sábado, 21 de novembro de 2015

DANIELA MERCURY, 50 ANOS

Filha de Liliana Mercuri de Almeida e Antônio Fernando Ferreira de Almeida, Daniela ao longo de 2015 completa meio século de vida






Mulher

Cidadã pós moderna, pós feminista e incansável na luta pelos direitos humanos, Daniela Mercury sempre esteve comprometida com todas as questões da nossa sociedade. Daniela é, desde 1995, embaixadora do UNICEF para o Brasil, mas também atua na defesa dos direitos das crianças em diversos países do mundo. É também embaixadora do Instituto Ayrton Senna, que ajuda na educação de milhares de crianças em todo o Brasil. Em 2008, Daniela Mercury criou o Instituto Sol da Liberdade. Em parceria com o UNICEF e com a ESPN Brasil, o instituto realiza a Caravana da Música, um projeto itinerante que percorre o Brasil levando arte para crianças e professores, que passam a ser multiplicadores do conteúdo levado às pequenas cidades do Brasil, algumas vezes, com a participação de Daniela Mercury. Daniela fez também campanhas a favor do aleitamento materno, contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, pela paz, doação de sangue, contra o trabalho infantil e muitas outras. Em 2014, estrelou ao lado do cantor Rick Martin a primeira campanha mundial da ONU contra a homofobia.

Começou a se dedicar ao canto a partir dos 13 anos. Casou-se aos 19 anos. Nessa época, começou a cantar em vários bares de Salvador: Travessia, Canteiro's, Stella Mares, Privet, entre outros. A partir da década de 1990, passou a ser considerada uma das grandes estrelas da MPB, obtendo posterior reconhecimento internacional.

Em 1992 assumiu os direitos de seus discos no mundo todo e desfez o contrato com a gravadora BMG, passando a produzir os próprios discos e negociá-los com as gravadoras para distribuição.

Foi integrante da banda Cheiro de Amor e backing vocal da banda de Gilberto Gil. Depois, gravou dois discos, em 1988 e 1990, como vocalista da banda Companhia Clic e partiu para a carreira solo.





O primeiro disco, "Swing da cor", colocou seu nome no topo das paradas com a faixa-título.

Em 1992, desligou-se de gravadoras e passou a produzir seus próprios discos e negociá-los com as gravdoras para distribuição. Apresentou-se no projeto "Som do meio dia", no Museu de Arte de São Paulo (MASP), levando mais de 30 mil pessoas ao show. Logo depois do show, foi convidada pela gravadora Sony Music e lançou o disco "O canto da cidade", produzido por Liminha, o qual vendeu mais de um milhão de cópias, confirmando seu nome entre os grandes artistas da MPB.

Com o disco "Música de rua", de 1994, também produzido por Liminha, com quem compôs "Alegria ocidental" e "Tem amor", investiu mais na sua face de compositora, incluindo seis músicas de sua autoria. Gravado em sua própria produtora no ano de 1994, O Canto da cidade, o disco vendeu a metade do anterior, mas trouxe sucessos como "Música de rua", "O reggae e o mar" e "Por amor ao Ilê". Ainda assim chegou à marca de 500 mil cópias.

Em 1996, lançou o disco "Feijão com arroz", no qual se destacou a música "À primeira vista", de Chico César. Com esse CD chegu à marca de 500 mil cópias neste mesmo ano. Logo depois, lançou o CD "Elétrica", gravado ao vivo.

No ano de 1997, participou da coletânea "Tropicália - 30 anos", ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Gal Costa, Asa de Águia, Armandinho, Pepeu Gomes, Lazzo, Didá Banda Feminina, Araketu, Banda Eva, Banda Cheiro de Amor, Ilê Ayê e Vírginia Rodrigues. No CD interpretou "Alegria, alegria" de Caetano Veloso.

Em 1999 fundou o trio elétrico Trio Techno, que todo ano no carnaval de Salvador (BA) percorre o percusso Barra/Ondina, arrastando uma multidão, sendo ele, um dos principais trios baiano.

No ano de 2001, mudou todo o seu visual e lançou o CD "Sou de qualquer lugar", no qual interpretou uma parceria com o filho Gabriel, "Aeromoça", e ainda composições de outros artistas da MPB: "De qualquer lugar" (Lenine), "Baiana havaneira" e "Bora morar", ambas de Carlinhos Brown, e ainda "Mutante" (Rita Lee e Roberto de Carvalho), "A praieira" (Chico Science) e "Quem puder ser bom que seja", de Gilberto Gil.

No ano de 2003 lançou o CD/DVD "Daniela Mercury MTV ao vivo", no qual regravou "Milagres do povo" (Caetano Veloso) em duo com a cantora portuguesa Dulce Ponte; "Riqueza" (Carlinhos Brown) em duo com a cantora espanhola Rosario Flores, "Ive Brussel" (Jorge Benjor), gravada com o DJ italiano Lorenzo Jovanotti. No disco também foram incluídas "Baby" (Caetano Veloso), "Meu plano" (Lenine e Dudu Falcão), "To remember" (Carlinhos Brow e Arnaldo Antunes) em dueto com Carlinhos Brown e "It ain't over til it's over" (Lenny Kravitz). Ainda em 2003, foi a única cantora brasileira a participar do "25º Playboy Jazz Festival", em Hollywood, nos Estados Unidos.

Em 2004 lançou, pela BMG, o CD "Carnaval eletrônico", com produção de 12 DJs, entre eles DJ Zé Pedro, Marcelinho da Lua, Memê, Renato Lopes, Anderson Noise, DJ Bid e Ramilson Maia. Entre as composições do disco, destacam-se "A tonga da mironga do kabuletê" (Toquinho e Vinícius), "Quero voltar pra Bahia" (Paulo Diniz e Odibar), "Que baque é esse?", de Lenine), com a participação especial do compositor, "Amor de carnaval" (Gilberto Gil), "Em preto e branco" (Dudu Fagundes e Santos Diniz), "Vou batê pá tu" (Orlandivo e Arnaud Rodrigues), "Charles Ylê" (Carlinhos Brown) e "Maimbê Dandá", (adaptação de Carlinhos Brown) que também participou da faixa. No disco também foram incluídas algumas composições de autoria da cantora, "Quero ver o mundo sambar", "Ago Lonan" (adaptação) e "O canto da rainha", em parceria com o DJ Memê.

No ano de 2005 lançou o CD e DVD "Clássica", pela gravadora Som Livre, disco gravado em 2004 e no qual foi registrado um show intimista de bossa nova com repertório de Tom Jobim e João Bosco, entre outros compositores. Neste mesmo ano, pela EMI, lançou o CD "Balé mulato", no qual interpretou vários compositores, entre os quais Pierre Onassis, Gigi, Edilson e Tonho Matéria. Ambos os discos foram produzidos pela própria cantora e por seu selo particular. Ainda em 2005 o Vaticano proibiu a apresentação da cantora no "Concerto de Natal", promovido para a Abertura do Ano Xaveriano, em homenagem a São Francisco Xavier, com a presença do Papa. O veto à cantora foi atribuído ao fato de ter estrelado a peça publicitária da Campanha de Prevenção à AIDS do Ministério da Saúde.





No ano de 2006 lançou o DVD "Baile barroco" no qual interpretou diversos sucessos da carreira, entre os quais "Meu Pai Oxalá" (Toquinho e Vinicius de Moraes), "Aquarela do Brasil" (Ary Barroso) e "Ilê pérola negra", "Canto da cidade" e "Olha o Gandhi aí", esta última grande sucesso do carnaval na Bahia no ano anterior. No DVD, gravado ao vivo no carnaval de Salvador, também contou com as participações especiais de Gilberto Gil na faixa "Vamos fugir" (Gilberto Gil), do pianista Ricardo Castro em "Trenzinho do caipira" (Heitor Villa-Lobos) e "Prelúndio nº 2 BWV 847" (Ricardo Castro), além da participação do cantor e compositor baiano Luiz Caldas.

Durante a carreira solo, iniciada com o disco "Swing da cor", vendeu cerca de 11 milhões de discos. Entre seus vários sucessos destacam-se ainda "Tem amor", "O reggae e o mar", "Nobre vagabundo" e "Rapunzel.

No ano de 2006 o cachê da cantora estava R$ 800 mil reais e a hora por show em R$ 250 mil reais. Neste mesmo ano gravou o show "Balé mulato" no Farol da Barra, em Salvador (BA) e lançou o DVD e CD ao vivo, pela gravadora EMI. O show também contou com as participações especiais da Banda Didá e as cantoras Gil e Mariene de Castro. Coube ao cineasta pernambucano Lírio Ferreira (de filmes como Baile Perfumado e Árido Movie) a direção de imagens do DVD.

Em 2007 foi a única artista brasileira a participar do disco do maestro italiano Ennio Morricone. Neste mesmo ano participou da gravação do primeiro CD e DVD do selo Zecapagodiscos, interpretando com João Bosco a música "De frente pro crime" (João Bosco e Aldir Blanc) em show na Cidade do Samba, produzido por Zeca Pagodinho e apresentado por Ricardo Cravo Albin.

Em 2008, lançou pela Sony & BMG, o box “O canto da cidade - 15 anos”, que incluiu a versão remasterizada do CD “O canto da cidade”, lançado em 1992, e o DVD do show dirigido pro Roberto Talma, apresentado na Rede Globo no final daquele mesmo ano.

No ano de 2009 gravou CD “Canibália”, lançado no Brasil, Estados Unidos e Europa, em show realizados no Citibank Hall de São Paulo e Rio de Janeiro. O disco contou com 14 faixas, dentre as quais as de sua autoria “Trio em transe” (c/ Gabriel Povoas e Marivaldo dos Santos), “Oyá por nós” (c/ Margareth Menezes), “Sol do sul” (c/ Gabriel Povoas), “Castelo imaginário” (c/ Tais Nader e Gabriel Povoas), “Dona desse lugar” (c/ Paulo Daflin e Marcelo Quintanilha), “This life is beautiful” (c/ Wyclef Jean e Jerry Duplessis) e “Cinco meninos”.

Em 2010 foi a vencedora do "Prêmio da Música Brasileira" na categoria "Voto Popular - Melhor Cantora". Nesse mesmo ano participou da gravação do CD “Disney Adventures in Samba”, no qual interpretou a faixa “Na baixa do sapateiro” (Ary Barroso), conhecida sob o título de “Bahia”, na versão americana. Produzido por Alceu Maia e lançado pelo selo Walt Disney Records, o disco contou com a participação de vários artistas brasileiros interpretando temas de filmes e desenhos da Disney no ritmo do samba.

Foi uma das atrações do palco montado na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para as comemorações do Réveillon de 2011. Nesse mesmo ano participou da gravação do DVD “Minha Vida”, do compositor baiano Nelson Rufino, no qual interpretou a música “O dono da dor” em show realizado no Teatro Castro Alves, em Salvador, na Bahia. Nesse mesmo ano participou da gravação ao vivo do show do cantor Belo, realizado no parque Wet’n Wild, em Salvador, na Bahia. Lançou o CD/ DVD “Canibália: Ritmos da Brasil”, gravado em show realizado no ano-novo na Praia de Copacabana.

Em 2012 apresentou a 12ª edição do projeto “Pôr do Som”, tradicional show que realiza todo primeiro dia do ano, do qual participaram as cantoras Margareth Menezes e Paula Lima, interpretando um repertório com músicas do compositor Chico Buarque. Apresentou-se no primeiro “Rio Verão Festival”, realizado no Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, do qual participaram artistas como Zeca pagodinho, os Paralamas do Sucesso, Skank, Marcelo D2, entre outros.

Em 2013 participou do “Viradão Carioca”, evento que promoveu shows simultâneos em diversas regiões do Rio de Janeiro. Na ocasião, apresentou-se no palco montado no Parque Madureira, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano participou da 23ª edição do “Festival de Inverno de Garanhuns” (PE), recebendo ao palco a cantora pernambucana Kiara Ribeiro, com quem dividiu os vocais em “Dia Branco” (Geraldo Azevedo e Renato Rocha). Lançou, pelo selo Eldorado, o CD “Daniela Mercury e Cabeça de Nós Todos”, que incluiu regravações de “Paula e Bebeto” (Caetano Veloso e Milton Nascimento), “Aquele abraço” (Gilberto Gil), “todo menino é um rei” (Zé Luiz e Nelson Rufino), e inéditas como “Sei lá” (Aila Menezes, Leonardo Reis, Emerson Taquari, Mikael Mutti e Sérgio Rocha), “Carteira de estudante” (Leonardo Reis, Magary Lord e Peu Meurray), “Tira onda” (Leonardo Reis, Emerson Taquari e Peu Meurray), “Cheia de graça” (Daniela Mercury e Gabriel Póvoas), “Alma feminina” (Aila Menezes e Mikael Mutti), entre outras.



Discografia Oficial

Daniela Mercury (1991)

Faixas:
01 - Swing da Cor
02 - Ninguém Atura
03 - Milagres
04 - Todo Canto Alegre
05 - Geléia Geral
06 - Menino do Pelô
07 - Todo Reggae
08 - Vida É
09 - Tudo de Novo
10 - Doce Esperança
11 - Maravilhê


O Canto Da Cidade (1992)

Faixa:

01 - O Canto da Cidade
02 - Batuque
03 - Você Não Entende Nada / Cotidiano
04 - Bandidos da América
05 - Geração Perdida
06 - Só Pra Te Mostrar
07 - O Mais Belo dos Belos (A Verdade do Ilê / O Charme da Liberdade)
08 - Rosa Negra
09 - Vem Morar Comigo
10 - Exótica das Artes
11 - Rimas Irmãs
12 - Monumento Vivo


Música De Rua (1994)

Faixa:
01 - Música De Rua
02 - Vulcão Da Liberdade
03 - Alegria Ocidental
04 - Tem Amor
05 - Saudade
06 - Rosa
07 - O Reggae E O Mar
08 - Rap Repente
09 - Domingo No Candeal
10 - Sempre Te Quis
11 - Folia De Rei
12 - Por Amor Ao Ilê
13 - Música De La Calle


Feijão Com Arroz (1996)


Faixas:
01 - Nobre vagabundo
02 - Rapunzel
03 - Minas com Bahia
04 - Feijão de Corda
05 - Você abusou
06 - Dona Canô
07 - Bate Couro
08 - À Primeira Vista
09 - Rede
10 - Musa Calabar
11 - Vai Chover
12 - Vestido de Chita
13 - Do Carinho
14 - Bandeira Flor
15 - Vide Gal
16 - Usted Abusó (Você Abusou) (Faixa bônus internacional)
17 - Ue Wo Muite Aruko (Sukiaky) (Faixa bônus internacional)


Elétrica (1998)

Faixas:
01 - Elétrica
02 - Swing da Cor
03 - O Canto da Cidade
04 - Salve-se Quem Puder
05 - Abraço
06 - Música de Rua
07 - Terra Festeira
08 - Feijão de Corda
09 - Tua Lua
10 - Pot-Pourri: Vulcão da Liberdade / Faraó, Divindade do Egito / Uma História de Ifá (Elegibô) / Madagascar Olodum / O Mais Belo dos Belos / Por Amor ao Ilê
11 - Você Não Entende Nada
12 - Trio Metal
13 - Pot-Pourri: O Reggae e o Mar / Venha me Amar / Batuque
14 - Rapunzel
15 - Toda Menina Baiana


Sol Da Liberdade (1999)

Faixas:
01 - Sol da Liberdade
02 - Groove da Baiana
03 - Ilê Pérola Negra (O Canto do Negro)
04 - Santa Helena
05 - Axé Axé (Música incidental: Chão da Praça)
06 - Itapuã @no 2000
07 - Sou Você
08 - Dara
09 - Funk da Decepção
10 - Só no Balanço do Mar
11 - Viagem
12 - De Tanto Amor
13 - Crença e Fé
14 - Ilê Pérola Negra (O Canto do Negro) (Club Mix)


Sou De Qualquer Lugar (2001)

Faixas:
01 - De qualquer lugar
02 - Baiana havaneira
03 - A praieira
04 - Beat lamento
05 - Aeromoça
06 - Estrelas
07 - Ata-me
08 - Mutante
09 - Um tempo de paixão
10 - Bora morar
11 - Quem puder ser bom que seja
12 - Janela
13 - Nossa música
14 - Nina


MTV Ao Vivo - Eletrodoméstico (2003)

Faixas:
01 - Eletro-Doméstico
02 - Temporada Das Flores
03 - Dona Da Banca
04 - Ive Brussel
05 - Baby
06 - Meu Plano
07 - À Primeira Vista
08 - To Remember
09 - Riqueza (Your)
10 - It Ain´t Over Till It´s Over
11 - Milagre Do Povo
12 - Nossa Gente (Avisa Lá)
13 - Umbigo Do Mundo
14 - Ilê Pérola Negra (O Canto Do Negro)
15 - Mutante
16 - Nobre Vagabundo
17 - Só Pra Te Mostrar
18 - Pára De Chorar


Carnaval Eletrônico (2004)


Faixa:
01 - Maimbê Dandá
02 - Quero Ver o Mundo Sambar
03 - Vou Batê Pá Tu
04 - Que Baque é Esse?
05 - A Tonga da Mironga do Kabuletê
06 - O Canto da Rainha
07 - Amor de Carnaval
08 - Por Trás da Fantasia
09 - Preto e Branco
10 - Charles Ylê
11 - Ago Lonan
12 - Quero Voltar pra Bahia


Clássica (2005)

Faixas:
01 - And I Love Her
02 - Covered Saints
03 - Maria Clara
04 - Retrato em Branco e Preto
05 - Brigas Nunca Mais
06 - Atrás da Porta
07 - Serrado
08 - Derradeira Primavera
09 - Sua Estupidez
10 - Aeromoça
11 - Vapor Barato
12 - Se Eu Quiser Falar com Deus
13 - Corsário
14 - Divino Maravilhoso


Balé Mulato (2005)

Faixas:
01 - Topo do Mundo
02 - Levada Brasileira
03 - Amor de Ninguém
04 - Balé Popular
05 - Toneladas de Amor
06 - Nem Tudo Funciona de Verdade
07 - Pensar em Você
08 - Quero Ver o Mundo Sambar
09 - Aquarela do Brasil
10 - Meu Pai Oxalá
11 - Eu Queria
12 - Sem Querer
13 - Olha o Gandhi Aí
14 - Água do Céu


Balé Mulato - Ao Vivo (2006)

Faixas:
01 - Levada Brasileira
02 - Olha o Gandhi Aí
03 - Baianidade Nagô
04 - Prefixo de Verão
05 - Toneladas de Amor
06 - Topo do Mundo
07 - Dia Branco
08 - Não Chores Mais
09 - Amor de Ninguém (O Amor)
10 - Ilê Ayê (Que Bloco é Esse)
11 - Água do Céu
12 - Maimbê Dandá / incidental song: O Canto da Cidade
13 - Quero a Felicidade
14 - Essa Ternura (A Certain Softness)


Canibália (2009)


Faixas:
01 - Trio em Transe
02 - Oyá Por Nós
03 - O Que É que a Baiana Tem?
04 - Preta
05 - Sol do Sul
06 - A Vida É Um Carnaval
07 - Castelo Imaginário
08 - Dona Desse Lugar
09 - This Life Is Beautiful
10 - Bênção do Samba (Na Baixa do Sapateiro/O Samba da Minha Terra/Samba de Bênção)
11 - Cinco Meninos
12 - O Que Será? (A Flor da Pele)
13 - One Love
14 - Tico-Tico No Fubá


Canibália: Ritmos do Brasil (2011)

Faixas:
01 - Bênção do Samba (Na Baixa dos Sapateiros/O Samba da Minha Terra/Samba de Bênção)
02 - O Mais Belo dos Belos/Por Amor ao Ilê
03 - O que é que a Baiana Tem?
04 - Sol do Sul
05 - Minas com Bahia
06 - Iluminado
07 - Quero a Felicidade
08 - O Reggae e o Mar/Batuque (Tá no Batuque)
09 - Trio em Transe
10 - Quero Ver o Mundo Sambar
11 - Paixão de Coração
12 - Oyá por Nós (Citação: "Atabaquez")
13 - Como Nossos Pais


Daniela Mercury e Cabeça De Nós Todos (2013)


Faixas:
01 - Sei Lá
02 - Sinto
03 - Neguinho Maravilha
04 - Aquele Abraço
05 - Alma Feminina
06 - Seda Azul
07 - Paula E Bebeto
08 - Tira Onda
09 - Carteira De Estudante
10 - Cheia De Graça
11 - Vai Ser Como O Rei Mandar
12 - Couchê





Fonte:
Site Oficial da artista
Dicionário da MPB

1 comentários:

Unknown disse...

Tem um monte de informações erradas aí....

LinkWithin