70 e a Mallu Magalhães.

Seja ska, seja reggae ou qualquer outro ritmo que os definam o importante é o grupo soube adaptar sua sonoridade às suas diversas influências, fazendo de sua música um harmonioso painel onde a contemporaneidade convive harmoniosamente com aquilo que é nostálgico. Transformando na verdade aquilo que fazem em um delicioso coquetel de ritmos , onde souberam dosar de modo preciso aquilo que constitui o som que fazem e acreditam. Vale a pena deixar-se contagiar pela alegre sonoridade deste grupo que de modo despretensioso soube associar uma impressionante leveza ao som que fazem.


Maiores Informações:
Site Oficial - http://www.coquetelacapulco.com.br/
Facebook (Página) - http://www.facebook.com/coquetelacapulco
Youtube (Canal) - http://www.youtube.com/TheCoquetelacapulco
Twitter - https://twitter.com/coquetel
Contato para shows - coquetelacapulco@gmail.com
Soundcloud - https://soundcloud.com/coquetelacapulco/

Myspace - https://myspace.com/coquetelacapulco
Vagalume - http://www.vagalume.com.br/coquetel-acapulco/
Vimeo - http://vimeo.com/coquetelacapulco
Reverbnation - http://www.reverbnation.com/coquetelacapulco


Para aquisição do álbum:
Locomotiva discos - http://www.locomotivadiscos.com.br/pd-60661-cd-coquetel-acapulco-dama-da-noite.html?ct=3afa5&p=4&s=2

Itunes - https://itunes.apple.com/br/artist/coquetel-acapulco/id696121010

0 comentários:

LinkWithin