sábado, 14 de fevereiro de 2015

PODE ACABAR TUDO ENFIM MAS DEIXEM O FREVO PRA MIM

Depois do Galo da Madrugada tem-se início a maratona de apresentações nos mais distintos polos espalhados por toda a cidade ao longo de todo o carnaval

Por Bruno Negromonte



"Pode acabar o petróleo
Pode acabar a vergonha
Pode acabar tudo enfim
Mas deixem o frevo pra mim..."

A esfuziante alegria que toma conta das pessoas na cidade é incomparável, e sem dúvida faz jus ao slogan da gestão municipal da cidade do Recife que aforma que "Nada é igual". Apesar da alta temperatura que vem castigando os recifenses nas últimas semanas nada se compara a outro tipo de calor: aquele que só quem conhece o carnaval do recife é capaz de mensurar. É um calor atípico e contagiante, onde aquele que gosta do carnaval esquece-o e quando se dá conta está fervendo, frevendo, frevando. O contagiante ritmo pernambucano que teve origem da corruptela do verbo ferver, passou a designar: "Efervecência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas como pelo Carnaval", de acordo com o Vocabulário Pernambucano de Pereira da Costa. Divulgando o que a boca anônima do povo já espalhava, o Jornal Pequeno, vespertino do Recife, que mantinha a melhor secção carnavalesca da época, na edição de 12 de fevereiro de 1908, faz a primeira referência a palavra frevo.

Pois bem, mais de cem anos se passaram desde a origem da palavra e o ritmo mostra-se cada vez mais presente na cultura pernambucana mostrando-se como o carro chefe desta linda e democrática festa, de modo que também deixa-se abarcar por outros ritmos e gêneros. E essa diversidade pode-se acompanhar na capital nos distintos polos existentes na cidade do Recife. São 63 polos com mais de 1600 artistas entre locais e nacionais. De acordo com o prefeito Geraldo Julio, este é o Carnaval mais pernambucano que o Recife já teve. Dos 1.677 artistas que vão tocar entre 13 e 19 de fevereiro, 98% são locais. O presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Diego Rocha, ressaltou que grande parte dos artistas que fazem parte da programação foram selecionados através do edital de seleção de atrações. De acordo com a Prefeitura, o edital recebeu 1.677 inscrições de artistas locais e nacionais neste ano.

Já a decoração, pelo 15º ano consecutivo, é assinado pelo arquiteto Carlos Augusto Lira. As raízes e as figuras do carnaval de Pernambuco são a inspiração da decoração do Recife para a festa momesca deste ano. “Caímos na história do Carnaval e constatamos a forte presença da mulher, que cuida da família e ainda dirige o bloco da sua comunidade. Esta é uma presença importante no ano todo e também nesta festa. Por isso, estará presente na nossa decoração”, falou Lira. Elementos da cultura africana também são um traço marcante do projeto, pois é uma das inspirações dos blocos de raiz, como lembrou o arquiteto. Hoje, no Recife antigo e no palco principal da capital pernambucana, será possível observar toda esta beleza e diversidade. No principal palco da cidadeo carnaval tem continuidade com o maestro Ademir Araújo e a Orquestra Popular do Recife, Almir Rouche e os seus convidados, além de atrações nacionais como Gaby Amarantos, Natiruts e Titãs.

Ainda no Recife antigo tem início as apresentações na Praça do Arsenal e no Rec Beat com nomes como o do Coral Edgard Moraes, Os Caetanos, Lucas e a Orquestra dos Prazeres, Dj Dolores entre outros. No corredor do frevo diversas orquestras darão início ao desfile que durarão até a terça-feira; sem contar que no centro da cidade ainda desfilará as agremiações vice-campeãs do carnaval de 2014. Em toda a cidade, ecletismo é a palavra da vez. Alceu Valença e Antonio Nóbrega apresentarão seus respectivos espetáculos em Jardim São Paulo; no pátio de São Pedro destaca-se a apresentação da cantora Luiza Possi; no polo Chão de estrelas quem comanda a festa é o cantor e compositor Geraldo Azevedo. A festa ainda conta com nomes como o dos forrozeiros Genival Lacerda e Cristina Amaral, que atestam em definitivo que no carnaval do Recife há espaço para todos os ritmos. Acesse o link abaixo e confira a programação completa do carnaval mais democrático do país:

































0 comentários:

LinkWithin