quarta-feira, 11 de novembro de 2015

BETHÂNIA, 50 ANOS DE PALCO

Por Marcos Venancio



No dia 13 de fevereiro de 1965, Maria Bethânia apresentava sua interpretação de “Carcará” em sua estreia no espetáculo Opinião, substituindo Nara Leão. Ela provavelmente sabia que plantava ali uma carreira de 50 anos sem concessões. A data é celebrada no show 'Abraçar e agradecer' e nós não podíamos ficar de fora da festa. Esse material é uma homenagem a essa santamarense cidadã do mundo, embaixadora da Música Popular Brasileira, que fez 50 anos de carreira em fevereiro e chega aos 69 de idade agora em junho. 

Desde o primeiro compacto simples, um tipo de disco raro na era da internet, apenas com duas músicas, Carcará, de João do Vale e José Cândido, e De Manhã, de Caetano Veloso, Bethânia marca a sonoridade musical do País. Seu timbre marcante faz com que alguns acreditem que ela desafina às vezes, mas isso faz parte de Beta, porque a vida também tem nuances desafinadas. Assim é o canto dessa diva brasileira, que canta a vida que 'pega, mata e come', como no verso de seu primeiro sucesso. 

Maria Bethânia Viana Teles Veloso nasceu em Santo Amaro, no dia 18 de Junho de 1946. Foi a sexta filha de José Teles Veloso (Seu Zezinho), funcionário público dos Correios, e de Claudionor Viana Teles Veloso,conhecida como Dona Canô). Foi o irmão Caetano Veloso, inspirado na valsa Maria Betânia, do compositor Capiba, então um sucesso na voz de Nélson Gonçalves, quem escolheu seu nome. A família tem muitos artistas, como a irmã e escritora Mabel Velloso, o irmão Caetano Veloso e os sobrinhos cantores Belô Velloso, Jota Velloso e Moreno Veloso. Quando se mudou para Salvador, em 1960, para terminar os estudos, começou a frequentar o meio artístico, ao lado de Caetano. 

Em 1963, estreou como cantora na peça Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues. No início dos anos de 1960, Bethânia e Caetano conheceram Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé e Alcivando Luz, entre outros. A partir daí, esse grupo criou a Tropicália, movimento que teve a participação discreta da cantora. Bethânia nunca se prendeu a grupos. Passeia por todos, soberana, reinando sobre a Música Popular Brasileira.

0 comentários:

LinkWithin