quarta-feira, 23 de outubro de 2013

GRAÇA BRAGA E WESLEY NÓOG CANTAM VINICIUS DE MORAES

Graça Braga e Wesley Nóog cantam Vinicius de Moraes no Sesc São Caetano do Sul (SP), dia 25 de outubro, às 20h. O show é uma homenagem ao cantor, compositor, poeta e diplomata que completaria este ano o seu centenário e integra o projeto "Calmaria e Vendaval”, que apresenta os vários lados do “poetinha”: a Bossa Nova, o sambista apaixonado que cantou o amor e o cotidiano, além do artista considerado o branco mais preto do Brasil em seus afro-sambas. O ingresso custa R$ 10,00 (inteira).

Graça e Nóog farão uma releitura da obra de Vinicius de Moraes. No repertório, clássicos do cantor e compositor, feitos em parceria com Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos Lyra. Tanto Graça Braga quanto Nóog foram convidados este ano a participarem do especial gravado pela Rádio CBN-SP em homenagem aos 100 anos de Vinicius de Moraes. Nos programas, levados ao ar em setembro, cantaram canções do disco “Os afro-brasileiros”, considerado um clássico, assinado pela dupla Vinicius e Baden Powell.


Graça Braga

Graça Braga, dona de uma voz potente, é uma intérprete eclética e faz do seu cantar uma missão. Teve o privilégio de nascer numa família de músicos, em Pirajuí, interior paulista, e começou a cantar aos 13 anos. Os tios dela formavam um regional, a mãe cantava e tocava violão e a tia, Marinês, foi por 30 anos porta-bandeira do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, agremiação em que também desfilou por cerca de 20 anos. Toda esta intimidade e pulsação levam seu coração a bater no mais brasileiro dos ritmos: o samba. E foi dessa forma que iniciou sua carreira de intérprete em diversas casas com música ao vivo nesses quase 40 anos.

Egressa do Samba da Vela, Graça Braga amadureceu em sua trajetória e seu talento a levou abrir portas em vários ritmos. Seu estilo próprio contagia e emociona, quando canta. Seu carisma pode ser observado quando empunha o microfone e solta a voz na interpretação do melhor da obra de grandes nomes da música popular brasileira, como Roberto Ribeiro, Elizeth Cardoso, Gonzaguinha, Alcione, Candeia, Martinho da Vila, Elza Soares, Elis Regina, Paulo César Pinheiro, entre outros. Prestigiada, Graça Braga já dividiu o palco com artistas da importância de Beth Carvalho, Zélia Duncan, Dona Ivone Lara, Diogo Nogueira, Wilson Moreira, Luiz Carlos da Vila, Célia, Roberto Silva, Teresa Cristina, Verônica Ferriani, Nilze Carvalho, Fabiana Cozza, por exemplo

Graças a seu primeiro CD, ”Eu sou assim”, foi premiada e recebeu em 2009 o Troféu Catavento, oferecido pela Rádio Cultura, ao destacá-la como a melhor produção independente de samba, além da melhor música “Dona do Samba” (Graça Braga/Paquera). Aliás por causa dessa canção, que fala sobre as mulheres do samba, a cantora viu o nome da música virar um apelido carinhoso. O segundo CD, “Dia da Graça – O Samba de Candeia”, gravado em 2011, faz uma homenagem ao sambista carioca que é um ícone na cultura popular. 

Indicado ao Grammy Latin 2013 como o melhor disco de música popular brasileira, o álbum “Herivelto Martins 100 anos”, em que Graça Braga canta a faixa "Praça Onze", foi lançado em 2012. Trata-se de uma coletânea com vários artistas, como Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Emílio Santiago, Alaíde Costa, Jair Rodrigues, Agnaldo Rayol, Agnaldo Timóteo e outros. Em 2013, ela também fez shows em homenagem aos 30 anos da morte da sambista Clara Nunes e ainda encontra tempo para administrar o bar “Você Vai Se Quiser”, uma casa de samba conceituada no centro de São Paulo, localizada na Praça Roosevelt.


Wesley Nóog

Cantor e compositor, Wesley Nóog consegue aliar musicalidade à parceria com movimentos populares de expressão, como a Cooperifa, Cooperativa Cultural da Periferia, considerada um dos movimentos artísticos mais ativos de São Paulo; o Sarau do Binho; a Casa da Mulher, entre outros. Suas metáforas revelam figuras de linguagens desse ambiente tão rico e particular. São cinco álbuns gravados, numa trajetória com 13 anos desse representante da nova geração brasileira de soul music. O disco “Soul Assim” é o mais novo, lançado este ano e contou com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Corredor Cultural Mameluco Afro Brasileiro, projeto criado pelo próprio Nóog.

Influenciado pelo universo musical de seus tios, que foram coristas e maestros, Nóog foi estudar música aos 16 anos em um seminário, onde estudou por 12 anos. Fez Teologia e Música. Cresceu ouvindo os criadores do samba-soul, como Tim Maia, Jorge Ben Jor, Cassiano, Carlos Dafé e Hyldon, que sincretizaram a musicalidade brasileira com o soul americano de uma maneira inusitada e inovadora. Filho de funcionários públicos, iniciou sua carreira artística em 1993, com o grupo Swing & Cia. Cinco anos depois, passou a integrar o Estação Fankalha, expressivo grupo do cenário musical alternativo. Seu primeiro trabalho solo foi um single, com duas músicas Mameluco Afro Brasileiro, lançado em 2008, e em 2010 lançou o disco cheio, com 10 músicas, resultado de um rico diálogo entre ritmos brasileiros e as influências do soul e da black music. Para Wesley, “é impossível retratar musicalmente o Brasil utilizando apenas ritmos como o samba, afoxé, maracatu e ciranda. A solução foi misturar os estilos e colocar um pé na modernidade e outro pé na ancestralidade”. 

Para o jornalista Gilberto Dimenstein, da Rádio CBN, o trabalho de Nóog é “uma das maiores inovações da nova geração da música brasileira”. O CD “Mameluco Afro Brasileiro”, disponibilizado gratuitamente na web pelo artista em 2010, alcançou a impressionante marca de um milhão de downloads. Entre julho e agosto de 2009, realizou shows na França, abrindo o mês de música brasileira ao lado de Gilberto Gil, Seu Jorge, Geraldo Azevedo e Natiruts. Naquele mesmo ano, abriu a semana de música brasileira do Itaú Cultural, no projeto Toca Brasil, em que se apresentaram músicos da nova geração do país e representou São Paulo. 


Repertório:
01 - Onde anda você (com Toquinho) 
02 - Tarde em Itapoã (com Toquinho) 
03 - Deixa (com Baden Powell) 
04 - A Felicidade (com Tom Jobim) 
05 - Eu sei que vou te amar (com Tom Jobim) 
06 - Garota de Ipanema (com Tom Jobim) 
07 - Formosa (com Baden Powell)
08 - Água de beber / Só danço samba (com Tom Jobim) 
09 - Regra 3 (com Toquinho)
10 - O Morro não tem Vez (com Tom Jobim)
11 - Pela luz dos olhos teus (com Toquinho)
12 - Calmaria e vendaval (com Toquinho) 
13 - Samba da bênção (com Baden Powell) 
14 - O canto de Xangô (com Baden Powell)
15 - O canto de Oxum (com Toquinho)
16 - Berimbau (com Baden Powell)
17 - Canto de Ossanha (com Baden Powell)


SERVIÇO:
Data e horário: Dia 25/10 - às 20hs
Local: SESC São Caetano do Sul
Endereço: Rua Piauí, 554 - Santa Paula 
São Caetano do Sul /SP
Entrada: R$ 10,00 (inteira)
Telefone: (11) 4223-8800

0 comentários:

LinkWithin